quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IELTS ou TOEFL? Eis a questão.

Gente, a linda da Riane Angeli viu o blog e se disponibilizou para falar sobre o TOEFL, que foi a prova que ela fez, então o post foi atualizado com as informações super úteis que ela passou pra gente, olha que fofa! Segue lá em baixo tudo que a Ri escreveu! ;)

Pra você participar do CsF no Reino Unido, você precisa fazer um Teste de Proficiência em Língua Inglesa. Esse teste pode ser tanto o IELTS (International English Language Testing System) quanto o TOEFL iBT (Test Of English as Foreign Language, modalidade internet Based Test).

Mas então, qual escolher?


IELTS

O IELTS foi o teste que eu fiz, então é sobre o que eu mais sei falar...

Esse exame é desenvolvido pela Universidade de Cambridge, ESOL e pelo British Council. É o exame mais bem aceito nas universidades do Reino Unido, da Irlanda e da Austrália. Muitas vezes, inclusive, a nota exigida no IELTS é comparativamente menor que a exigida pelo TOEFL iBT.

Agendamento: O primeiro passo da prova é agendá-la. Você faz isso online, no site do British Council. É muito simples, sem mistérios. É só clicar em Book Your Test e ir seguindo os passos de escolher o país, a data e a cidade! Outra coisa... É importante você marcar o teste com antecedência... Pelo menos uns 2 meses antes... Dá tempo de você estudar e, além disso, segurar a sua vaga (com o CsF, as vagas do IELTS estão sendo disputadíssimas, então, se você não quiser ficar na mão, melhor correr atrás logo)...

#fikdik: Observe se próximo ou na data que você quer tem o teste na sua cidade... Eu já estava marcando pra fazer em BH quando tive a curiosidade de ver se teria na minha cidade, Vitória-ES... E eis que tinha apenas UMA data, que era exatamente a que eu queria! ;)

Pagamento: O IELTS custa uma pequena fortuna de R$ 440,00 (omg, que facada). E você tem que pagar tudo de uma vez, nada de parcelar... Então, prepare-se para quebrar o porquinho. Hahaha.

Confirmação: O British Council lindo e organizado sempre vai entrar em contato com você... Assim que sua inscrição está feita e toda certinha, você recebe um e-mail de confirmação e tudo mais. Mas nesse e-mail ainda não tem os detalhes da data da prova... Fique sempre de olho, porque o British Council costuma mandar um e-mail na semana da sua prova dizendo quando você fará o Speaking e quando você fará o restante da prova... Podem ser no mesmo dia (Speaking de manhã e restante à tarde), quanto em dias diferentes, mas próximos. Observe isso também, porque se não fosse a Aninha linda, eu estaria sonsando. Hahahaha.

Material para estudar: Ai, gente, seguinte... Quando a gente faz a inscrição, junto com o e-mail de confirmação, a gente recebe um link para ter acesso a algum material. Mas procure os grupos do CsF no facebook... Lá a galera compartilha muuuuita coisa boa! ;) E no Youtube você também pode ver alguns vídeos do speaking e tal, além de algumas dicas preciosas!

A prova...

Speaking: Bom, eu fiz o speaking de manhã e o resto da prova à tarde, tudo no mesmo dia... Os examinadores são super legais e super treinados para não te deixarem nervosos. A minha ficava olhando pra mim com cara de descansando na praia o tempo todo, o que me deixou super tranquila um pouco menos nervosa. Assim, pra mim a prova foi meio traumática, porque eu já não sou boa em inglês, né, e estava preparada para responder coisas básicas como " Você gosta de música? Por quê? Que tipo você gosta?", hahaha... Sério. Aí eu chego lá e vejo duas pessoas na fila, esperando pra serem chamadas. A mulher não inventa de me chamar antes das duas? Ai, gente, quase morri. Falar inglês pra mim é algo tipo muito difícil, sabe? Eu ia rezar antes da prova pra tentar manter a calma e tal, mas quando ela me chamou inesperadamente, meu chão desabou, eu comecei a ter uma taquicardia e juro que pensei que fosse desmaiar. 


Mas tá... Entrei na sala e fui fazer a prova. A prova é dividia em 3 partes... A primeira, ela pergunta coisas gerais, como seu nome, de onde você vem, etc e mais umas perguntas aleatórias... Aí a danada me pergunta Que festas o seu país tem a tradição de fazer para comemorar a escolha do nome de um bebê que está para nascer? E eu fiquei assim:


Ok, só me vinha Índia, Indonésia, Marrocos, esses países assim cheios de festas tradicionais na cabeça e eu não sabia nem o que inventar. Foi horrível, juro. Eu nem lembro o que eu falei, só sei que respondi qualquer coisa lá. Depois, vem a segunda parte da prova e ela pergunta sobre qualquer tema e pede pra você argumentar... Ela me perguntou se eu gostava de viajar, se eu preferia me hospedar em hotel ou em casa de amigo e tal... Essa parte foi mais tranquila, mas como eu já estava nervosa por causa da primeira parte, me danei também. Hahaha. Depois, na terceira parte, ela te entrega um lápis e um papel e te dá 1 minuto pra pensar numa resposta pra pergunta que ela faz. A minha foi Como você recepciona as pessoas na sua casa? No seu país há alguma tradição? E quando chega um vizinho novo, o que fazem? Ai, que ódio dessa bosta de tradição. Mais uma vez minha imaginação fértil veio à tona e só me fazia pensar nos filmes americanos, com pessoas levando tortas aos seus novos vizinhos. 


E o costume do Brasil? Nada. Zero coisa. Hahaha... Não sei se é bem assim que funciona... Mas parecia que o nível de dificuldade do speaking ia subindo em cada uma dessas 3 etapas da prova, porque no início eu estava entendendo tudo, mas no final tive que pedir pra ela repetir algumas coisas...

#fikdik: A prova dura entre 11 e 14 min. Não se desespere. Respire. Se tiver dúvida, pergunte... Melhor questionar do que responder errado. Se você não souber, invente. Tente não repetir a mesma palavra 30 mil vezes... Procure um sinônimo. Ao final da prova, você foi melhor do que você pensa. Sério, gente, eu chorei depois da prova (que foi, sim, uma tragédia), pensando que os R$ 440,00 tinham sido jogados no lixo e a minha chance de ir pro UK por água abaixo... No fim das contas, tirei o mínimo (hahaha, vivendo no limite da perigosidade, muito mais emoção), e deu tudo certo, hauheuha. Pra treinar o speaking, é bom conversar com um amigo em inglês, ou então ficar pensando ou falando sozinho na língua inglesa, sabe? Ajuda mesmo!

Listening: Você chega na sala e é que nem vestibular: tem uma cadeira linda, reservada pra você, com seu nome, telefone, número de inscrição, número de candidato... Ah, organização... Ok, dá pra ouvir muito bem... Até eu que sou meio surda consegui escutar. São 40 questões pra fazer em 1h, se não me engano... E a prova é dividida em 4 partes... Da mais fácil para a mais difícil. E durante a prova, a sensação é uma coisa tipo assim:



Hahuehuhauhuehhauhuehahueha, é sério, é mais ou menos assim mesmo. Quando você vê, às vezes o áudio já acabou e você não completou nenhum quadradinho. Hahaha. A prova não é objetiva... É pra você completar lacunas, sabe?

#fikdik: Ver seriados em inglês, filmes em inglês e treinar os áudios do livro de Cambridge ajudam muito! ;)

Reading: Ah, gente, a parte mais tranquila e muito amor da prova. Sério... Aqui o que pega é a corrida contra o tempo, mas os textos não são difíceis, sabe? Dá pra fazer tranquilo. Só a última parte é tipo Meu Deus, não vai dar tempo, porque o texto é grandão e mais complexo, mas o resto ta de boa. ;) São 4 textos e as questões também são de completar lacunas!

#fikdik: Leia as questões primeiro, marque as palavras chaves de cada questão, depois leia o texto e também vá marcando as palavras chaves, tentando já responder as questões... Melhor coisa!

Writing: São dois textos pra fazer. O segundo tem peso maior que o primeiro. Um é sempre sobre gráficos, tabelas, coisas assim pra você interpretar, sabe? E o outro é uma dissertação sobre o tema que eles colocarem lá. Não é difícil também... A pior parte nessa hora às vezes é a imaginação e criatividade para fazer um texto bom, com argumentos legais (tipo redação de vestibular)!

#fikdik: Faça o texto 2 antes do 1, porque aí você já garante mais ponto no que vale mais! ;)

Resultado: Sai em 13 dias, no site do IELTS, e chega no máximo em mais 1 semana na sua casa. Como o certificado é emitido em SP, chega tudo bem rápido na nossa casa! :D

Bom, é isso que tenho a dizer sobre o IELTS... Como eu disse, eu tirei o mínimo pra ir... 4,5 em duas bandas, e 5,5 em outras duas, somando 20 pontos no total.

Speaking: 4,5
Listening: 4,5
Reading: 5,5
Writing: 5,5
Overall: 5,0

Algumas pessoas podem estar se perguntando se não tenho vergonha de dizer minha nota, que foi "tão" baixa... Não, tenho não. Eu tenho orgulho. Só fiz 1 ano e meio de inglês a minha vida toda (que a minha avó linda pagou pra mim, porque eu não tinha condições $$ ), e só tive 1 semana pra estudar pro IELTS, porque eu estava em fim de período, né, aí lascou tudo... E ainda consegui o mínimo pra ir! E lá no UK ainda vou receber 6 meses de um curso de inglês maravilhoso, muito melhor que esses do Brasil. Eu poderia querer algo melhor? Haha. ;)


#fikdik: Amigo meu que foi esses dias pra Bristol fez o IELTS no início do ano de graça, disse que o canal é entrar em contato com o órgão responsável por intercâmbio na sua universidade e pesquisar quando vai ter.

TOEFL iBT

Por favor, me perdoem, mas o que eu sei sobre o TOEFL é o básico do básico, já que não foi a prova que eu fiz... Mas vou tentar falar o que eu sei pra vocês, ok? O que a Riane linda falou e eu atualizei aqui está tudo nessa cor! ;)

O TOEFL, ao contrário do IELTS, é uma prova de origem americana e tem as mesmas partes de prova que o IELTS... Reading, Listening, Speaking e Writing, com cada uma valendo no máximo 30 pontos. Diferentemente do IELTS, aqui não tem ninguém te perguntando nada, é uma gravação que você escuta e salva suas respostas (no speaking, por exemplo)... Daí fica uma coisa meio distante, né? Eu prefiro a pessoa, que se você não entender, tem como pedir pra repetir! xD

Agendamento: Você faz online, no Home do TOEFL. Vai ter que fazer um cadastro e eles te mandam email confirmando. Assim como no IELTS, vale a pena olhar as datas das provas na cidade que você quer fazer, minha irmã bobiou com isso e acabou tendo que fazer em SP. 

#fikdik: guarde bem a sua senha de cadastro no site. Pode parecer bobagem, mas a gente usa pouco. Eu esqueci a minha e comi o pão que o diabo amassou de angústia pra ver minha nota quando o resultado saiu.

Pagamento: A prova custa U$ 210,00, variando, obviamente, o preço em real.

Confirmação: E-mail. Sempre. É o canal que eles têm pra comunicar com você, e costumam confirmar logo que você faz a inscrição.

Material para estudar: No facebook você também com certeza vai encontrar muita coisa legal! ;) Eu usei o livro ~oficial~ do Toefl IBT, esse aquiO livro é muito bom, mas eu não sei se compraria, acho que tem material demais em vídeo e simulado de graça na internet, mas o livro é bom pra guiar os estudos.

A prova...

Tudo automatizado, com as coisas feitas pela internet e com uma pessoa lá vendo se você está colando ou não. É, é esse o esquema. Dá pra colar, mas não dá tempo (huahaha). O instrutor foi muito legal com a gente, mas durante a prova ficou foi jogando no computador dele, tava espiando ninguém não :P.

As provas do TOEFL são seeeeeeeeeeeeempre no mesmo estilo, variando só os textos e temas... Então se você fizer mil provas pra treinar, você vai se sair bem. Mas aí é que está: você tem tempo pra fazer mil provas pra treinar? Se tiver, não pense duas vezes em fazer isso. Hahaha.

Reading: Perguntas de múltipla escolha, cerca de 12 a 14 perguntas por texto, com 20 minutos para fazer cada um. ;) É a mais fácil, porém grande. Eu bobiei e fui ler tudo, e não dá tempo. O canal é ler as questões e voltar respondendo, só a última questão abrange o texto todo, o resto dá pra pescar lá no texto. Por sinal, são 3 ou 4 textos, e 1:20(ou 1:00, se você fizer 3 textos) de prova. Tinham me falado que é tranqüilo pra revisar e tal, mas não achei, é corrido.

Listening: São 2 ou 3 conversas informais num ambiente universitário e de 4 a 6 trechos de aulas que você vai ouvir e responder perguntas também de múltipla escolha. Desde quando comecei a estudar achei bem tranqüilo entender a pronúncia, eles falam numa velocidade tranqüila e sem muito sotaque. O problema é conseguir guardar o tanto de informação que passam, por isso eu tentava fazer anotações enquanto ouvia, mas bem resumido pra não perder nada.

#fikdik: é muuito fácil perder a concentração, visto que você só ta ouvindo uma conversa, então eu procurava focar o olhar em alguma coisa e prestar atenção no áudio. Enquanto eu estudava fui pegando as manhas de prestar atenção e anotar, é só com prática mesmo.

~ Há um intervalo de 10 minutinhos ~
Speaking: São 20 minutos, tempo cronometrado pra você responder ao computador, olhaquilindu. Pra você ir pro UK sem PSE, você precisa tirar 20 dos 30 pontos! \o/ Haha, to só piorando a alegria, né... Pois é, é mais ou menos isso mesmo... Mas respirem, fiquem tranquilos, e respondam com amor <3 Pior parte pra todo mundo, mas na hora lá fui melhor que eu imaginava. Você coloca um fone com microfone acoplado, testa com uma frase qualquer e começa. Primeiro são algumas(acho que 3) perguntas que você responde como quiser, do tipo: se você pudesse aprender alguma coisa, seria: culinária, fotografia ou pesca. Aí você responde e argumenta, isso em uns 60 segundos(nos materiais didáticos tem o tempo de cada uma). Depois disso você ouve/lê sobre algum tema e tem que concordar/discordar e argumentar, ou só comentar sobre o que foi dito. Nisso aí vão mais uns 1,5 min pra cada pergunta. Acho que no total são uns 10, 15 minutos de prova, bem tranqüilo. 

#fikdik: use muitos conectores (tipo however, by the way etc), fale com calma, fale sobre o que te mandarem falar (obedeça o que eles mandam, não tem muito erro), aproveite seu tempo, tente ir formulando enquanto lê/ouve a pergunta. É mais importante ser coerente que não cometer nenhum erro de concordância e afins.

Writing: Aqui também são duas redações... A primeira é uma dissertação em que você correlaciona 2 textos que você leu anteriormente... E a segunda é sobre um tema que eles dão. A segunda parece que vale mais que a primeira, assim como no IELTS. ;) Única parte da prova que não é fechada. São dois textos, no primeiro você ouve/lê sobre algum tema e tem que escrever um texto relacionando. No meu caso foi muito tranqüilo, enquanto ouvia ia fazendo uns tópicos pra lembrar. Na hora de redigir, o texto que você leu fica visível pra consulta. Aí vem o segundo texto, que foi o que quebrou minhas pernas. Te dão um tema em uma frase e mandam você escrever sobre, concordando ou não. Nessa hora reze pra sair um tema bom, porque o meu foi: o desafio da educação nos dias atuais é se auto-educar. Quis chorar, porque sei escrever sobre isso nem em português! Achei muito tema de ENEM. Escrevi, cheguei no final e resolvi mudar de opinião, fui consertar e o tempo acabou com um erro grotesco que não deu tempo de corrigir. (não foi a toa que foi minha pior nota). 

Resultado: Parece-me que o resultado sai em 13 dias na internet, mas o certificado demora séculos para chegar pelos correios. Vi gente reclamando que fez a prova 6 meses antes e ainda não havia recebido o certificado (que é emitido nos States). Então é bom se atentar à data da prova, porque muuuuita gente se preocupou com isso na hora da inscrição, se podia mandar o print da nota... Enfim, mil coisas...

#fikdik: Eu faria de novo a prova, mas não se fosse pro UK, porque acho a conversão TOEFL - IELTS muito prejudicial!


E no fim...

Quem decide é você! \o/

Afinal, isso vai de cada um, né? ;) Um amigo meu, por exemplo, é muito bom em inglês e disse que foi super mal no IELTS mas muito bem mesmo no TOEFL. Outros dizem que o IELTS é bem mais fácil de se fazer... Há uma controvérsia enorme nesse quesito, e acho que você deve levar em consideração o seu perfil e o perfil da prova, sabe?

Eu, particularmente, prefiro o IELTS, porque tem mais contato humano, a pessoa vê que você está nervoso durante o speaking e leva isso em consideração; o resultado chega bem mais rápido; as notas exigidas pelas universidades do UK são menores que as do TOEFL; e tudo que vem do UK eu prefiro em relação ao USA. <3



Hahaha! =))

Muito obrigada, Riane, por colaborar com informações tão boas sobre o TOEFL, com certeza ajudou muito!!

Quanto às notas necessárias

  • Para entrar direto na universidade, sem precisar fazer o curso de inglês antes (PSE), você precisa das seguintes notas:
    - IELTS: pelo menos 5,5 em cada banda, tendo uma soma total mínima de 22.
    - TOEFL: mínimo de: listening 17, reading 18, speaking 20 e writing 17. 
  • Para fazer um PSE de 3 meses:
    - IELTS: mínimo de 4,5 em cada banda, e uma ou mais bandas com menos de 5,5. Além disso, a soma das notas das quatro bandas tem que dar 21 ou mais.
    - TOEFL: Reading: 8, Listening: 12, Speaking: 17, Writing: 14, e soma total mínima de 67 pontos.
  • Para fazer um PSE de 6 meses:
    - IELTS: mínimo de 4,5 em cada banda, e com uma ou mais bandas com menos de 5,5. A soma total mínima deve ser 20 ou 20,5.
    - TOEFL: Reading: 8, Listening: 12, Speaking: 17, Writing: 14, e soma total mínima entre 62 e 66 pontos. 



Enfim, é isso, galerinha!!

Beijinhos, e boa sorte a todos! =**



15 comentários:

  1. Estou pensando em tentar ir pra Inglaterra pelo Reino Unido também, mas no próximo edital..
    Enfim, eu já terminei o curso de inglês, mas não sou boa, nenhum pouco.. Tenho muita dificuldade de entender letras de músicas e falar, até por que nao gosto de falar e no cursinho eu ficava bem na minha, então eu não treinei essa parte..
    Foi muito esclarecedor esse post, e eu acho que vou fazer o IELTS.. eu achei um site, não sei se é bom, mas pelo menos está me fazendo lembrar das regrinhas da gramática que eu insisto em esquecer..
    E vou tentar assistir videos sobre o speaking test no youtube, como você falou..
    Essa tradição do Brasil eu também não sei muito bem e nunca procurei saber.. Sempre gostei da cultura da Coréia do Sul e sempre procurei saber a desse país :P
    o site que eu falei é http://www.examenglish.com/IELTS/IELTS_grammar.html
    eu espero que me ajude, pois estou com muito muito medo.. e não quero fazer o PSE pra não perder muito tempo e tals, pois ainda tenho planos de viajar pro japao e só posso fazer isso até os 21 :P outra historia
    Baixei a primeira temporada de pretty little liars e to tentando tirar o atraso.. e eu to entendendo o que eles falam xD isso me deixa um pouquinho mais tranquila
    agora música que é meu problema.. se eu não leio a letra, eu nao consigo entender nem a pau.. depois que eu leio eu consigo claramente entender.. fico puta com isso..
    mas enfim, obrigada pelo post, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, flor! Que bom que o post te ajudou!! Eu também era assim... Ficava mais quieta no curso de inglês porque tinha vergonha de falar errado... Mas hoje percebo que ficar quieta é que é o erro!! Só tentando e errando que a gente aprende, né??

      Esse site que você mandou eu já havia visitado e salvo nos meus favoritos... Acabou que eu nunca usei, porque eu estava sem tempo na época, mas acho que ele é bom sim! Tudo que nos ajudar é bom, e se está te ajudando, vá em frente, use e abuse dele! Hahaha ;)

      Não deixe de ver as provas antigas do IELTS, ta? Ajuda muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mesmo. Tipo: MESMO. Hahaha. Inclusive os áudios... Dá pra entender legal o que eles falam, não é que nem nas músicas, que tem a melodia de fundo e acaba atrapalhando um pouco mesmo...

      Sobre o seriado, é a melhor coisa que você tem a fazer! Na época, eu estava assistindo One Tree Hill, e agora estou pensando em assistir The Tudors pra treinar, porque o inglês é britânico! ;)

      Boa sorte na sua prova e no CsF! =**

      Excluir
  2. Game oh Thrones é excelente pra treinar o british english. Tem sotaque do norte, do sul, tudo.

    Breve farei o IELTS, mas minha dúvida é se ele tem algum "prazo de validade" ou é como diploma, que vale pro resto dos seus dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Felipe! Obrigada pela dica, acho que vou seguir! Até porque, todo mundo fala bem do seriado, né? :D

      O IELTS na teoria não tem validade, mas as universidades aceitam um IELTS feito no máximo 2 anos antes da inscrição! ;)

      Boa sorte!

      Excluir
  3. Lu, então, pra fazer o curso do PSE de 3 meses pode ter alguma nota maior que 5.5 sim, o importante é não ter nenhuma abaixo de 4.5 e a soma das notas estarem na faixa de 21 até 22.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Thali, eu achava a mesma coisa!! Mas essa informação eu peguei direto do site do UUK... Achei muito estranho, pelo que a gente tem visto durante o processo, né, mas como estava assim lá, preferi só "transferir" a informação! =(

      Excluir
    2. Thali, o que você falou estava certo e eu já corrigi! Muito obrigada!! ;)

      Excluir
  4. Quis dizer maior que 21 e abaixo de 22... Minha soma por exemplo foi 21,5 hahaha, o que eu achei ótimo, porque não adianta a gente cravar o 22 se a gente ainda precisa de um reforço, não me sinto fluente, então prefiro fazer o curso! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS: Eu também amei precisar do PSE... Queria exatamente o de 6 meses pra me sentir bem preparada também! =)

      Excluir
  5. Tem informação confusa quando você fala sobre as notas do PSE.
    "IELTS: mínimo de 4,5 em cada banda, e uma ou mais bandas com menos de 5,5. Além disso, a soma das notas das quatro bandas tem que dar entre 21 e 22 pontos."
    A soma não precisa dar entre 21 e 22 pontos. Se você tirar 7 7 7 e 4,5 respectivamente nas 4 bandas você também vai com PSE de 3 meses e o somatório não está entre 21 e 22. Cuidado pra não passar informação errada, o pessoal tende a levar esses blogs ao ''pé da letra". Legal seu blog! Continua postando que pode ajudar muitas pessoas! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Rafael, muito obrigada pela dica!! Vou corrigir isso, tentar deixar mais claro! ;)

      Excluir
  6. Sério, me apaixonei pelo seu blog. Você agora é uma inspiração para mim que vou levar até a minha aprovação no tese do IELTS. Fiz um ano de inglês, este é o meu segundo, mas assim como você eu não vou desistir dos meu sonhos. Faço Engenharia Elétrica na Unesp, 2º ano de faculdade, sou esforçado, quero ser grande, quero intercâmbio!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oww, Edson que lindo você!! Que bom que você gostou do blog e que lindo me ter como inspiração, ahuehuha, nem faço nada demais! Mas olha, é isso aí, nunca desista dos seus sonhos e da sua vida, porque sempre vai ter gente pra criticar e te fazer não sair do lugar, mas se você persistir na luta, quem vai se realizar e viver é você, não é? Ninguém vai viver a sua vida, então ninguém pode controlá-la mais do que você mesmo! E você é inteligente e esforçado, se não, não estaria onde está hoje... Tenho certeza de que vai conseguir!! Quando fizer o teste e sair o resultado, vem aqui me contar!! Quero ficar feliz pela sua conquista também! :D

      Beijão, e boa sorte, viu?
      =**

      Excluir
  7. Amei seu blog! Me ajudou muito, tenho muitas dificuldades em inglês mas quero vencer isso. Se eu escolher UK ou Irlanda qual melhor teste paravru fazer?? Estou com muita dúvida. Alguns falam que é melhor eu fazer o TOEFL mas outros falam ielts. Se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Maria!!! :D Para esses países, escolha o IELTS! ;)

      Beijinhos!

      Excluir