sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Uni, Duni, Tê! - A escolha das universidades e a inscrição no portal do UUK

Ei, gente!! =) Bom, antes de tudo, gostaria de agradecer a todos pelo carinho, apoio, dicas e força que estão me dando. Saibam que o blog está sendo feito com muito amor e carinho - não só pra mim, mas pra vocês também! ;) E também gostaria de agradecer de forma super especial a pessoa que me mandou uma mensagem (em inglês)  muito linda e graciosa no Ask.fm! Infelizmente eu não sei quem é, mas saiba que fiquei realmente muito lisonjeada com a mensagem e desejo tudo em dobro pra você, nos vemos no UK! ;)

Pronto, você já se inscreveu no site do CsF, já mandou seus documentos, e o prazo tanto da inscrição quanto do envio do resultado do teste de proficiência já acabou! :D E agora?

E agora que, depois de um tempo, você vai receber um e-mail do UUK dizendo que você foi pré-selecionado pelo CNPq e que em breve estarão abertas as inscrições no site deles, pra vocês poderem escolher os cursos, as universidades, mandar os documentos, etc... =)



Para se inscrever no site do UUK, você vai precisar de:

  • Histórico escolar traduzido (por qualquer pessoa, desde que não seja você)
  • Certificado do teste de proficiência
  • Personal Statement
  • Dados do passaporte brasileiro (o UUK permitiu que as pessoas usassem os dados do RG, caso ainda não tivessem o passaporte, e depois mandassem os dados do passaporte para eles)

Infelizmente, não tenho um tutorial lindo igual aquele do site do CsF pra mandar pra vocês, mas a inscrição no site do parceiro também é super tranquila, sem mistérios, não se preocupem! ;)

Falando um pouquinho sobre cada documento para inscrição no UUK...

Histórico escolar traduzido: Bom, gente... Aqui é o seguinte... Você vai precisar enviar pra eles o seu histórico com notas, reprovações, etc. Tudo, absolutamente tudo, tem que estar traduzido para a língua inglesa. Eles falam que o histórico não precisa ser juramentado, e que pode ser traduzido por qualquer pessoa, desde que ela não seja você. No documento, deve constar:
  • Uma declaração do tradutor dizendo que esta é uma tradução acurada to texto original em português (ex.: “I certify that this English Translation is a true and accurate representation of the text in Portuguese.”)
  • Data da tradução
  • Nome completo e assinatura do tradutor
  • Detalhes de contato do tradutor ou da companhia de tradução que fez o serviço pra você
Caso o histórico não tenha sido feito por tradução juramentada, ele também deve conter alguma coisa que indique que ele foi "oficializado" pela faculdade... Pode ter sido impresso em papel timbrado ou mesmo ter assinatura e/ou carimbo da Secretaria de Relações Internacionais da sua Universidade e/ou Colegiado.

#fikdik: Algumas universidades forneceram um modelo de histórico traduzido (como a UFES, que forneceu esse modelo), e pedia pro aluno traduzir por conta própria, que eles assinavam depois. Outras universidades já forneceram o histórico escolar pessoal completamente traduzido e já assinado para aluno; e outras ainda disseram que não iam assinar e nem carimbar nada, então o aluno foi obrigado a juramentar o histórico.

#fikdik: A tradução juramentada do histórico pode custar entre R$ 250,00 ~ R$ 500,00, então é bom saber logo como a sua universidade encara esse documento e como ela vai agir em relação a ele.

Andréia, sua linda, muito obrigada por toda paciência do mundo que você teve comigo, por assinar pelo menos uns 15 históricos, porque eu sempre errava e corrigia alguma coisa (hauehuhauheuha), e por ser essa amiga maravilhosa. <3

Certificado do teste de proficiência: Sem mistérios... Scanear o que veio pelos correios, salvar como .pdf e mandar! ;) Algumas pessoas estavam sem o certificado original do TOEFL, e parece-me que elas puderam enviar o print da nota.

Personal Statement (PS): Resumindo bem, o Personal Statement (PS) é uma "carta", em que você fala sobre você, suas experiências escolares e profissionais, seus hobbies, prêmios, atividades, sonhos, vontades, etc... O próximo post vai ser específico sobre o PS, então vai ser tudo bem explicado, don't worry! =D

Dados do passaporte brasileiro: Como eu disse, o UUK permitiu que as pessoas enviassem os dados do RG, caso ainda não tivessem o passaporte... Mas depois os dados deste documento devem ser enviados! ;)

#fikdik: Todos os documentos devem ser scaneados e salvos em formato .pdf. O PS não será enviado como arquivo. No portal de inscrição, haverá um espaço próprio para você digitar o seu PS ali, ok?


#fikdik: Pelo que eu me lembre (não tenho certeza), no portal do UUK também há a possibilidade de você ir fazendo sua inscrição, salvar, e não enviar imediatamente, podendo terminá-la depois... Mas eu não tenho certeza.

O prazo da inscrição varia entre 7 e 10 dias, também não me lembro ao certo... Mas é um prazo curto, então tem que tomar cuidado pra não perder a data e deixar de fazer a sua! ;)

O UUK é super lindo e te manda e-mail pra tudo: pra dizer que as inscrições começaram, pra te lembrar que falta pouco tempo pras inscrições acabarem, pra te apressar porque tudo acaba amanhã... Hahaha, sério, eles são mega atenciosos. E existe ainda a linda da Sarah, que, como diz uma colega CsFer, "é a mulher que manja de todos os paranauê do UUK". :P


Se você quiser, você pode acessar o arquivo de F.A.Q. do UUK e também mandar e-mail (sciencewithoutborders@international.ac.uk) pra lá para tirar suas dúvidas! Eles vão sempre te responder gentilmente. =)

Sobre a inscrição, é isso!

Agora sobre a escolha das universidades...

A parte mais difícil, OMG.

Existem pessoas que ficam maluquinhas nessa hora (né, Débora e Júlia????), porque, gente, sério, é muuuuuuuita coisa pra olhar!! Tem hora que a gente fica tão perdido que não sabe nem por onde começar, sabe? Mas, se você vai participar do próximo edital, eu realmente aconselho a ficar de olho no blog Let's Go Canterbury da minha amiga linda Ju... Não é porque ela é minha amiga não, juro! É porque se o blog dela existisse na época do meu edital, com certeza ia ajudar MUITO na hora da escolha da universidade de lá! Ela está com uma proposta super bacana: falar um pouco sobre cada cidade que tem uma universidade lá no Reino Unido. Olha que máximo! Sério, com certeza vai te ajudar muito!! =)


No mais, pra facilitar a sua tomada de decisão, aconselho fazer como eu fiz (outros também!): faça uma planilha no excel com seus critérios e prioridades de escolha, sabe? Leve em consideração a cidade, tamanho dela, população, se tem aeroporto ou não, localização, classificação da universidade, seus objetivos no intercâmbio, custo de vida, cursos oferecidos pela uni, etc, etc, etc... Ajuda MUITO... Claro que no final você vai ter que escolher 3 entre umas 5 ou 7 ainda, mas já vai ter filtrado bastante coisa e com certeza você não vai se arrepender da sua escolha.

#fikdik: Nesse link, você tem acesso às cidades com adicional de custo, por serem mais caras de se viver, e, portanto, precisarem de uma ajudinha $$ extra. ;)

Na hora da inscrição, você terá que selecionar essas três universidades (com o curso que você quer fazer em cada uma delas) e colocá-las em ordem de preferência, porque o UUK vai tentar te alocar em uma dessas universidades de acordo com essa sua ordem (fofos).

Minha experiência...

Eu escolhi Middlesex University London pra passar 1 ano e 6 meses estudando lá! :D Nos 6 meses iniciais, vou fazer o Pre-Sessional English Course (PSE) e depois vou estudar Healthcare Sciences - Neurophysiology por 1 ano.
Como alguns têm curiosidade, vou falar meus critérios de escolha...
  1. Eu queria Londres. Não só pelo adicional de custo (podendo sobrar mais pra viajar, hahaha),


    Hahuheuhuhauheuha, mas por ser uma cidade cosmopolita e grande, que com certeza me fará aprender muito, por viver num ambiente totalmente diferente do meu (Vitória, uma cidade com cerca de 500.000 habitantes, em que todo mundo é igual e padronizado, hahaha), e por ser uma cidade que eu teria coisa pra fazer o dia inteiro, todos os dias, sendo uma cidade com ótimas oportunidades para eu treinar meu inglês, um dos meus maiores objetivos nesse intercâmbio.
  2. Pra quem não sabe, quem faz Medicina aqui no Brasil não pode cursar Medicina no UK, portanto não podemos clinicar lá... E o que estudamos, no geral, são matérias do ciclo básico (tudo chato). Então, eu queria fazer um curso com o mínimo de matérias chatas possível, e que tivessem coisas interessantes que me acrescentassem, que eu não tivesse aqui no Brasil, sabe? Como uma das áreas que penso me especializar é Neurologia, decidi por fazer  Healthcare Sciences - Neurophysiology lá. A grade do curso é tipo mega legal, só tem coisa que eu gosto, fiquei encantada!! :D
  3. Eu queria uma universidade que tivesse Sociedade de Dança. Pode me criticar porque eu coloquei isso nos meus critérios, mas eu sou super a favor de fazer um exercício físico, e eu simplesmente odeio academia, tenho pavor. E eu sou péssima em qualquer esporte. A única coisa que me identifico é dança, então eu queria uma universidade que me desse a oportunidade de dançar, fazer apresentações, etc! xD
Na época das escolhas, foi super frustrante pra mim, porque eu queria muito Roehampton University, mas aí eu descobri que ela não ia abrir pra mim (porque eu vou precisar de PSE de 6 meses, e ela só abriu pra quem não precisava de PSE ou precisava só de 3 meses).


E, de tão apaixonada que eu estava pela uni, por algumas horas eu pensei em desistir do Edital (hahaha, sério, foi triste).

Middlesex University London...

É uma universidade pequena e fofa, na zona 4 de Londres, região NWalguma coisa. Ela era minha segunda opção antes de eu saber que Roey não ia me amar, então depois ela acabou se tornando minha primeira opção mesmo! :D

Se você quiser saber um pouco mais sobre ela, você pode acessar o site deles, e também ver esse vídeo aqui:



No mais...

Eu vou falar sobre a seleção do UK e como se dá todo esse processo em outro post, pra não deixar esse aqui maior ainda! Hahaha

Boa sorte nas suas escolhas, no seu edital, e tomara que dê tudo certo pra você! :D
Beijinhos! =**



20 comentários:

  1. Nossa esse blog é muito legal e com certeza vai super me ajudar! Parabéns! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marina! Que bom que gostou! Tomara que te ajude mesmo! ;) Boa sorte!

      Excluir
  2. AAAAH fofinha, ^^ Obrigada pela parte que me cita, hahaha! E como sempre, seu post tá maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. nossa, esse blog tá muito bom! gosto do seu modo de escrever, sincero, agradável e despretencioso. muito obrigado, você está me ajudando muito. espero que sua experiência em londres seja maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Eeei, Rafael!!! Que graça você! Muito obrigada, de verdade! =)

    Que bom que está te servindo e você está gostando! Tomara que você encontre todas as informações que precisa aqui, e se tiver qualquer dúvida, é só perguntar, ok? Tomara que dê tudo certo pra você também no seu edital! ;)

    Boa sorte!! =**

    ResponderExcluir
  5. Lu e pessoal, é oficial que você pode começar sua inscrição até a escolha das unis e salvar e NÃO enviar... aí você pode editar depois, tranquilamente :) Quando você conferir e tiver tudo ok, aí sim você aperta ENVIAR e depois disso é só esperar o resultado HAHA

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana. Parabéns pelo blog. As suas postagens são muito esclarecedoras. Agora, fiquei com uma dúvida com relação ao histórico traduzido. Eu já fiz a tradução e foi autenticada, inclusive ele é muito parecido com o modelo da sua faculdade. Mas não entendi essa parte do documento onde consta o tradutor. No histórico não tem isso. É pra eu colocar numa folha a parte, junto com o PDF do histórico? E outra coisa, é obrigatório colocar CR nessa tradução? No site da minha faculdade, recomendaram não colocar, a não ser que seja pedido pelo parceiro internacional. É o caso do UUK? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Pablo!!! Muito obrigada!! :D Então, em relação ao CR, eu não sei... O que eles falam é que na tradução tem que ter TODAS as MESMAS informações que no histórico original. Se no seu original em português tem o seu CR, coloque o seu CR na tradução em inglês, ok? Porque senão não é uma "tradução fiel e acurada" do original, né? =)
      Em relação aos dados do tradutor, no final do seu histórico traduzido tem que ter um espaço escrito assim:

      “I certify that this English Translation is a true and accurate representation of the text in Portuguese.”
      NOME do tradutor, CPF do tradutor, EMAIL do tradutor, TELEFONE do tradutor

      E esse "tradutor" pode ser qualquer pessoa que não seja você, entendeu? =)

      Beijinhos, boa sorte!! Qualquer coisa é só perguntar! ;)

      Excluir
    2. Ah... Minha amiga havia traduzido o histórico dela e esquecido de colocar isso, aí ela fez numa folha à parte e colocou no mesmo arquivo .pdf... E não teve problemas com isso!

      Excluir
    3. Entendi. Tem tudo, menos o CR. Fui hoje na Assessoria Internacional da Faculdade, e eles me disseram que geralmente não precisa. Enfim, vou mandar esse histórico mesmo com essa folha a parte, já que no modelo da minha faculdade não tem essa parte. Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
    4. Então, mas essa parte é o que certifica a tradução, então não tem no original mesmo, não, e é pra ter no traduzido, ok? E se o seu histórico não tem o CR, não se preocupe... Não é pra ter na tradução também, não! ;)

      Excluir
  7. Estou em dúvida num detalhe que não encontro nos grupos por aí.. foi vc quem pesquisou a grade dos cursos e as matérias que teria chance de fazer? Pq até onde vi, as disciplinas pro meu curso são tão gerais (que eu vejo nos sites) e às vezes só pelo nome nem tenho idéia do que é. Nesse post vc falou com tanta certeza das disciplinas que neurologia que vai fazer, então minha dúvida é se vc escolhe as máterias possíveis no portal UUK, ou como q essa parte funciona. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Fabíola!! Eu pesquisei isso sim! Mas eu fui no site de cada uma das universidades que eu pretendia escolher e fui lendo TUDO sobre o curso para o qual eu poderia aplicar... Aí eu pesquisei grade curricular, como funciona o sistema de avaliação, em que ano eu entraria na faculdade... Foi bem trabalhoso, porque eu eu fui olhando no site de cada universidade, entendeu? E algumas falam algo bem geralzão mesmo, mas outras explicam melhor, dão um "resumo" sobre o que a disciplina aborda, por isso eu consegui saber melhor a respeito do que vou estudar! =))

      Beijinhos!

      Excluir
  8. Vou fazer organizado e anotar tudo de importante sobre o curso, faculdade e cidades; para consultar na hora exata no "vamos-ver", pois como vc já falou, a gente pode acabar mudando de opinião com o passar do tempo... Só estou sentida de me interessar tanto por um lugar e não conseguir! hahaha triste! =) obrigada sua linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, verdade, Fabíola! É sempre bom pesquisar bastante antes! =) Poxa, que pena, pra onde você tentou??

      Beijinhos!

      Excluir
  9. Olá, Luciana, tudo bom?! Seu blog é ótimo! Está sendo MUITO útil e você é ótima escrevendo! Ah, meus parabéns pela sua conquista, viu?! De viver esse eurodream!Fui pré-selecionada e tô nessa fase louca de tentar escolher as universidades, e queria ter mais informações da part acadêmica mesmo do curso de neuro! Você já começou? Sabe em qual ano vai entrar/entrou?! Agradeço desde já a atenção! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Vanessa!! :D Muito obrigada!!

      Escrevi um pouco mais sobre isso no post "A Medicina e a Middlesex"... Espero que tire suas duvidas! =)

      Beijinhos!!

      Excluir
  10. Oie!!! Parabéns pelo teu blog, ele é DEMAIS e muito motivacional!!!! Também faço med aqui no Brasil e adorei!!
    Estamos nessa fase chata de escolher as unis e realmente é de deixar a gente louco, agradeço todos os dias por estar de férias durante essa fase! haha
    Mas escuta, fiquei muito curiosa porque ficasse tão apaixonada por Roehampton? Se puderes falar aqui hehe
    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Ei Juu!!!

      Entao, eu gostei muito de Roehampton porque ela eh a minha cara, hahaha. Festas, danças, as matérias que eu poderia escolher... Essas coisas! =)

      Beijinhos!!

      Excluir