quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pre-Sessional English Course (Parte 1)

Heeey, gente!!! :D

Meu Deus, já faz quase 1 mês que estou aqui!!! O tempo passa voando, sério!!! Quando abri os olhos, já foram 27 dias, OMG!!!


Bom, vou falar um pouquinho pra vocês sobre a faculdade em que estudo (Middlesex University London) e também sobre o curso de inglês (Pre-Sessional English Course) que eles oferecem lá. Isso pra vocês conhecerem um pouco mais sobre como funcionam as coisas aqui na Inglaterra! =)


Outro dia escrevo um post bem no estilo "Improve your english", mas hoje quero focar no novo e no que eu vejo de diferente entre o Brasil e a Inglaterra... E em como precisamos e devemos mudar muita coisa no nosso país (afinal, os estudantes sem fronteiras existem não só pra aplicar conhecimento tecnológico no país de origem, mas também pra aprender diversas coisas no exterior e melhorar toda e qualquer coisa relacionada a educação e conhecimentos técnicos e científicos em nosso país).


Middlesex University London...

Gente, a faculdade é linda... Nossa senhora, estou apaixonada... No início do curso, como já falei pra vocês no post anterior, a faculdade fez uma Induction com a gente: a equipe de lá nos mostrou todo o campus, nos ensinou como nos localizarmos lá dentro, nos ajudou a fazer o cadastro no médico e na polícia, cuidaram das aberturas de conta bancária, nos orientou a utilizar o site da faculdade e como podemos aproveitar tudo que ele oferece, nos ensinou a imprimir nas impressoras da faculdade e ainda a locar e devolver livros... Então bora fazer uma geral!

Sheppard Library:



A biblioteca é bem enorme, hahaha. São 5 andares bem bacanas e bem distribuídos... 
  • No subsolo é só pra trabalhos em grupo e tem milhares de computadores disponíveis. Tipo, milhares mesmo. Hahaha. Tudo é lindo, limpo e organizado;
  • No térreo, você encontra a UniHelp, que é uma parte da faculdade que serve pra simplesmente tudo. Hahaha. QUALQUER dúvida ou problema que você tiver, você vai lá, conversa com eles e eles te orientam. E isso pode ser tanto em relação a coisas acadêmicas, quanto em relação à cidade, quanto em relação a coisas pessoais. Não é um máximo?
  • No primeiro andar, você encontra vários CD's, DVD's e livros... Coisas mais literárias mesmo, sabe? Bem legal! Também tem mesas para estudo individual. Você também pode conversar nesse andar
  • No segundo e no terceiro andares, é possível encontrar vários livros acadêmicos, você pode estudar, mas não pode conversar! Muito útil mesmo!
Todos os andares tem salas para computadores (milhares) e máquinas para locar livros. Também é possível se deparar com várias impressoras distribuídas pela biblioteca! Aqui a gente pode imprimir de graça qualquer coisa (desde que seja acadêmica), e é tudo bem fácil! Você se cadastra nas impressoras usando a sua carteirinha da faculdade, e, a partir daí, pode scanear e mandar pro se e-mail qualquer documento, pode imprimir, pode passar por bluetooth do seu iphone pra impressoa imprimir... Enfim, você pode usar a impressora de mais de 8 formas diferentes, hahaha, você só precisa da sua carteirinha (aprenda UFES)!

Aqui é incrível, gente, sério... Enquanto na UFES eu posso pegar no máximo 3 livros por vez, aqui eu posso pegar 12. E nada é manual... Pra otimizar o tempo, temos máquinas em que podemos locar os livros e máquinas em que podemos devolvê-los (e a maquina já põe o livro no lugar certo - chupa, UFES, again).




Restaurantes...

Não, não temos RU (toma na cara, Middlesex T.T), mas temos vários cafés e restaurantes espalhados pela universidade, como Costa Café, Starbucks, Global Eat, etc... É bem bom, mas normalmente uso só o Costa de manhã, e na hora do almoço tento comer algo mais saudável num restaurante perto do campus... Não dá pra voltar pra casa, porque nosso tempo de almoço é muito curto!





Equipe de funcionários...

Gente, o que é isso? Sério, as pessoas aqui estão SEMPRE dispostas a te ouvir e a te ajudar. Não, sério, hoje foi o maior exemplo pra mim. Tivemos uma reunião com os chefes de todos os departamentos relacionados ao PSE, e cada turma tinha 2 representantes. Eu fui por livre e espontânea pressão, hahaha, mas foi até bom porque aí consigo contar um pouco aqui pra vocês...

Então, eles fizeram uma reunião, todos sentamos em círculos, e eles ouviram tudo que tínhamos pra falar, nos aconselharam, disseram que vão mudar algumas coisas e explicaram porque outras não têm como mudar... Tiraram várias dúvidas que os alunos traziam consigo e foram, como sempre, extremamente educados e maravilhosos. O povo aqui é muito eficiente.




No geral...

A faculdade é perfeita. Até agora, não tenho do que reclamar. Desde o primeiro dia venho babando na infra-estrutura daqui. Ela é uma faculdade nova na Inglaterra, mas que tem mais de 300 anos de história, porque ela também existe em outras cidades fora da Europa, etc... Então é uma escola bem tradicional. =)


Pre-Sessional English Course...

Ai, desde o primeiro dia, tudo tem sido maravilhoso!!

Pra começar, fiquei chocada com a primeira coisa que percebi quando entrei na sala: nós sentamos em círculo. Assim, o nosso professor (Dan) pode ter uma visão geral da sala como um todo, nos sentimos todos iguais (num mesmo nível, sabe?), e somos todos igualmente motivados a participar da aula! É incrível!

Segunda coisa que achei um máximo foi a pontualidade. Sim... A aula começa EXATAMENTE às 9h. Hoje 3 colegas chegaram às 9:06h e o professor até os deixou entrar, mas disse que eles levariam falta. Em outros dias, já vi ele responder "não entre, você está atrasado, volte amanhã às 9h". Aqui pontualidade é uma coisa extremamente importante e levada à sério. Não é igual no Brasil que você entra na sala na hora que quiser e foda-se o resto. E quer saber? Seguir o horário é o certo!! Como meu professor disse, chegar atrasado é falta de respeito: você interrompe a aula, interrompe a pessoa que está falando, tira a atenção de toda a turma e ainda perde o início do conteúdo. Tem uma galerinha aí do Brasil precisando aprender com o time daqui, hein!!


Outra coisa que realmente me assustou, mas que ao mesmo tempo me deixou em estado de êxtase: aqui professor fala a verdade, sem meias palavras, doa a quem doer. Lembro que quando eu estava no terceiro período da faculdade, eu tinha um professor de Patologia (ótimo, por sinal), que muita gente não gostava porque ele ficava chamando os alunos de "burro", "pateta", "idiota", etc... O pessoal falava que ele ficava humilhando os alunos (mas todo mundo sabia que esse era o jeito dele!). Mas sabem como é aqui? Muito pior!!! Alguns colegas fizeram uma apresentação oral do trabalho e o professor foi bem sincero: "Vocês estão apresentando como crianças de 5 anos. Gente, isso não é trabalho de faculdade. Não me venham com desculpas, não quero saber... Vocês tiveram mais tempo que todo mundo pra fazer esse trabalho e foram os piores. Da próxima vez, não vou aceitar isso, vocês estão pensando que isso aqui é brincadeira?" (Algo assim, não me lembro palavra por palavra, né). Foi bem pesado mesmo o que ele disse, principalmente com a seriedade com que ele falou. O clima ficou bem tenso... Mas... Ele falou a verdade. E verdade está aí pra isso, pra ser dita. E pra ensinar também. Sério, nosso professor é um amor, acho que um dos melhores e mais completos professores que já tive na vida, mas aqui é assim, eles ensinam tanto com carinho quanto com rigor, quando necessário!

A quarta coisa maravilhosa foi essa relação professor-aluno que existe aqui. É mentira esse negócio de que aqui professores são distantes! Aliás, ninguém aqui é distante de ninguém. Já falei e repito: todos são muito simpáticos, estão sempre sorrindo e dispostos a nos ajudar, é muito amor. O nosso professor, Dan, é um ótimo exemplo disso! Primeiro: ele não gosta de ser chamado de professor. Ele pede para nós o chamarmos pelo nome dele. Segundo: ele sempre tenta nos ajudar ao máximo. Terceiro: ele promove várias atividades extra-classe com a gente e tenta nos fazer interagir mais uns com os outros (já tivemos até aula ao ar livre), etc... Quarto: ele sempre dá atenção individual para cada aluno... Sempre faz perguntas direcionadas, ajuda a pronunciar as palavras direito, tira toda e qualquer dúvida que tivermos. Quinto: ele sempre corrige nossos deveres individualmente... Todo dia podemos escrever um parágrafo e enviar para o e-mail dele, para ele avaliar e corrigir nossa escrita... Muito bom! Sexto: ele conhece um pouco da cultura de cada um de seus alunos!

Nossa aula ao ar livre! =D


Quinta coisa: Existem 10 chineses e 5 brasileiros na sala. Dan sempre faz 5 grupos de 3 alunos cada, sendo que é cada brasileiro em um grupo diferente, para forçar todos os alunos a falar somente em inglês. É ótimo, sério!!

No geral...

O PSE é muito legal! Está senod uma ótima oportunidade pra aprender muita coisa aqui! Como eu falei, nossos colegas são todos chineses... Gente, eles são maravilhosos!!! Meu Deus, vontade de pegar todos e carregar pra casa!! São todos fofos, simpáticos, gentis, educados e gracinhas. Hahaha. Já saímos pra Chinatown com eles, comemos na casa de uma delas, e prometemos levá-los num restaurante brasileiro! Está sendo muito legal conhecer um pouco mais da China e do povo de lá. Minha ideia sobre eles está completamente mudada... E pra melhor!! 


Algumas fotinhas pra vocês!








De vez em quando também é dia de farra! Hahaha - Koko com os melhores ❤

Mais fotos em Dreams Of Gasparini.


Resumindo bastante, é isso, gente!! :D

Beijinhos!


23 comentários:

  1. Lu, amei seu post! Que bom que tá tudo dando certo por ai! ;}

    ResponderExcluir
  2. Ai meu deus Luciana Gasparini!

    To super mega master ansioso com tudo isso! Queria ler mais! T.T

    Aproveite mesmo.

    Obs: to com medinho de não conseguir acompanhar/apresentar esses trabalhos por causa do meu medo de público :~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gust!! Eu super tenho medo de falar em público também, mas está dando super certo!! Não se preocupa não, você vai arrasar, tenho certeza!! :D

      Beijinhos!!

      Excluir
  3. Aiiii Lu adorei o post. Deu um medinho básico agora kkkk ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, relaxa, Carol!!! Vai dar tudo certo!! :D

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Me chamo Vinicius e ja acompanho seu blog a um tempo! Acho muito show as informações que você dá aqui, na verdade têm me salvado a alguns meses!! kkkkkkkkkkkk
    Tô indo pra londres em setembro ficar na LSBU e tô me amarrando nessas dicas aí, hahaha
    Quem sabe a gente não se esbarra lá!
    Continua com o blog eim, haha

    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, ei, Vini!!! :D Poxa, obrigada!!! :D

      Qualquer coisa é so perguntar, viu?? Tomara que a gente se esbarre mesmo!! Londres é maravilhosa, bora aproveitar! :D

      Beijinhos!

      Excluir
  5. Awn, que lindo Lu. Que bom que tá se divertindo! E que bom que tá passando rápido, prq assim eu chego mais rápido hahahahaa Curta bastante. Beijão <3

    ResponderExcluir
  6. Luuu... vc sabe me falar sobre abrir conta em banco aí... se a gente que vai de PSE de 3 meses (vigência do visto de 3 meses) consegue abrir conta normlamente... ^^ bjuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, pedro!! Consegue sim, mas nem em tdos os bancos... Se eu não me engano, o Lloyds é a melhor opção pra quem é PSE 3! =)

      Beijinhos!

      Excluir
  7. hahaha olha a fabíola aí <3 *fabs to chegando pra te visitar hueheu*

    ResponderExcluir
  8. Dr. Paulo foi lembrado até aqui, né? hahahahaha! Showw!
    Tô mt feliz em saber que está gostando, Lu! To acompanhando :D
    Sucesso sempre o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, valeu, Jayme!! :D

      Sim, ele é lembrado sempre! Eu não sou escrava dele, etc, mas o admiro muito, e reflito muito sobre todas as atitudes dele perante nós e a forma como ele tenta nos ensinar não só sobre a medicina, como também sobre a vida! =))

      Beijinhos!

      Excluir
  9. Oi, Lu! Quando você foi você levou seu computador, certo? Como você fez com adaptador de tomada/conversor de voltagem? Comprou aqui? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii!! Comprei no Brasil sim!! Foi 30 reais um adaptador universal, que me salva sempre, porque aqui não encontrei nenhum que se enquadra na nova tomada do Brasil =(

      Beijinhos!

      Excluir
  10. Que legal, Luciana!! Aproveita bastante Londres e esse monte de coisas novas pq aqui na UFES está tudo na mesma!! :P
    Adorei a matéria, pp a parte que sobre educação. Quem dera se aqui no Brasil tivesse 10% dessa seriedade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eiii, Olíviaaaaaa!! :D

      Que bom que você gostou!! =)) Imagino que aí esteja a mesma coisa... Foi o que o Décio me falou quando ele soube que eu ia viajar... que era pra ficar o máximo possível e usufruir de tudo aqui porque aí tudo seria igual quando eu voltasse. Hahahaha. Vou sentir saudade de como as coisas acontecem aqui, sabe? A educação é realmente levada a sério e é prioridade. Muuuuuuito diferente da nossa realidade aí!

      Beijinhos!! Saudades =)

      Excluir
  11. Ameeeeei tudo !!! Poderia me explicar como funciona a faculdade ? Os valores e tudo mais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Nat! A faculdade é demais! O que especificamente você quer saber? E os valores... Bah, é tudo de graça pra gente, somos financiados pelo governo, né! =)

      Beijinhos

      Excluir
  12. Oi Luciana, tudo bom?

    Gostaria de saber mais detalhes sobre o PSE, quantas horas são de hora por dia? Como é a estrutura do curso? Conversação ou gramática?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Ainda farei um post explicando sobre o PSE, mas adiantando suas dúvidas, é o seguinte: o curso é baseado mais em como se preparar pra faculdade, como escrever essays, reports, fazer apresentações, etc... O que é muito, muito bom mesmo, porque a faculdade aqui é bem diferente do Brasil, então nos dá uma ideia de como fazer tudo! Por consequencia, você acaba aprendendo ingles... Tem um pouco de gramática, sim, mas é beeem diferente do tipo de ensino que estamos acostumados... Tudo é muito aplicado, e não só decorado, sabe? As aulas eram de 9h às 15:15h, com 1h de almoço. =)

      Beijinhos!

      Excluir