sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Europa sem Fronteiras! - As passagens e libertà.


"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais.Há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista. Sou antes uma exaltada, com alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que se não sente bem onde está, sente saudades... sei lá de quê!"
(Florbela Espanca)

Post atrasado, me desculpem, mas essa semana foi correria TOTAL, hahaha. Fiquei pesquisando mil dias sobre as passagens, e quando cheguei a uma conclusão, já era hora de preparar meus documentos pra viajar ao RJ e pegar meu passaporte europeu! Então, agora um post falando um pouquinho sobre esses dois assuntos! :D

PS: Olhem como ele é lindo! *-*




As passagens...

Ai, ai, ai... Então vamos à coisa que mais me estressou em todo o processo do CsF! Sério, me deu nos nervos pesquisar o que seria mais vantajoso em relação às passagens. Muitas pessoas pensam "ah, foda-se, vou comprar o que tiver mais barato e pronto". Mas aí é que está... Nem sempre comprar as passagens mais baratas é o que vai sair mais barato no final... Vamos conferir o porquê?? ;)

Bagagens

Antes de tudo, preciso falar algo importantíssimo pra vocês: Existem umas regrinhas básicas sobre bagagens que a gente precisa se atentar... E que são de suma importância na hora da escolha das nossas passagens...

  • No BRASIL as regras gerais são as seguintes: em voo internacional, você tem direito a fazer ida + volta ou só ida carregando 2 malas de 32kg.
  • Na EUROPA as regras gerais são as seguintes: em voo internacional, você tem direito a fazer ida + volta ou só ida carregando 1 mala de 20 ou 23kg (depende da empresa).
  • Você só pode VOLTAR pro Brasil trazendo 2 malas de 32kg se:
    - Você comprar ida e volta juntos, com origem no Brasil.
    - Comprar ida e volta separados, mas com uma empresa que permite você trazer ao Brasil 2 malas de 32kg.*
  • Se você comprar sua "volta" pro Brasil quando estiver lá em Londres, com origem lá, você vai ter passagem:Origem: LondresDestino: BrasilDessa forma, você se enquadra nas regras da Europa, podendo carregar só 1 mala de 20 ou 23kg (depende da companhia aérea)...**

* Empresas que são excessão. Ex: TAP.
** Como eu falei, algumas poucas companhias (como a TAP) permitem que você viaje para cá trazendo 2 malas de 32kg. Mas daqui a pouco explico melhor essa situação, continue ligado! ;)

Remarcação:

Quando a empresa de viagem permite remarcação, as regras são as seguintes:

Existem duas "validades" do seu bilhete:

  1. Validade em relação à data da compra do bilhete.
  2. Validade em relação à data de partida ("ida").

A validade de ambos é de 1 ano.

Mas que validade é essa, gzuz?
Seguinte... Quando você compra um bilhete, você tem até 1 ano depois pra poder trocar qualquer data da sua viagem (tanto da ida quanto da volta). E você pode estender a data da sua viagem para até 1 ano depois da data da partida.

Ficou confuso, né? Calma, vamos simular!!

Vamos supor que você compre sua passagem de ida e volta hoje, dia 08/11/13, com as seguintes datas:
Partida: 02/01/14
Retorno: 30/10/14 (não dá pra ser 01/01/15, por exemplo, porque, a partir da data da compra, você só pode comprar o retorno pra daqui no máximo 11 meses).
Então, você tem até 08/11/14 pra poder fazer "qualquer" alteração no seu bilhete. E aí, se você quiser remarcar seu voo de retorno, você só pode marcar pra uma data que equivale a 1 ano depois da data de partida... Ou seja, você só poderá remarcar para, no máximo, dia 01/01/15.

Entenderam?

No meu caso, essas validades de remarcação não iriam me ajudar muito, porque como eu preciso ficar até Setembro de 2015, e pretendo comprar as passagens ainda esse ano, as validades não abrangem a data que preciso voltar! T.T

E eu realmente estava à procura de algo quase impossível: comprar ida e volta juntos e dar um jeito pra remarcar até Set/2015, sem esquecer do lance das bagagens, porque não queria pagar excesso de peso/mala!

#fikdik: Ao remarcar seu voo, você paga uma taxa de remarcação (que varia entre as companhias aéreas e o tipo de passagem comprada) + a diferença entre os valores de passagem da data que você remarcou e a data que comprou anteriormente. 

A saga:

#fikdik: Comprar ida e volta juntos sai mais barato do que comprar separado, portanto, em relação a economia das passagens, é o que mais vale à pena.

Primeiro, eu tive a ideia "genial" de comprar passagens pela CI... Pensei: ah, desconto pra estudante... Comprar ida e volta é mais barato... Hmmm, sensacional, é isso mesmo que vou fazer!

Aí, graças a Deus, eu resolvi pesquisar, ao invés de ir na onda dos outros, e descobri que quem compra passagem pela CI até tem esse desconto pra estudantes, mas não pode remarcar passagem. E como eu vou com PSE de 6 meses, se eu comprar ida e volta juntos, é óbvio que vou precisar remarcar passagem né (lembre-se das regrinhas de remarcação/validade do bilhete de viagem)! T.T


E todos os meus planos de economia master foram por água abaixo.



Aí eu fui procurar passagens mais baratas... E achei a Condor, olha que beleza!!! Estava lá ela, toda linda, com passagens de ida e volta mega baratas. E é lógico que eu amei de cara também, né! Daí fui lá mandar um e-mailzinho pra eles, que tinha que ser em alemão ou em inglês! T.T E lá fui eu com minhas habilidades linguísticas conversar com a Condor, ahuehuhauhea...

Daí no mesmo dia recebo a resposta deles... Não havia mesmo jeito de eu remarcar pra Set/2015...

Continuei olhando o site e percebo que também estava mega vantajoso comprar ida e volta separados na Condor, porque estavam com preços imbatíveis!! Estava decidido: eu ia comprar ida e volta separados na Condor.

Aí eis que me vem à mente: Gente, mas e as bagagens?

Pesquiso, pesquiso, pesquiso...

E descubro que a Condor permitiria viajar pra lá com 2 malas de 32kg, mas que na volta só poderia 1 mala de 20kg. E que eu deveria pagar U$ 13,00/kg de bagagem em excesso. Faço contas e descubro o quê? Sairia super caro na hora de voltar, porque com certeza vou voltar com umas 2 malas a mais do que vou levar! =(


Gente, sério... Pesquisei em tudo que vocês imaginarem... TAM, Condor, TAP, Delta, British Airlines, Turkish Airlines, Lufthansa, Air France, empresas de intercâmbio... TUDO (ou quase)... Fiquei 4 dias seguidos naquela rotina interminável, cansativa e estressante de mandar e-mails, ligar pras empresas e companhias, simular datas... 

Chego à TAP: O limite de bagagens era perfeito: podia 2 malas de 32kg tanto pra ir quanto pra voltar, independente se comprava junto ou separado, já que um dos locais de pouso (partida ou retorno) era o Brasil.

Mas aí descubro o quê?
Eles não remarcavam voo para 2015... E se comprasse as passagens em separado, ia sair super caro também.

Ai, gente, sério, tava quase chorando de raiva, já. Tipo serviço de enxugar gelo, sabe? Você faz as coisas e não adianta nada, não sai do lugar...

E então...

TAM, TAM, TAM, TAM...

Isso mesmo! A solução foi a TAM. A bonita tinha passagens de ida e volta juntos num preço justo e permitia 2 malas de 32kg pra ir e voltar, igual a TAP. Só que a TAM também não permitia remarcação de voo para 2015. E onde está a solução, então, já que ela está igual à TAP? Simples! A TAM entendeu a situação e deu a dica... Até 1 ano depois da data da compra, eu poderia fazer "qualquer" coisa com meu bilhete, lembra? Pois é... Ela disse que eu podia ir até uma loja TAM e "cancelar" meu bilhete antigo e emitir um novo bilhete, com "nova" data de validade. E aí eu podia remarcar meu voo de retorno para 1 ano depois da nova data de emissão! ;)


Vamos fazer a simulação de novo pra você entender...

Supondo que eu compre minha passagem de ida e volta hoje, dia 08/11/13, com as seguintes datas:
Partida: 06/05/14
Retorno: 30/10/14 
Então, eu terei até 08/11/14 pra emitir o novo bilhete.
E aí, supondo que eu vá no dia 07/11/14 emitir esse novo bilhete... Aí eu vou poder remarcar o voo de retorno para no máximo dia 06/11/15!

Muito amor! 

Aí a linda da Caroline A. Cavalcante me lembra de um mega detalhe mega importante também:
"Lu, só cuidado com a diferença de preço entre as passagens, acredito eu que é nisso que o bicho pega porque é o preço da passagem de volta do dia menos a passagem que você comprou. Como o preço das passagens isoladas são muito caras, acaba que a diferença sai muito grande... Enfim não sei se compensa não"

Pronto, aí morri de novo. Me senti sendo atacada por todos os lados, de tantas dúvidas que rondavam minha cabeça.



E ENTÃO EU LIGO DE NOVO PRA TAM E DESCUBRO A LEI DA FELICIDADE:
Resumindo... A remarcação do voo não vai sair tão caro, porque não vai ser considerado passagem de volta isolada (caro) MENOS passagem de volta valor combo (irrisório)... Será passagem de combo (ida e volta juntos) MENOS passagem de combo (ida e volta juntos)... O que não sai muito caro, entenderam? :D
Ou seja:
(Combo ida e volta) - (Combo ida e volta)
;)


E aí fim: estou eu aqui decidida: esse mês ainda compro passagem de ida e volta na TAM, sem me preocupar com pagar muito excesso de bagagem na volta e podendo remarcar meu voo pra retornar em 2015! S2


- ATUALIZAÇÃO: Realmente, é POSSÍVEL fazer esse esquema de emitir um novo bilhete, fazer a remarcação, etc... Mas NÃO vale à pena porque sai muuuuuito caro. Então o que tem de mais vantajoso é pedir reembolso e comprar uma outra passagem.


A liberdade do Passaporte Europeu...

Como já contei aqui, eu sou cidadã europeia, e como tenho direito ao passaporte europeu, não preciso do visto Tier 4 para estudar no UK. Então tive uma looonga história correndo atrás desse passaporte! ;)

Essa semana foi linda, quarta à noite eu viajei para o RJ a fim terminar o processo do passaporte europeu e pegá-lo logo, e voltei ontem!

Foi minha primeira viagem sozinha, e me senti super responsável, já que era pra resolver negócios e não pra lazer. Hahuehuhauhuehuhauhueha.

Peguei um voo daqui de Vitória pro RJ... Cheguei lá, fui andando até o Hotel, que era pertinho, tomei um banho rápido e sai com a Nath (amiga de CsF que eu ainda não conhecia pessoalmente, mas que já nos damos mega bem) para comermos algo! Tava tarde e no centro do RJ tudo fecha cedo... Então fomos ao lugar mais próximo: um Bob's. Hahaha

Ela foi e pediu um double cheddar, e eu, como sou gordinha, pedi um double granpicanha 180g completo. HAHEUAHUEHUHAUEA. ADEUS DIETA. E comi tudo enquanto ela ainda estava na metade, porque  além de gordinha, também sou monstrinha. Hahaha


Voltamos ao Hotel e ficamos lá botando o papo em dia, super legal! *-*

A Nath é linda, fofa, foda, legal, divertida, engraçada, zoiuda... Só amay! *-* :D <3



Ela é de origem libanesa, por isso esse pano aí que eu esqueci o nome agora! Hahahaha.


Aiii, foi muito bom!!! Batemos altos papos, e ela é maravilhosa! Só comprovou tudo de bom que eu já achava dela! :D <3

Ela foi embora e eu fui dormir, porque meu dia seguinte seria puxado!

Acordei com o RJ chovendo e uma sensação mara de que tudo seria resolvido ontem mesmo! Meu passaporte finalmente seria meu. Hahaha

Pronta pra saga passaporte + passeio no RJ!

Fui até o consulado... E fiquei sabendo que eles chamavam por ordem de chegada. Eu era a segunda da fila... Ok, seria chamada logo, daria tempo pra resolver tudo e então voltar ao hotel pra fechar a diária... Além disso, descobri que eles chamavam os capixabas antes dos cariocas, pra poder resolver tudo logo e não precisarmos voltar ao RJ depois...

Subi.

E começaram a chamar... Primeiro, o cara que estava na minha frente na fila... Depois... O sobrinho dele? oO ... Po, o cara estava em 4º na fila e foi chamado antes de mim? Sacanagem. Mas, nem considerei muito... Como eram da mesma família, achei que fosse por isso... Vai saber, né...

E então... Chamam o 3º da fila, que estava atrás de mim! :O Comoassimmeldels? Fui tentar perguntar a alguém se eu havia sido esquecida, mas ninguém parava naquele corredor pra me dar oportunidade de perguntar... E aí começaram a chamar os cariocas! T.T 
Aí eu pirei o cabeção mesmo, começou a me dar dor de barriga de ansiedade e medo de tudo que eu passei não ter adiantado de nada! Sem contar o medo de não dar tempo de retornar ao hotel e fechar a diária, porque o tempo tava correndo né...

De repente, um atendente passa correndo pela salinha de espera, e eu saí correndo atrás dele, quis nem saber. Hahuehuahuhea. Fui lá e perguntei. GRAZADEUS, porque meu nome tava escondidinho num canto lá, e a moça não me chamaria se ele não tivesse ido falar com ela depois...

Aí depois ela me chamou e foi só alegria. Tudo certo e eu precisava voltar 12h pra pegar meu passaporte! Voltei 11:30h e ele já estava à minha espera! *-*

AGORA EU TENHO O BRASILEIRO E O EUROPEU, E NINGUÉM VAI ME SEGURAR, UHUL! :D

E a Europa será totalmente sem fronteiras pra mim! *-*

E depois, com tudo pronto, fui almoçar com a Manoelinda, outra amiga mega maravilhosa e estilosa, também parceira virtual de CsF, que foi o maior mega prazer do mundo conhecer pessoalmente!! :D <3

Ela me levou pra comer num fast food japonês em Ipanema, onde tinha o melhor hot das galaxias, ahuehuhauheuha. E era s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l mesmo, igual a minha nova amiga! Hahaha



Foi uma tarde suuuper maravilhosa, cheia de carinho, conversas bacanas e passeios legais!! Amei Ipanema, achei linda, e até tirei foto na praia, mesmo chovendo:

Sou dessas que faz programa de índio mesmo, dane-se. Hahaha.

E ainda andei de metrô pela primeira vez na vida e ganhei um postal com um recadinho lindo da Manu fofa!!! *-* Hahaha :D


Depois a linda me deixou no aeroporto e eu voltei pra Vitória! ^_^

Cheguei aqui 21:15h da noite e fui direto dormir, não aguentava mais nada! Meu dia ontem foi mega cansativo, mas mega lindo, prazeroso e proveitoso. Amei o RJ, estou doooooooooida pra voltar (e quem sabe fazer uma pós lá, né?), amei minhas amigas lindas, Nath e Manoela, e amei ter finalmente resolvido a saga do passaporte! :D

Enfim... É isso, gente!
Beijinhos! ;*



36 comentários:

  1. Oii luu, entao, fiz uma pesquisa similar a sua pra compra de passagens, depois de 4 ligações e uma ida na loja da TAM sempre com informações confusas, entendi que a política da tam é realmente essa que vc colocou, que eles podem emitir um novo bilhete antes do vencimento da sua compra. Mas tipo, é regra da anac que a sua passagem de volta tem que ser até no máximo um ano da de ida, como só a tam consegue "burlar" essa regra? É meio confuso isso, eram pra todas as companhias conseguirem fazer isso tambem, nao? Me ajuda a esclarecer isso pelamordedeus kkk Beijos e parabéns pelo blog, tenho certeza que ta sendo um guia pra todos os calouros CSFers haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eei, Rai!! hahaha, obrigada!

      Então, eu também não entendi porque SÓ A TAM faz isso... Sério, eu conversei com umas 7 companhias aéreas, sabe, e não conseguia entender... E quando eu perguntava sobre a possibilidade de emissão de um novo bilhete, eles simplesmente respondiam que não faziam este serviço, sem explicar o porquê, então também não sei, me desculpa! =(

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Luciana, estou até demorando acreditar nisso haha
    Já tinha perdido minhas esperanças de remarcar a volta, porque viajo no dia 17/01/2014 mas sou obrigado a ficar lá até, pelo menos, 25/01/2015. Então, estaria perdendo a volta por causa de alguns dias. (Também comprei TAM)

    Então tenho uma dúvida:
    1)Você escreveu
    "Partida: 06/05/14
    Retorno: 30/10/14
    Então, eu terei até 08/11/14 pra emitir o novo bilhete."

    Só que 08/11/2014 já passou da data de retorno inicial. Portanto, isso não seria caracterizado como "no show" e você perderia seus direitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, sim, é isso mesmo, Hannon!!! Eu só quis simular que a pessoa tem até 1 ano a partir da data da compra pra emitir novo bilhete!! Hahuehuhauheuha

      E que bom que agora você retomou suas esperanças! Estava me sentindo como você até eu descobrir isso!! kkkkkkkkkkkkkkk

      Beijinhos!! ;**

      Excluir
  3. oi lu, tudo bom? Sou de PSE que nem você e ainda não comprei minhas passagens pq ainda n recebi nenhum auxílio, apenas o cartão e a carta de benefícios até agora. Você comprou com seu dinheiro mesmo ou já recebeu alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ana!! Tudo bom, e voce? :)

      Eu comprei com meu dinheiro mesmo, nem recebi o Dilma ainda (to muito preocupada!)... Aí quando eu receber o auxílio, vou "reembolsar" minha mãe! ^_^

      Beijinhos!
      =*

      Excluir
    2. E a data, Lu? Vc já sabe quando vão começar suas aulas?
      Também vou fazer PSE só que de 6 meses...
      Ahh muito bom o blog!

      Excluir
    3. Ei, Isabella! Muito obrigada! =)

      Então, eu já entrei em contato com Mdx perguntando, e a responsável pelo CsF disse que o PSE de "6 meses" começará dia 15 de Maio, tendo duração de 4 meses e meio! E que a acomodação estará livre a partir do dia 11 do mesmo mês, então comprei a passagem para um pouco antes disso! ;)

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Luciana, sou eu de novo haha
    Então, acabei de ligar pra TAM e eles me disseram que é IMPOSSÍVEL remarcar o bilhete pra depois da data da compra :'(
    Comprei a minha passagem no dia 2 de novembro de 2013 aí o cara disse que a última data possível pra remarcação seria o dia 2 de novembro de 2014.
    E mesmo assim, se eu fosse remarcar pra essa data ainda daria uma diferença de 205 libras o.O

    Vc sabe onde eu posso recorrer quanto a isso da remarcação?

    Obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Hannon! :) Então... É que não é só questão de remarcar a data.... O esquema é o de EMISSÃO de NOVO bilhete! E olha, eu liguei pra la umas 6x (falei com o gerente, inclusive), meu amigo ligou umas 3x, e outras quatro amigas ligaram umas 3x tbm, e todos tiveram a mesma informação que eu falei aqui... Tenta ligar de novo pra TAM e simule datas com eles, converse sobre a possibilidade de emitir um novo bilhete com nova data, ai ve se tem a mesma informação que tivemos! :)

      Beijinhos, boa sorte! :)

      Excluir
    2. Passei meia hora lendo um pouco do seu blog e precisei deixar um comentário.
      Cheguei nele por causa das tuas postagens de VTM.
      A sua ansiedade tá explicita em todos os detalhes que você parou pensando. :) O teu blog no mínimo é uma memória de decisão ótima. Eu faço isso, mas está tudo em planilhas em uma pasta nas nuvens hehehe.
      O mais legal é que você tem praticamente a msm idade quando eu fiz sanduiche na graduação pros EUA. Você muito mais organizada do que eu na época. Hoje estou na europa pesquisando. Mas a identidade com você vem da busca do sonho.
      Continue assim. Sonhos. Esforço. Dedicação. E prepare-se para rir de si e de situações difíceis. Vai precisar. :)
      Boa sorte lá em Londres!

      Excluir
    3. Ahhh, Thiago, que coisa mais linda de ler! Juro que me emocionei aqui! Siim, estou muito ansiosa mesmo... Essa viagem significa muito pra mim... Significa liberdade (não de casa, mas em relação a algumas situações da faculdade), crescimento pessoal, oportunidade de crescer profissionalmente, fazer contatos, viajar, me virar sozinha pela primeira vez na vida... Muita coisa, sabe?? E por isso que eu quis escrever esse blog mesmo... Pra ser um registro de todas as minhas memórias! E estou amando, foi a melhor decisão que eu podia tomar! Está sendo muito gratificante! Tudo! =D

      Tenho o sonho de depois ir pra Europa e ficar aí de vez também... Fazer minha vida aí depois de me formar... Sei que vou enfrentar muitas barreiras e vai ser difícil. Mas chegar até aqui não foi fácil também, não... E foi com muito esforço que eu consegui... E vai ser com muita fé e esforço que conseguirei realizar outros sonhos também, se Deus quiser! :D

      Muito obrigada pela força, pelo carinho, pelo apoio, viu? É muito legal mesmo! Adorei seu comentário, totalmente revigorante!!

      Um beijão e muita boa sorte pra você também! :D

      Excluir
  5. Luciana, tudo certo? Também sou do ES e tb tenho passaporte europeu, eu vou com PSE de 3 meses e ter passaporte vai ajudar pq parece que o visto durante o pse não permite sair do Reino Unido, but, como cidadãos europeus vamos poder aproveitar, hahaha. Aqui... como resolvi comprar as passagens, semana liguei pra loja da tam da praia do canto e a mulher disse que não tinha como remarcar a passagem pra mais de um ano, nem fazendo esses paranauês ai, eu expliquei minha situação pra ela e ela sugeriu comprar a volta com a tarifa flex, pq ai eu poderia ser reembolsado, mas que remarcar não tinha como, eu expliquei tudo outra vez pra ver se ela tinha entendido e ela disse que não tinha jeito mesmo, só que no fb dos panickers já surgiu discussão sobre isso e parece que cada pessoa chega com uma notícia diferente, kkkkkkkk Vc já comprou a sua passagem? Se der mesmo pra fazer esse esquema de ida e volta eu devo pegar pela tam mesmo, caso contrário eu estava pensando na delta airlines, só ida com uma escala em new york, pro passaporte italiano (meu caso), nem precisa de visto pra passear na timesquare durante a escala, só fazer uma parada lá de isenção de vistos e pagar 14 doláres ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahuheua, com certeza o passaporte europeu vai ajudar muito em muita coisa, Kuatnom! :D Mas o que eu ouvi falar sobre esse negócio do passaporte brasileiro ficar preso é o seguinte: no final do PSE parece que eles "prendem" seu passaporte enquanto se está no processo de retirada do novo visto, não é o tempo todo do PSE não! ;) E, sim, eu já comprei a passagem... E olha, eu liguei pra TAM umas 3 ou 4x... Eu tenho 4 amigos que fizeram a mesma coisa (ligaram umas 3x) e todos nós recebemos a informação de que é possível, sim, fazer a emissão de novo bilhete, etc... E tipo, eu sou do ES, um amigo do Piauí, outra de Pernambuco, outra de Brasília... Cada um de um lugar diferente, e todo mundo ficou sabendo da mesma coisa quando ligou pra central de vendas da TAM... Aí, sei lá, é isso, to confiando! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Beijinhos!! =)

      Excluir
  6. Luciana, você sabe se há problema de chegar antes do início das aulas e fazer viagens? Tipo chegarei 9 dias antes do início das minhas aulas em Londres, e to querendo ir pra Roma passar uns 4 dias com uns amigos lá, e quando tiver faltando 2 dias pro início das aulas eu iria pra minha cidade, ou até mesmo ficar uns 7 dias em Londres, de boa haha. Só que eu tenho, justamente, a dúvida sobre o envio dos comprovantes de embarque. Tipo, eu tenho que enviar a passagem de trem também de Londres para minha cidade? E será que dá rolo essa antecipação da viagem? Obrigada desde já, seu blog é ótimo! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Maritta! Obrigada pelo elogio! =) Então, é o seguinte... Acho que não tem problema nenhum em chegar 9 dias antes, não... Parece que a pessoa pode chegar até 15 dias antes, se eu não me engano! ;) E quanto aos comprovantes, acho que mandando só o comprovante do voo está tranquilo... Alguns amigos meus enviaram apenas esse comprovante e até agora não tiveram problemas... Mas, se você está preocupada assim, por que não scaneia os dois comprovantes, coloca em um arquivo só em .pdf e manda tudo de uma vez? =) Sei lá, é só uma ideia, mas acho que nem preciiiiiiiisa, não! =)

      Beijinhos, boa sorte!! =*

      Excluir
  7. Blog Top!!! Obrigada pelos esclarecimentos, Lu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, de nada, Paloma!! Pro que precisar, tamos ae! :D

      Beijinhos! =)

      Excluir
  8. Luu, como assim a tap não permite remarcação? Não vi nada sobre isso no site deles!
    Parabéns pelo blog, ta ajudando pra caramba :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Roberta! Obrigada, que bom que está te ajudando!! =)) Eu também não havia achado nada no site, mas liguei pra lá, expliquei a situação e foi isso que eles me responderam! =)

      Beijinhos!!

      Excluir
  9. Oi Lu! Eu fiquei com umas duvidas hahaha me dá uma luz?
    Eu vou agora em setembro sem PSE. Digamos que eu compre minhas passagens dia 31/05 (não sei nem se meu CAS vai chegar até lá, imagine o dinheiro, mas enfim...), de maneira que:
    Ida: 01/09/14
    Volta: 25/05/15
    Mas eu to achando que vou poder voltar só lá pra ultima semana de agosto. Então eu vou ter que ir em uma loja TAM antes do dia 25/05/15 emitir um novo bilhete (depois de agosto de 2014, pra eu poder remarcar até agosto de 2015 sem problemas), e ser feliz? É isso mesmo? :D
    E outra coisa: pra reemitir o bilhete tem alguma taxa? Ou isso é 0800? Porque sei que pra remarcar voo tem uma taxa + diferença do preço das passagens, mas não entendi se essa taxa existe ou não pra fazer a reemissão do bilhete!
    PS: Cara, tu não faz ideia da luz que é o seu blog na minha vida hahahahahahaa venho sempre aqui tirar minhas duvidas e até esclarecer minha mamis que tá surtando com essa viagem! hahahaha
    Bjs! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Thaynah! É claro que te ajudo! Vamos lá! =) É isso mesmo que você falou! Vou entendeu direitinho o que é pra fazer com as passagens e o lance da remarcação, etc! =) E pra reemitir o bilhete são as mesmas taxas de remarcação de voo + diferença no valor das passagens... Não tem nada além disso não!

      Hahaha, e que bom que o blog está ajudando você e sua mãe! Eu sei como é isso, minha mãe às vezes surta também, kkkkkkkkkkkkk. Qualquer coisa que você ou ela precisar, pode perguntar, viu? Se eu souber, to aqui! Hihihi.

      Beijinhos!! E boa sorte! =))

      Excluir
  10. Luu, vi que você comprou a passagem bem antes da viagem.. a minha situação é a seguinte, sou deste edital e minhas aulas começam dia 19/06, quero comprar a passagem pro dia 09/06, mas não recebi NADA, nem cartão, CAS, nada de visto, enfim, nada! Você acha q é arriscado perder a passagem? Obrigada, você está salvando minha vida :)) Pati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Pati!! Então, eu não sei te dizer isso, desculpa! O pessoal do meu Edital está recebendo o CAS uns 3 meses antes das aulas começarem e já estão conseguindo marcar o visto logo... Como suas aulas vão começar em 2 meses, você deve receber o CAS logo... No máximo no início do mês que vem... E parece que está sendo fácil marcar o visto... Mas como você deve receber tudo logo, acho que você podia esperar pelo menos a data de marcar o visto (porque aí você já sabe mais ou menos os prazos que terá tudo em mãos) pra poder marcar a passagem! Eu comprei com bastante antecedência mesmo, porque sou muito ansiosa (te entendo! kkkkkkkkkk), e porque eu estava com medo de as passagens subirem muito... Mas acabou dando na mesma, os preços continuaram equivalentes... Então, sei lá, pra não correr risco nenhum, se eu fosse você, esperaria ter o CAS em mãos e o visto marcado! =)

      Beijinhos! E boa sorte! ;)

      Excluir
  11. Oi Luciana,
    Eu acho que minha dúvida é idiota porque ninguem perguntou até agora hahaha
    Quando você disse que estava decidido que ia comprar ida e volta separadas pela Condor, mas que desistiu quando descobriu que a volta só permitia uma mala de 20 kg, me surgiu essa dúvida: comprando ida e volta separadas, a volta não é considerada uma "ida" do lugar que você está para o Brasil? Nao seria permitido levar uma mala de 32 kg nesse caso?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Paola! =)

      É exatamente isso que você falou... E sua dúvida não é idiota! Hahuehuhauhea Mas o que acontece... Nas leis dessas companhias aéreas, não importa o lugar de destino... Importa o lugar de origem, entendeu? Então como o aeroporto de origem não seria do Brasil, o que vale é a lei de 20kg de bagagem. :/

      Beijinhos!

      Excluir
  12. Oi Lu! Sempre que posso leio suas postagens. Admiro muito a sua determinação pra resolver as coisas. Você sempre procura se informar ao máximo e só pára quando soluciona o problema! E além de tudo ainda compartilha conosco! Mesmo assim você parece ser muito prática e resolver as coisas com tranquilidade e rapidez, ensina o segredo?? haha Foi a impressão que eu tive, lendo o último post com o que você levaria na mala em cima da cama, eu demoro mais tempo e levo mais coisas pra uma viagem de um final de semana aqui do lado! hahaha desespero! Você vai fazer algum post com os itens que levou na mala? Eu vi que você vai levar uma mala PP na cabine e despachar uma G. Lá na europa quando você for viajar, pretende viajar com essa PP ou comprar uma média?!
    Enfim, tenho muitas dúvidas, mas uma delas é quanto a British Airways. Procurei me informar sobre a TAM, a TAP, a Air France, KLM e British. Essa última ainda não obtive informações. No site deles encontrei que tanto ida quanto volta permitem levar 2 malas de 32 kg. A dúvida seria quanto o prazo pra remarcações. Mas pelo o que você falou a validade do bilhete também seria 1 ano depois da data de ida? A princípio 1 ano seria suficiente para mim, pois irei sem PSE, mas é sempre bom ter um prazo maior né?
    Outra dúvida é quanto a TAM, infelizmente eles não tem vôos direto, isso seria um ponto negativo. Além disso, eu não entendi muito bem o preço para remarcar a volta. Seria U$ 150 + a diferença de um combo ida e volta? Você comprou as passagens online mesmo? Vi que tem uma taxa grande e não sei a que se refere!
    Obrigada pela ajuda, futuramente farei mais perguntinhas! Boa viagem e boa sorte!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Larissa! :D

      Poxa, muuuito obrigada pelas palavras, sério!! Fiquei muito feliz em ler isso! Eu sou meio que assim mesmo... Só paro quando resolvo o que precisa ser resolvido... Não gosto de ficar esperando o tempo passar, ver as coisas acontecerem e nem confio muito nos outros, sabe? A maioria das pessoas faz o que é mais cômodo, e eu preso mais pelo custo-benefício, então prefiro pesquisar eu mesma o que eu acho melhor/mais vantajoso! =)

      Quanto as roupas em cima da cama, menina, NÃO SEI COMO, mas eu consegui separar exatamente o que eu precisava, e dentro do limite do peso!! Hahahaha, juro, nem eu acreditei, estou boba até agora! =] O post sobre isso eu fiz ontem! O link está aqui, oh:

      http://dreamsofgasparini.blogspot.com.br/2014/05/official-check-list.html

      E lá na Europa eu pretendo ficar viajando com uma mochila de carrinhos que vou comprar lá! Uma que seja das dimensões exigidas pela Ryanair, Easyjet, etc... É mais ou menos do tamanho dessa mala PP! =)

      Quanto aos bilhetes... Não... A validade do bilhete é de 360 dias após a data da COMPRA dele... Por exemplo... Eu comprei o meu em Novembro do ano passado, pra viajar em Maio... O meu bilhete é válido até Novembro deste ano, entendeu? Então qualquer alteração que eu quiser fazer em relação ao bilhete, tem que ser até esse prazo. Aí, se eu quiser remarcar/reemitir um novo bilhete, com mais 1 ano de validade, eu posso marcar a data da volta pra até 1 ano depois do dia que eu fui lá reemitir o bilhete! ;)

      E olha, a TAM tem vôo direto pro UK, sim! O meu sai daqui do Brasil e vai direto pra Londres! Quanto aos valores de remarcações, é isso mesmo! E eu não sei também a que se referem as taxas... Mas eu comprei online mesmo! =)

      Beijinhos!

      Excluir
  13. Luciana, por acaso, você saberia dizer se na TAP esse lance da remarcação sairia tipo o "(Combo ida e volta) - (Combo ida e volta)" (igual a TAM) ou o esquema de "passagem de volta isolada (caro) menos passagem de volta valor combo (irrisório)"?
    Muito obrigado =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!! =))

      Então, a TAP não tem o mesmo esquema de remarcação da TAM (possibilidade de emissão de novo bilhete com nova data de validade), e não sei te informar especificamente sobre o que você perguntou, desculpa! =/

      Beijinhos!

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?

    Estou tendo a maior dificuldade do mundo pra remarcar minhas passagens da TAM. Comprei ida e volta também, com a ideia de remarcar em até um ano da ida e antes de um ano da compra. Confirmei com o atendente que eu poderia fazer isso e ele me garantiu que sim, que era possível voltar um ano após a compra.
    Agora quando tento remarcar me dizem que não, que é em até um ano da compra que tenho que voltar! Querem que eu compre outra passagem de volta e pegue uma miséria de reembolso,
    Posso saber com que vc falou, como vc conseguiu isso?

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Anna!! Na verdade você pode remarcar sim, mas o valor cobrado é absurdo, e não vale a pena! Melhor comprar outra passagem mesmo! =(

      Beijinhos! E boa sorte!

      Excluir
  15. Luciana td bem? Por favor vc já remarcou suas passagens? Conseguiu pagar a diferença segundo o valor do combo? Pq estou na europa e quero remarcar meu bilhete dentro do prazo de 1 ano, mas a tam está cobrando um valor de 8500 reais + taxas por passageiro, estão considerando somente a volta. Meu estou em choque não tenho isso é mto dinheiro. Agradeço mto se puder ajudar c as respostas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Aline!!! Eu procurei saber sobre a remarcação também, e é possível, sim, mas realmente o valor cobrado é muito alto, e por isso vale mais à pena pedir reembolso e aí comprar outra passagem! =(

      Beijinhos!

      Excluir
  16. Luciana ( não sei se a outra mensagem já foi ;/).
    Você entrou no UK com o passaporte italiano né?
    Você precisou apresentar algum seguro saúde na imigração?
    Quais documentos eles pediram?

    Muuito Obrigado :D .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Lucas!! Sim, entrei com o italiano e não precisei apresentar documento nenhum! =)

      Beijinhos!

      Excluir