quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pular, comer, brincar, malhar!

Começando 2014 no clima da saúde, resolvi fazer um post sobre como manter-se saudável, principalmente porque vamos morar fora, né, aí vamos ter que fazer nossa própria comida e vamos morrer de medo de engordar (principalmente porque a barra grande de Kit Kat custa £ 1,00! Hahaha)! Para isso, você deve se render aos exercícios físicos e a uma alimentação balanceada! =)


Praticar atividade física é muito importante para manter-se saudável, além de ser uma ótima oportunidade de fazer novos amigos e se divertir!

No UK, praticamente todas as universidade proporcionam facilidades imensas para seus alunos praticarem alguma atividade física, seja esporte, malhar na academia, pilates, dança, etc...

Normalmente, dentre essas facilidades, podemos encontrar:
  • Descontos para estudantes;
  • Horários que se adequam à rotina do aluno;
  • Diversidade de atividades;

Vou falar um pouquinho do que minha universidade linda, Middlesex, oferece para os seus alunos! :D Quem sabe a sua não tem isso e muito mais? ;D




Academia:

O nome da academia de ginástica de lá é Pod Fitness, e fica no campus Hendon. A filiação para estudantes é de um valor a partir de £ 70,00/ano. Você também pode pagar por período ou pagar por cada vez que for usar...

Se você tem um iPhone ou iPad, há o aplicativo MDX Sport disponível para download na iTunes Store. Com ele, você vai ter todas as informações que você precisa sobre a academia e as demais atividades físicas proporcionadas por Middlesex.

A gama de terapias e tratamentos estão disponíveis para os alunos, incluindo massagem, reflexologia e fisioterapia. Há também aulas de Zumba, pilates, alongamento, etc...






Times e jogos:

Mdx tem equipes que participam em competições desportivas nacionais e regionais... alguns dos alunos competem pela Grã-Bretanha em competições internacionais, como os Jogos Mundiais Estudantis. Treinos para as equipes são constantes! Caso você não seja selecionado para uma equipe, você ainda pode participar de vários esportes: há sempre a chance de começar sua própria equipe, inclusive.


Eventos:

Eventos desportivos para os alunos da Universidade de Middlesex são realizadas durante todo o ano letivo. Desafios na academia, dias de golfe, festas para o Natal e Dia dos Namorados, um fim de semana de mountain bike no País de Gales e uma viagem de esqui para a França são apenas alguns dos eventos e atividades abertas aos estudantes.

The Ball Sports anual - principal evento de Middlesex Sport - celebra o trabalho duro e conquistas de estudantes universitários de Middlesex e reconhece o seu desenvolvimento e participação na área desportiva.

Você pode conferir este calendário para saber dos eventos marcados até Junho de 2014! ;)


Campos e arenas:

No campus são duas quadras ao ar livre com iluminação, que têm marcações para tênis, futebol de salão, basquete e netball. Estas arenas estão disponíveis para uso recreativo, podendo ser utilizado para um almoço com os amigos.

Middlesex também tem um espaço especial para futebol de campo e hóquei.



"Give it a go"

É algo como "dê uma chance" a você mesmo de jogar, se envolver com algo, pra ver se você se identific com aquilo! Existem 3 formas básicas disponíveis:

1. Basta jogar
Sessões recreativas onde você simplesmente aparece e joga para se divertir. As sessões incluem futebol, basquetebol, tênis de mesa, etc. A entrada é de apenas £ 1/sessão.

2. Ligas recreativas
Se você gosta de um pouco de competição, pode se envolver com alguma liga. Por exemplo, participando da liga de futebol de salão, você pode formar uma equipe de amigos e agendar uma competição amigável semanal.

3. Dê uma chance aos iniciantes
Programas de dez semanas para aprender habilidades básicas em uma variedade de esportes, incluindo esgrima, Muay Thai e squash. Você não precisa ter nenhuma experiência anterior para participar das sessões.

Bora lá, geração saúde! Hahaha :D


Se você for da equipe oficial da universidade...

Você pode receber diversas vantagens e suportes da Instituição. Você pode encontrar maiores informações aqui, porque eu estou com preguiça de digitar, hauheuhuhauhuehuhauhea.


Mais informações sobre como se envolver, você encontra na sessão esportes do site Unihub, de Mdx. =)



Mas nem só de exercício se faz saúde!


Pra ser algo completo, você também tem que se alimentar direito, né?

E aí vão 15 dicas básicas que me fizeram perder 17kg de forma bem saudável! Meu humor melhorou, minha auto-estima... E também todos os meus exames de sangue! São coisas que todo mundo sabe e ninguém normalmente faz... Mas quando você põe em prática, você vê coooooomo faz diferença (experiência própria!) :
  1. Comer de 3h em 3h é essencial!! Coma uma fruta e tome um iogurte... Coma um queijo branco e tome um suco natural... Comer nesse intervalo de tempo é saudável e emagrece. Isso porque na hora das refeições "principais" (digo "maiores": almoço e jantar), você não fica com tanta fome e acaba comendo menos!
  2. Tome café da manhã! Eu sei que você acorda de mau-humor e com estômago embrulhado... Mas o período da noite é o que você fica mais tempo sem comer... O café da manhã não é, de certo, a principal refeição à toa, né? É aquela que você retoma as energias e revitaliza o corpo! Prepara-o para um dia de batalha! Hahaha.
  3. Use, abuse e se lambuze com verduras e legumes! Segredo da Lu: pegue seu prato, divida-o em 4 partes iguais. Ocupe 2 partes inteiras apenas com verduras (folhas e frutos, como alface, rúcula, tomate, etc). 1 outra parte você ocupa com no máximo dois pedaços de carne (sem gordura), e a outra 1 parte restante você ocupa com apenas um tipo de carboidrato (arroz e feijão OU macarrão OU batata OU purê...);
  4. Lembre-se: determine um máximo de gramas/refeição. Ter uma ideia do quanto comer e se limitar àquilo ajuda em tudo!
  5. Sabe aquele momento que você acaba de comer e quer repetir? Pois é, eu quero repetir o tempo todo... Porque eu gosto MUITO de comer. Mas respira, espera uns 10 min... E aí você vai perceber se sua vontade de repetir é por fome mesmo ou simplesmente porque a comida estava gostosa. Normalmente é a segunda opção! Hahaha :D
  6. À noite, coma coisas leves: no verão, coma salada e um bife grelhado; no inverno, aproveite para se esquentar com caldos e sopas!
  7. Se você não tem o costume de comer frutas, procure tomar sucos naturais.
  8. Alimentos essenciais à sua rotina: leite, pão, queijo, frutas, verduras, legumes, fibras (contidas em linhaça, granola, aveia, etc), carnes de todos os tipos (vermelha, branca, porco e peixe), ovos, etc.
  9. Você não precisa deixar de comer bacon! Mas coma com moderação! Permita-se comer de 1 a 2 vezes no mês... Prazeres da vida também são importantes (o mesmo vale pra linguiça, batata frita, hamburguer, pizza, etc)!
  10. Você não precisa deixar de comer chocolate! Mas sabe aquela barra gostosa que você devora em 10min? Pois é! Reduza pra meia barra... E depois pra um quarto... E assim vai até comer o equivalente a 2 ou 3 quadradinhos por dia! ;)
  11. Evite gorduras, não as exclua. Aquela picanha fica extremamente saborosa com a gordurinha lateral, né? Principalmente acompanhada de uma cervejinha... HMMMM, de vez em quando faz bem... De veeeeeeeeeez em quando... Hahaha
  12. É muito fácil comer saudável e gostoso! Basta ter criatividade. Misture sabores, crenças e temperos! Você vai se descobrir um grande cheff! xD
  13. Tome cápsulas de vitamina! Elas fazem com que você tenha todas as que precisa na dose diária recomendada! Não te faltarão as principais! ;)
  14. Mulheres, tomem ácido fólico! Mega essencial para o sangue, né, lindinhas? E não só pra isso... ajuda na memória, na pele, no cabelo, na disposição! ;)
  15. Acerola, laranja e limão! Ótimas fontes de vitamina C, que você vai precisar muuuito no UK, inclusive! Ajuda no sistema imune, evitando resfriados, ajudando nas infecções, etc! ;)


Então é isso, gente! Beijinhos!! Saúde a todos! :D



8 comentários:

  1. Adorei! Já andei olhando umas coisas da minha Uni também! Tem Kickboxing e Le Parkour <3 ahahahahaha
    Ah, eu preciso fazer dieta, minha maior dificuldade: Não gosto de verdura NENHUMA, tipo, já fiz dieta e emagreci uns 4kg, mas foi sem comer verdura, mais lento, portanto, e nesse período eu tentei muuuuuito, mas detesto, de chorar mesmo. :( Meu maior sonho é conseguir fazer um prato colorido e lindo. E aí, faz o que no almoço e jantar? hahahaha me ajuda! quero perder uns 10kg :'(

    ResponderExcluir
  2. :O Le Parkour?? Pooooooooo, eu queria fazer!!!!! Que inveja!! kkkkkkkkkk

    Juu, no almoço não sei o que você pode tentar fazer, além de reduzir a quantidade mesmo... Mas na janta, por que você não tenta sopas e caldos feitos com legumes? Querendo ou não, são mais saborosos... Aí você tempera gostoso e coloca uns pedaços de carne, acho que dá pra mudar um pouco o gosto! =)

    E exercício, npe, faz muuuita diferença! ;)

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. ALÔ ALÔ GASPARIANITTA
    vamo volta pro facebook, fia, preciso da sua ajuda no meu brógui, tô achando ele mto pobre.
    beijos no joelho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahuehuhahea, Riiii, pode falar comigo por whatsapp, eu te ajudo mesmo assim! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se quiser, me add no skype também, acho que vai ser até mais fácil! (lu_gasparini) :D

      Quando chegar a London, quero ir a Cisnemar, hein! :D

      Beso beso, aproveita muito aí! *---*

      Excluir
  4. Oi Lu, como sou da área de Nutrição só queria corrigir o ponto das vitaminas. Nem sempre as tomamos na dose recomendada, tem muitas que ultrapassam até o nível tóxico (como vitamina C, que graças a Deus não acumula, só deixa a urina mais encarecida..kkk) porque também se comem muitos alimentos industrializados fortificados. Outra questão são as interações nutricionais, certos nutrientes deveriam ser tomados em certos horários, longe uns dos outros. O uso de vitaminas é valido mais quando estamos mesmo esgotados e então o excesso acaba trazendo benefícios no curto prazo. Não creio que chegue a prejudicar quem tem alimentação balanceada, mas como eu disse, acaba sendo desperdiçado boa parte e é um gasto desnecessário. A dica do ác fólico é ótima, realmente nós mulheres dificilmente atingimos a recomendação só com dieta. Outra questão menor é que o suco em vez da fruta pode ser uma meta inicial, mas sempre fortalecendo que devemos evoluir para comer a fruta, que tem as fibras e não adiciona açúcar.
    Sigo demais seu blog e já comentei aqui umas 2 vezes. Muito obrigada por ele. Estou ansiosa pelos posts direto de Londres. You go, girl!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiaaaaaaaaaaaaaane!!! Que linda você!!! Muito obrigada pela correção e contribuição!! :D Nossa, muito legal mesmo o que você escreveu! Nem sabia que tinha dessa de ingerir determinados nutrientes em horários específicos! E o lance do ácido fólico eu sabia porque eu sempre preciso tomar. Hahaha.

      Verdade, devemos sempre priorizar a fruta, e não o suco... Mas eu quis dizer exatamente o que você comentou... Como sendo de uma meta inicial, sabe? Por exemplo... Ao invés de a pessoa tomar refrigerante ou suco industrializado, ela tomar um suco natural... E aí vai se adaptando ao sabor, etc, e aí quem sabe começar a comer frutas, né? Infelizmente tem gente que não consegue comer mesmo, então pra não ficar sem nada do que a fruta nos oferece, ela pode tomar o suco, que pelo menos alguns bons nutriente e vitaminas ela vai ingerir, né! :D

      Mas olha, muito obrigada mesmo pelo seu comentário! Com certeza vai ajudar muito quem ler!! =D

      E fique à vontade pra comentar sempre que quiser, viu?? Meus posts de Londres chegam já já! Viajo em 29 dias! :D Hihihi.

      Beijinhos!! =)

      Excluir