domingo, 6 de outubro de 2013

Já é ou já era - The Personal Statement

O dia da inscrição no portal do UUK chegou e a hora de você mandar o seu Personal Statement (PS) também!


Mas... O que é o Personal Statement?


O PS é um tipo de "carta pessoal", em que você escreve sobre você, suas experiências acadêmicas e profissionais, seus anseios, o porquê de você fazer o curso que você atualmente faz, o porquê de você querer fazer o curso para o qual está se inscrevendo, seus hobbies, seus sonhos, sua personalidade... Enfim, um documento em que você escreve com as suas palavras sobre a sua vida! =)

Você vai escolher 3 universidades para se inscrever e vai fazer um PS que sirva simultaneamente para as 3! Ele é mega importante e deve ser feito com muita dedicação, porque é um dos critérios mais importantes para a faculdade te selecionar para estudar nela! ;)

#fikdik: Gente, por favor, quando eu digo que é pra você escrever sobre a sua vida, não é para você contar porque sua mãe quis que seu nome fosse Joana, que seu sangue é AB+, que você namorou 5 caras, que quer casar com um loiro de olhos azuis e que quer viver no Canadá por causa da qualidade de vida de lá, ta? Hahaha. Deixa isso pra você! Hahuehuahuheuhahheha

Pois é, mas aí cuidado pra não se empolgar quando for falar da sua história! Seu PS pode ter no máximo 4000 caracteres (contando com os espaços) ou 47 linhas: o que você alcançar primeiro é que vai limitar o tamanho do seu PS.


#fikdik: No site do Maccery você pode digitar o seu PS que ele vai contar pra você, com o mesmo padrão do UUK, a quantidade de caracteres e de linhas. Contar pelo Word é uma ideia, mas uma ideia falsa, ok? Hahuehuhauhea Eu ficava toda feliz achando que meu PS estava com 3990 caracteres e 46 linhas (no limite), e quando joguei no Maccery, tive a infeliz surpresa de saber que, de acordo com o UUK, ele teria 4250 caracteres e 48 linhas (não me perguntem como ocorre essa mágica e triste conversão, só sei que foi assim! Hauheuha). ^_^

Como fazer um PS?

Pois é , galera, a dúvida geralmente paira no "Como devo começar meu PS?", e vai avançando para "como devo abordar os assuntos? O que devo falar? O que não devo falar?", etc, etc, etc... No site do UCAS, você pode achar muitas coisas sobre como começar seu PS, mas o que eu acho que são mais importantes são o arquivo .pdf que faz tipo "perguntas" pra você responder sobre si mesmo, sabe? E também essa página, que explica um pouquinho mais de detalhes importantes sobre o Personal Statement...

#fikdik: Eu acho legal, antes de começar a redigir o PS, você fazer um documento com tópicos sobre o que abordar sobre si mesmo... Eu fiz isso e foi suuuuuuper útil, porque no início eu havia colocado UM MONTE de coisas, e depois eu vi que nem tudo era realmente importante... Então foi mais fácil selecionar o que eu queria (e devia) abordar e o que cortar da lista.

Existe também um site super bacana que você pode ler vários PSs, de vários cursos, já que eles são separados de acordo com essa categoria! O nome do site é Studential.com, e vai super te dar ideias legais pra redigir o seu próprio PS! :D Graças a Deus eles existem, porque sério, são uma mão na Wheels roda!


#fikdik: Lembre-se: plágio é crime. E se você estiver pensando mesmo em plagiar algum PS que você ler, sinto lhe informar que você será desclassificado do programa, porque as universidades no UK usam um programa super louco, da hora, magnífico e funcional que compara o seu (isso mesmo, o seu) PS com todos os que eles têm nos arquivos deles! E se tiver trechos copiados, ou um PS inteiro copiado, você está fora do jogo! Então melhor nem arriscar, né? Melhor ter um pouquinho de trabalho e a garantia de que dará tudo certo na sua inscrição, né? =)

Uma dica super importante, gente, que eu não preciso nem explicar a razão, é que o inglês do seu PS tem que estar o mais impecável possível. Não precisa estar perfeito, mas tenta dar o melhor de si pra fazer um documento legal, sabe? Porque, como eu disse, o PS é um critério levado muito em conta na sua inscrição. Então quanto mais bem feito, melhor, né? Se estiver cheio de erros de gramática, é provável que o avaliador nem termine de ler e não te selecione para estudar naquela universidade linda que você tanto quis! Pense nisso! =]

Existem umas dicas bem legais sobre o PS...

Não minta: Primeiro porque é feio e se você mentir não vai receber presente do Papai Noel, né? Hahuehuhauhuhehuahea. Brincadeira... Mas, gente, mentir pra quê? Se eles pedirem alguma prova daquilo que você está falando que fez/faz/tem e isso não for verdade, você vai ficar num mato sem cachorro e aí ferra tudo, certo? Então sem mentiras, mesmo que você queira muito!

Sem exageros: Você é um aluno super dedicado, atencioso, bacana, se envolve com tudo de legal na faculdade... Mas existe uma coisa chamada arrogância que é muito tendencioso de se fazer, mas que se tem que tomar muuuuuito cuidado!! É óbvio que você vai fazer uma super propaganda positiva de você, e é claro que às vezes você nem percebe que está sendo arrogante, mas tente sempre ser o mais humilde possível, mesmo sendo uma pessoa tão competente! ;)

Frases soltas/aleatórias jamais: Tente usar conectores e deixar seu texto fluido... Com início, meio e fim bem agradáveis e bem coesos!

What avoid in my personal statement? Jogue essa frase no google, abra mil abas e seja feliz. Hahuehuhauhea. Ô, gente, mas é sério... Essa bendita frase me deu uma luz em diversos aspectos! Então é bom fazer esse tipo de pesquisa também! ;)

Leia PSs de pessoas do seu curso e tome como EXEMPLO: É sempre bom entender como as pessoas do seu curso são e no que você difere delas pra melhor... Pode ser um diferencial e tanto!

Sem referências de locais de trabalho: Sério, é muito legal que você estagia no Sírio Libanes (nem sei se pode, ahuehuha), que você teve experiência na editora Abril e que você dá aulas particulares no Pitágoras (também nem sei se rola! :P), mas o avaliador do seu PS não quer saber nada disso... Ele quer saber o que você acha disso tudo e o que você aprendeu com essa experiência.

Sem listas, por favor! É muito chato ficar lendo todas as 27 coisas maravilhosas que você já fez durante a faculdade... É muito mais interessante saber no que isso te acrescenta, por que você procurou fazer essas coisas, quais eram seus objetivos, quais foram os aprendizados... Certo?? ;)

Peça opinião alheia: Não é pra ninguém escrever pra você, é pras pessoas te ajudarem a encontrar os erros, dar opinião no que você pode melhorar, te ajudar a cortar algumas coisas desnecessárias, entende? A ideia é sempre sua, mas uma opinião de uma pessoa que te conhece é sempre legal! Até porque, ajuda a evitar aquela arrogância que eu falei ali em cima! =)

Revise: Revise, revise, revise. Quando você achar que já está bom, revise mais umas 10 vezes. Aí você pega, e escreve outro PS, com os mesmos assuntos do primeiro, mas escrito de forma diferente. Você vai ver que esse seu segundo PS vai ficar melhor que o primeiro! ;) Aí você revisa de novo e está tudo certo! \o/

Meu Personal Statement...

Primeiramente, eu preciso dizer que eu não teria um Personal Statement se não fossem Amanda Moraes, Gabriel Rosseto Lemos, Suzana Pittol e Bruno Fetter. Todos foram tão super mega importantes pra mim, sabe? Eu realmente não sei nem como agradecer, porque vocês foram muito sensacionais comigo! Amanda me ajudou com o pontapé inicial de passar meu primeiro rascunho de PS pro inglês, Gabriel e Suzana foram lindos e perfeitos ao me ajudarem a corrigir meus erros de inglês sempre que eu mudava meu texto e o Bruno Fetter mostrou que distâncias não impedem amizade verdadeira... Ele simplesmente ficou por cerca de 1 mês comigo revisando o meu PS todos os dias e fazendo críticas construtivas sobre ele (nós até brigamos feio um dia, porque estávamos divergindo em alguns aspectos, mas foi a melhor briga da vida, porque ela que me fez reconstruir meu PS por completo e fazer tudo dar certo no final). Fetter, te amo, mas ignora isso, ok? Não quero que você se ache mais do que já o faz. Hahaha.


Eu fiz e refiz meu PS tipo umas 50-60 vezes, não estou exagerando!!! A inscrição no portal do UUK foi só na última semana de Agosto, e eu comecei a escrever meu PS em Maio... Pedi pra ser revisado por pessoas extremamente confiáveis e competentes que com certeza não me deixariam na mão. Foi tipo serviço de alta segurança. Hahuehuhae. Mas tem que ser, né. Eu não confio muito no meu inglês, então preferi pedir ajuda, já que eu precisava! =) No fim, achei que meu PS ficou até bem razoável! (Não por causa de vocês, seus lindos, mas porque eu mesma não fui capaz de escrever sobre mim algo melhor!).

Uma outra coisa que achei super útil também foi entrar no site oficial do NHS, na parte de carreiras da área da saúde, e ver o que eles procuram num médico (minha área)... Foi ótimo, porque me deu ideias de como cruzar essas informações com a minha vida e por tudo no papel! ;)

#fikdik: Ah... E eu tive o problema de me inscrever pra cursos diferentes nas 3 universidades, então, pra não por a cara à tapa, ao invés de citar o nome do curso para o qual me inscrevi, falei sobre matérias comuns a todos eles! Hahaha, esperteza.

Por último, queria dizer algumas palavras do Fetter que você tem que refletir depois de rascunhar seu PS: "Você quer mesmo ir pra lá? Tipo... MUITO MESMO? Se sim, por que não vejo isso quando leio o seu PS? Você é uma pessoa com muitas qualidades, mas seus concorrentes também. O que te diferencia deles, para a universidade querer você, não eles?"


Os finalmente...

Since I was a child, I have always been enchanted by the ability of the doctors to use knowledge and reasoning to face the diseases and to determine their diagnosis and treatment. So, I chose Medicine to find out the mysteries about the man and save people’s life. In order to have a solid educational background, I have always desired to study in one of the best and well-known universities in the world, in a place which has an exemplary public health system. By doing this, I would be more prepared to work at hospitals and to attend my patients, helping them efficiently. Furthermore, I would have an international experience and a distinct education to be an outstanding professor, another aspiration of mine. Therefore, I have dedicated myself to intensive years of study, and now, I want to seize this opportunity to fulfill my dream.

I have always been aware that Medicine's related problems would be more easily solved associating different knowledge areas. Then, during Elementary and High School, I enhanced my knowledge taking part in various extracurricular activities, such as the Brazilian Olympics of Astronomy and Astronautics; Mathematics; Physics; and Chemistry. Besides, I was a teaching monitor of some of these subjects in one of the best schools in my state. Due to my prominent performance, I was elected twice its Student of Honor.

The dream of helping others using a superior knowledge of the functioning and secrets of the human body made me enter the School of Medicine in 2011. Still early in the course, I was elected the class leader and could recognize the importance of having a good teamwork to achieve our duties as professionals. Outside the classes, I was involved in volunteer Anatomy and Histology teaching programs, improving my lecturing and communication skills, as well as enriching my own understanding in these subjects. In addition, in order to better understand how the Brazilian Public Health Care System (SUS) works, I have assisted doctors from Gynecology and Plastic Surgery areas in public hospitals as a voluntary work experience.

Additionally, I participated in an important research project – the first in Brazil to use epidemiology to associate osteoporosis and femur bone fractures, concluding concrete ideas about Brazilian characteristics and our risk factors of this disease. Besides that, knowing it is indispensable for the doctor to keep always updated about new discoveries and technologies, I always read scientific articles, which certainly will help me to have a successful work. This year, I am able to corroborate it when I put my own knowledge and empathy into practice while I monitor patients, bringing them comfort and improving their quality of life. While I do this, I can feel the reality of being a doctor and be sure it is what I want for me: a brilliant life of hard work, solidarity, organization and dedication.

Now, I know it is time to study abroad and enrich my career – which I want to be complete and dynamic. I am sure this experience in the United Kingdom will help me become a great doctor, professor and researcher, since I will be able to learn with eminence about health care, human physiology and diseases, medical sciences and scientific study. Furthermore, I want to be an apprentice of the NHS – the best public health care system in the world – and enforce it qualities in my job. Besides that, I know it is a good chance to make new friends, to live inside an admirable culture and to get involved in sports, societies and extra activities that the university offers to its students. It is a unique opportunity of professional and personal growth.

Finally, I am looking forward to my approval on Science Without Borders Programme in the UK. I will be glad to fulfill my dream of studying in a big research center, giving my best for this country and for this university, which is recognized worldwide for its excellence, hospitality and care for students’ education.


Lembre-se do programa do UUK e de que plágio é crime! Hahaha.


Um beijo e boa sorte a todos! =**



21 comentários:

  1. Lu linda hahaha! Adorei o "wheels"
    Seu blog vai ajudar muita gente mesmo... não só cita o que tem que ser feito, como detalha muito bem o passo a passo! Boa sorte com ele :*****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahuehuhauhuhueha, que linda, Wheels! :D Obrigada, tomara que ajude mesmo as pessoas!! Antes de viajar, essa é a intenção! Hahuehuhahea xD

      Excluir
  2. Tá muito legal Lu,sei que já disse isso mas não canso de repetir, hahaha! Parabéns garota!
    Eu penei com o PS e até agora não gostei do meu, mas se Kent gostou tá tudo certo né? hahaha E eu acho seu PS lindo, um dos melhores que eu li durante todo o processo!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuu, você é uma fofa, sério!!!! Eu também não gostei MUUUUUUUITO do meu PS não, ou então já cansei dele, de tanto ter lido... Mas se Mdx gostou, quem sou eu, né? Hahuehuhauehuhauhea Mas de qualquer forma, muito obrigada pelo elogio!! :D

      Excluir
  3. Adorei, super dicas! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Maia! Boa sorte com seu PS! ;)

      Excluir
  4. Estou começando a fazer meu PS e lendo o seu eu posso ver o HARD WORK que vc colocou nele.O uso de palavras e ligação dos parágrafos é IMPRESSIONANTE. Daqui a mais ou menos três semanas irá começar a nova fase do UUK e espero que eu possa redigir um PS tão bom quanto o seu. Obrigado pelas dicas, =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expedito, que bom que gostou!! Fico muito feliz, sério!! Mas eu tive muito trabalho pro PS chegar a ficar assim, e tive ajuda de bons amigos também!! Se você quer uma dica de ouro, comece a fazer o seu PS o quanto antes! Faz muita diferença ter tempo para redigi-lo! E você ainda pode pedir pra outras pessoas revisarem, é bem legal!! =) Tenho certeza de que você vai conseguir fazer um bom trabalho! Vem aqui depois contar como foi sua seleção, viu?? =))

      Beijinhos, e boa sorte!! =**

      Excluir
  5. Caramba! Realmente o melhor blog sobre o CsF que eu achei até agora... Comecei a acompanhá-lo pouco tempo atrás com o post das atividades físicas, li alguns outros mais antigos e, agora que estou trabalhando no meu PS, quis vir dar uma olhada no que você tinha escrito... Seus textos são sempre muito claros, detalhados, engraçadinhos e gostosos de ler... Hahaha! Está de parabéns, moça!

    Estou pensando em ir pra Middlesex também, em Setembro! E espero mais posts sobre a Uni! Hahaha!

    Muito boa sorte na sua ida e obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, Lucas!! Obrigada! :D Que bom que você está gostando!! É muito bom ouvir isso! ^_^ Tomara que consiga fazer um bom PS, estou aqui torcendo por você, de verdade! :D Vou postar mais sobre Middlesex, sim, pode deixar!! Na verdade, tenho planos pra alguns posts específicos sobre a faculdade quando eu chegar lá... Pode esperar que tem várias coisas pra vir ainda! :D Hahaha Seria muito legal se você fosse pra lá em Setembro! Vai fazer qual curso? =)

      Beijinhos e boa sorte! Qualquer coisa, to aqui! ;)

      Excluir
    2. Eu faço Engenharia Mecatrônica aqui no Brasil e em Mdx tem Design Engineering: Mechatronics, então ainda estou decidindo se coloco como primeira ou segunda opção por causa de QMUL...

      Vou ficar esperando os posts, então... Hahaha!
      Muito obrigado!

      Excluir
    3. Ah sim!! Entendi! =) Bom, espero que você faça a escolha certa então! ^_^

      Beijinhos, boa sorte! =*

      Excluir
    4. É isso! Fiquei numa dúvida grande aqui nos últimos dias, mas coloquei Mdx como primeira opção!! rss Não faz ideia no quanto esse seu post aqui me ajudou com o PS, moça... Foi todo baseado nesses seus links e nas suas dicas, então, se eu não passar, vai ser culpa sua! Hahahahaha! Muito obrigado, de verdade!!

      Excluir
    5. AEEEEEEEEE!! :D Você vai passar, sim, você vai ver!! :D Estou super na torcida, juro!! Quando sair o resultado, vem aqui me contar!! To sentindo que seremos colegas de uni! kkkkkkkkkkkkk.

      Beijinhos, fica com Deus!! E BOA SORTEEEEEEEEEEEE!!! :D

      Excluir
    6. Aviso sim!! E você é que é uma graça... hahaha!!

      Excluir
    7. Recebi a offer, moça!!!! Mdx!!! Uhuuuull!! Hahahahahaha!!

      Excluir
    8. UHUUUUUUUUUUUUUUL, LUCAAAAS!!! PARABÉEEEENS!!!! SÉRIO, TO MUITO FELIZ!! :D

      Excluir
  6. Que legal Luciana. Seu blog é muito útil e você escreve muito bem. Eu não convivo muito com pessoas organizadas e dedicadas e isso pra mim é um sofrimento, vou ousar em dizer que te considero uma "amiga" kkkk porque eu venho aqui e renovo minha fé que nesse mundo tem gente que encontra um sentido na vida e faz por merecer. Aguardo as notícias do UK e, mesmo com atraso, sempre dou uma passada aqui. Vou me inscrever no próximo edital e com certeza seu blog está na lista dos que devem ser lidos. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Fabiana!! Hahaha, também sofro com isso, porque muitas vezes a gente tem que fazer coisas que não dependem só da gente, né, e a falta de organização e dedicação de outras pessoas muitas vezes nos atrapalha! Mas não tem problema, a gente dá a volta por cima e dá tudo certo no final! :D

      E que bom que você está gostando do blog! Seja sempre muito bem-vinda aqui, viu? Qualquer coisa é só perguntar!!

      E muito boa sorte pra você nesse próximo edital!! :D

      Beijinhos! =)

      Excluir
  7. Luciana, seu PS ficou muito bom! Eu te aceitaria como aluna em minha universidade! HAHAHA Eu espero conseguir cursar a universidade na Inglaterra. Sempre foi um desejo muito grande meu. Ano que vem eu começo o Ensino Médio e me esforçarei muitíssimo para me sair bem. Sei que ainda falta um tempinho (que também sei que vai passar voando), mas mesmo assim, gosto de me manter informada desde já. Seus textos estão me ajudando muito nessa euforia em que me encontro! Beijos.

    ResponderExcluir