sexta-feira, 14 de março de 2014

Um brinde à saúde! O NHS e o Seguro.




Olá, pessoas lindas!! :D

Como foram de carnaval? Depois da birita toda, vamos falar de algo que teve "de menos" nesse feriado e muito nos interessa: saúde. Hahaha.

Como a maioria sabe, quando vamos para o UK como alunos do CsF, temos direito a nos cadastrar no National Health Service (NHS), que é o sistema de saúde pública britânico... Como se fosse o SUS daqui, sabe? Só que verdadeiramente eficiente. E mesmo tendo o NHS para nos assistir, devemos contratar um seguro-saúde...

Muitas pessoas me pediram pra explicar um pouquinho mais sobre como isso tudo funciona, então aqui estou, pra ajudá-los quando precisar! Vamos conferir? :D

O post está enorme, eu sei, mas é que tentei fazer o mais detalhado possível pra ajudar vocês, não me matem. Hahaha =)


The National Health Service (NHS)...

O NHS é realmente muito bom, com médicos bastante competentes e com um sistema que funciona. 

Nem todo o tratamento feito no UK pelo NHS é isento de taxas, como por exemplo tratamentos dentários e prescrição de medicamentos. Por isso, trate de cuidar dos seus tátaros e cáries antes de viajar. Você também deverá pagar por tratamentos oftalmológicos, e alguns serviços do GP (como vacinação para viagens, etc).

#fikdik: O que é GP? GP é como se fosse um clínico geral, que te atende inicialmente, vê o que você tem, diagnostica e trata quando for possível, e quando for algo que não compete a ele, te encaminha para um especialista.

Os tratamentos gratuitos oferecidos pelo NHS a todos os que são registrados nele são:
  • Tratamentos de emergência;
  • Serviços de planos familiares;
  • Diagnóstico e tratamento de algumas doenças comunicáveis;
  • Tratamento de doenças psiquiátricas.

Se o seu curso for de duração de mais de 6 meses (nosso caso) na Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia:
  • Você está qualificado a usar o NHS desde o início da sua estadia como um residente do UK;
  • Seu marido/sua esposa ou filho(a) têm o direito de usar os tratamentos do NHS desde que estejam no país como seus dependentes, e não apenas como visitantes.

Explicando melhor algumas coisas...

  • GP (Doctor's) Surgery or Health Centre: Esse é o primeiro contato que você vai ter com um tratamento médico. A maioria dos casos e doenças podem ser tratados pelo GP, mas como eu disse, se você precisar de um especialista, você será encaminhado para o mesmo, num hospital. Os centros de saúde possuem diversos serviços como: vacinação, cuidados com a saúde da mulher, pediatria, planos de família, orientação para cuidados sexuais e contracepção.
  • Hospital: Dependendo do seu caso, você pode receber tratamento internado ou receber uma orientação para ser tratado em casa mesmo... Se você acha que deve ver um especialista, antes de fazê-lo, você deve perguntar ao seu GP se é realmente necessário.
  • Departamento de Acidentes e Emergências: Ficam abertos por 24h. Se você precisa de uma assistência emergencial, como no caso de um acidente, ligue para 999 e informe se o que você precisa é de um atendimento policial, de bombeiros ou de uma ambulância, indicando exatamente o ocorrido e o local do mesmo.
  • NHS Direct: Se você ou alguém da sua família estiver se sentindo mal, o NHS Direct pode ajudá-los com cuidados e informações. Funciona 24h e tem sempre uma enfermeira disponível. Provê informações confidenciais sobre seu estado de saúde, serviços locais, suporte operacional, etc...
  • Prescrição de Medicamentos: No UK, a grande maioria dos medicamentos só podem ser vendidos na farmácia se você apresentar uma receita médica. O seu GP ou especialista vai fazer uma pra você. Na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, você não precisará pagar pela receita, desde que ela seja usada para comprar medicamento no mesmo país em que ela foi feita. Na Inglaterra, você deve pagar o equivalente a £7,65 por item prescrito. Quem não precisa pagar são maiores de 60 anos, menores de 19 anos e estudantes integrais, grávidas e com uma condição médica listada e certificada. Socorro, vou morrer ou de doença ou de pobreza em Londres.
  • Plano familiar: É como uma clínica de planejamento familiar, que fornece orientação sexual, camisinha, demais contraceptivos e exames ginecológicos e de DSTs, além de testes de gravidez.



Registrando-se num GP...

Quando você chegar na sua universidade,você deve se registrar num médico o quanto antes. Algumas universidades tem um centro médico dentro delas mesmas, e você pode se registrar lá. Caso a sua não tenha, registre-se no mais próximo a você. Para se registrar, você precisará de uma carta da Instituição de Ensino, atestando sua matrícula lá, e pedir para que você seja adicionado à lista de pacientes do NHS (uma coisa que eu achei super legal é que você pode escolher se você prefere ser atendido por mulheres ou por homens, ou se você quer ser atendido apenas por mulheres ou apenas por homens). Daí você recebe um cartão do NHS com seu número de registro, etc... =) Mas isso não quer dizer que você automaticamente poderá ser atendido no hospital, por exemplo, sem pagar nenhuma taxa... O hospital responsável pelo seu atendimento deverá certificar de que você tem o direito de ser atendido sem cobranças financeiras.

  • Você encontra um pouquinho (muito! hahaha) mais de informação aqui, oh, nesse site.

E, ahhh, galera linda, eu já estava me esquecendo de uma coisa... O NHS fornece váaaarios remédios para os que nele estão registrados. No site do NHS você encontra essa lista completa de todos os medicamentos que são fornecidos por eles. Está tudo organizado em ordem alfabética, pra facilitar sua vida e te fazer achar o que você procura! =) Lembrando que os nomes são dos princípios ativos dos medicamentos, e não das marcas! ;)

Bom, mas apesar de todas as maravilhas do NHS, fiquemos ligados no seguinte: como eu falei, nem tudo que você precisar será de graça... Eeeeee... Quando você viajar, você não terá NHS, né, porque ele é o Sistema de Saúde Pública Britânico, mas se você for, pra, sei lá, Polônia, você não o terá para te assistir se você precisar.


Então, também por causa disso, você precisará de um seguro-saúde!


O Seguro-Saúde...

Bom, gente, eu já falei tudo que eu tinha pra falar do seguro-saúde nesse post, mas, apesar de eu ainda achar o seguro World Nomads o melhor e indicá-lo de olhos fechados, eu vou contratar o seguro-saúde da Porto Seguro Mundo 365 Prata. Muita gente percebeu isso nos comentários do post antigo e veio me perguntar o porquê de eu ter mudado a minha decisão.

Deixa eu explicar...

Como eu também já falei aqui no blog, eu sou cidadã europeia, e tenho passaporte europeu, portanto, eu tenho direito a algumas facilidades que outras pessoas infelizmente não tem... E isso inclui facilidades em relação à saúde também por toda a Europa. Por causa disso, eu não vou contratar mais o World Nomads, que pra mim é o melhor, e vou contratar o da Porto, que também é muito bom, só que mais barato. Então como eu tenho uma "garantia" de bom atendimento e de graça (ou barato) por toda a Europa, vou economizar com o seguro, entenderam? Mas é só por isso. Se eu não tivesse essas facilidades, eu contrataria o da World Nomads, sim. Mas essa é a minha opinião, né... Cada qual com seu cada qual, sua cabeça é seu guia! ;)



#fikdik: Gente, mesmo tendo que pagar 100 dólares a cada vez que acionar o WN, eu acho que vale super à pena, porque ele é meeeeeeeega completo e, sei lá, não é possível que você vá precisar de uma urgência médica mais de 3 vezes fora do UK... Só sendo muuuuito azarado mesmo! Hahuehuhauhea. Aí só nesse caso eu acho que ficaria caro demais mesmo... :P

#fikdik: Na hora de contratar o seguro-saúde, contrate pro tempo de PSE e depois pra mais 1 ano (ao invés de fazer por 1 ano e depois pro tempo equivalente ao do PSE, que completará seu tempo de intercâmbio)... Isso porque aí você consegue fazer os dois de uma vez, com data de partida ainda esse ano, sendo mais barato, e gerando logo o seguro pra todo o seu tempo lá no UK, possibilitando o envio completo ao CNPq. ;)


European Health Insurance Card (EHIC)...

Queridos conterrâneos (cidadãos europeus, ahuheuhuaha), tenho boa notícia pra vocês! Além de podermos usar o NHS como qualquer outro britânico, quando formos viajar pra outro país, nós temos direito a fazer o EHIC, que é um cartão que nos permite utilizar todos os serviços de saúde pública da área econômica europeia. Bom, né? :D

O que é o EHIC?
É um cartão que te permite ter cuidados de saúde a valores reduzidos, ou até mesmo de graça, por toda a área econômica europeia... Isso depende da política de cada país para com seus próprios cidadãos! Ele cobre emergências e também problemas de saúde que você já tem e que talvez possa precisar de uma continuidade de cuidados durante a sua viagem. Para mais informações sobre como funciona o EHIC em cada país, acesse este site.

Quanto custa um EHIC?
Essa belezura é de graça, acredita? ;)

Como requerer um EHIC?
Você pode solicitar seu EHIC, sem custos, online, nesta plataforma.

Apesar do EHIC...
Você deve fazer algo chamado Travel Insurance, que é como um "seguro-viagem" para cidadãos europeus. Isso porque um não é alternativa sobre o outro, sabe? O EHIC não cobre certas coisas, como esportes na montanha (escalada, ski, etc), por exemplo... E o Travel Insurance vai garantir que você seja cuidado com valores reduzidos, mesmo que no país de destino da sua viagem os custos sejam um pouquinho maiores... Resumindo, o Travel Insurance vai custear os gastos médicos que o EHIC não cobrir.

E sobre o Travel Insurance?
Ele tem um valor que não é fixo, e varia de acordo com o país que você vai viajar. Não costuma custar mais do que poucas libras... Socorro, estou tentando achar quanto custa o cartão e não estou conseguindo, mas juro que uma vez eu vi que era cerca de £5! Hahaha.

Cansei...


Bom, gente, é isso! Mais dúvidas, podem perguntar... Tentei fazer um post bem completo, mas agora no final já estava cansada e empurrei com a barriga as informações. kkkkkkkkkkkkkk. Mas quem quiser saber mais sobre o EHIC e o Travel Insurance, é só clicar nesses nomes, que eles vão redirecionar pras páginas dos respectivos cartões! :D

Beijinhos! =*


14 comentários:

  1. Olá Luciana, adorei o seu post :) respondeu muitas das minhas dúvidas sobre o NHS.
    Entretanto, gostaria de fazer uma pergunta. Eu sou do PSE de 1 ano e 3 meses e tava pensando em fazer um plano de 3 meses na Porto Seguro, pela praticidade de ser em português e ter agências aqui perto e tal e quando eu chegar lá, fazer uma de 1 ano na WorldNomads. Vc acha que esse jeito fica bom? Ou vc aconselha fazer em só uma agência mesmo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii!! Ai, que bom que gostou do post e que ele te ajudou! =)

      Quanto ao seguro, achei uma boa opção essa sua ideia! Mas não posso te afirmar o que é melhor ou pior, porque também não tenho nenhuma experiência pessoal com essas empresas! E também nunca fiz algo do tipo contratar um e depois contratar outra! Hahaha. Mas achei a ideia bacana, e se o seu coração acha uma boa, vá fundo, né! No fim das contas, nossa intuição nunca está errada. Hahaha

      Beijinhos! Boa sorte! =))

      Excluir
  2. Olá Luciana, obrigado por compartilhar todas essas informações, fiquei com dúvidas sobre os medicamentos gratuitos, todos os medicamento dessa lista ( http://www.nhs.uk/medicine-guides/pages/default.aspx ) são ofertados gratuitamente pelo NHS? Pois é um lista realmente grande e com medicamentos bem caros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, Raphael!! Todos esses!! =) Bom, né? :D

      Lembrando que os medicamentos estão aí por nome do princípio ativo, e não pela marca! :D

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Oi Luciana,
    Tenho uma dúvida que não sei se você vai saber me responder, mas vou tentar mesmo assim. Meu namorado é diabético tipo 1, sabe como as pessoas nessa situação estão fazendo com a insulina? Vi na lista que tem sim algumas insulinas, mas fiquei na dúvida se é isso mesmo, se "serve" ou sei lá, hahahaha. Se você souber/tiver alguém aí que você conheça que é diabético iria ficar muito feliz em ter mais informações sobre isso. Se a insulina é de caneta, se é de bomba, como se faz em relação aos insumos.. Ficaria muito feliz se você souber de algo e puder me falar :D

    Obrigadaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Mariana!! Então, eu não sei te responder isso, mas me sinto na obrigação de te dar uma resposta sobre isso, porque minha área é essa da saúde, né, e sei como uma dúvida dessas deve ser angustiante... Vamos fazer assim: me dê o prazo de 1 semana pra procurar uma resposta pra você, e depois você volta aqui no blog pra ver se eu respondi. Se eu não o tiver feito, é porque ainda não tenho uma resposta também, e aí você volta de novo! Hahuehuhauhea. Mas pode deixar que vou procurar e tentar te responder o quanto antes, ok? Mas aqui... Se você souber me informar qual o tipo de insulina e a forma como seu namorado toma, pode me ajudar bastante também! =)

      Beijinhos!

      Excluir
    2. Então, agora ele tá com a bomba de insulina, nela ele usa a NovoRapidFlexPen (é outra maneira de injetar insulina, mas como é mais barato aqui no Brasil ele compra a caneta mesmo e faz a sucção da insulina de dentro pra botar no reservatório da bomba. Mas serve a que vem na ampola também). É Insulina Asparte 100 U/ml. Ele também usa diversos insumos (como cateter, agulhas e aplicador, mas que ele deve ganhar na justiça aqui no Brasil e a mãe dele vai ficar mandando pra ele provavelmente). Mas não sei se esses insumos estariam incluídos no NHS. O problema maior é a insulina mesmo, que não tem como mandar por causa de refrigeração. Se você conseguir essa resposta ia ficar muito agradecida! Alias, já estou, obrigada pela atenção :D

      Excluir
    3. Aaaa é, pesquisei na lista e eles tem "Insulin aspart (a generic version of Novorapid)", deve ser isso né? To bem mais tranquila agora, mas mesmo assim se você souber de alguém que tá aí e é diabético ficarei muito feliz de saber como eles estão se virando :))

      Excluir
    4. Hahaha, eii, Mariana!! Poo, fiquei a semana toda pensando "gente, a Mariana não falou que tipo de insulina o namorado dela usa, estou devendo uma resposta a ela também....", mas que bom que você veio aqui e que também encontrou essas respostas, sério!! E eu acho que é isso mesmo, do Insulin Aspart. =) Poxa, que bom que eles fornecem, né? Se eu souber de alguém que seja diabético e esteja por lá, eu escrevo aqui pra você, sim! E caso eu nao descubra antes de viajar, quando eu estiver lá, vou tentar lembrar de conversar isso com o GP e poder esclarecer melhor aqui pra você! =) Qualquer coisa me lembra também, viu, porque minha cabeça anda a miiiiil. kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Beijinhos, fica com Deus!

      Excluir
    5. Sério, muito obrigada pela atenção, amo o blog, muito esclarecedor :D

      Excluir
  4. Oi Luciana, nossa seu post me tirou VÁRIAS dúvidas que tavam me atormentando esses dias ahahah eu preciso fazer uma pergunta, meio boba mas é que eu não entendi certinho: quando você contratar o seguro da Porto, você vai contratar pelo tempo do pse, e aí lá no UK quando acabar esse tempo vc meio que renova por mais um ano, é isso mesmo?? Obrigada mesmo e continue com o blog, ajuda MUITO :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, flor!! Não, eu vou fazer tudo aqui no Brasil mesmo... Abrir o site, contratar o seguro pelo tempo do PSE, gerar o comprovante. Assim que terminar, na mesma hora, vou contratar pro tempo restante do meu intercâmbio. Aí gerar outro comprovante. Aí depois vou juntar os dois comprovantes num arquivo .pdf só e mandar pro CNPq! ;) Entendeu agora? =_

      Beijinhos!! =**

      Excluir
  5. Luciana,
    Não vou de PSE, mas vou chegar um mês antes para viajar. E como a data de volta não é certa ainda, pensei em fechar o pacote de um ano e renovar para o tanto que faltar quando ele estiver prestes a acabar e eu souber a data exata do meu retorno. Mas você falou para fechar tudo de uma vez só no começo.. Por que? A apólice que eu devo enviar ao cnpq deve cobrir exatamente todo o período que diz meu CAS? Será que tem problema acabar um mês antes? Obrigada! Seu blog é muuuuito bom, está de parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii!! Então, pelo que eu saiba, você tem que enviar ao CNP a apólice cobrindo todo o seu periodo no UK mesmo...

      Beijinhos!

      Excluir