sábado, 23 de novembro de 2013

E AGORA, JOSÉ?

YEEEEEEEEEEY, POVO LINDO! Vamos animar isso aqui, estou feliz, ontem teve BLACK PARTY aqui em Vix e vim escrever na maior ressaca animação do mundo pra vocês! Hahahaha

Medlindas, amo <3

E deixa eu contar que foi MUITO ENGRAÇADO estar andando ~ alegrinha e perdida ~ aleatoriamente pelo cerimonial, e aí, de repente, não mais que de repente, chega um cara desconhecido, fofo e maravilhoso me abraçando do nada, gente, e gritando "Yooooooooooooooou!!! You are the girl who write Dreams Of Gasparini!!! I know you!!" (, pelo menos foi o que eu entendi, everyone drunk, hahaha). Hahuehuhauhueha, ai, gente, morri de alegria. Tão legal ser reconhecida assim, de repente. Hahaha :D E aí descobri que ele vai pra Westminster com o Menossi, amigo meu. Mundo pequeno, né? =) Adorei!! <3

MAS VAMOS AO QUE INTERESSA, porque hoje o papo é reto.


Fui a uma reunião da UFES e vou falar pra vocês o que disseram a respeito da minha universidade. Pode ser que a sua uni tenha a mesma política que a UFES, então melhor se interar sobre isso, ok? Mas eu não sei se é assim para todo mundo.

Depois de assinar o termo de compromisso, blablabla, você vai receber a carta de benefícios, que fala quanto de dinheiro você vai receber pra cada coisa, qual a vigência do seu intercâmbio, em qual universidade você estudará, etc... Segue o modelo:



Antes de viajar, você tem que ir até o colegiado do seu curso e solicitar oficialmente o trancamento da sua matrícula. Deve-se abrir um processo, formalizando-o com um documento explicando a sua situação de intercambista e tal...

Aí o que que acontece? 

Em universidades federais, só se pode trancar a faculdade por no máximo 2 períodos. Quando você vai ao seu colegiado e explica que você precisa trancar a faculdade por participar do programa Ciências sem Fronteiras, todos os trancamentos justificados por este fim não são considerados "trancamentos normais", sabe? Eles são chamados de "Trancamento de matricula especial". Para isso, como eu disse, você deve formalizar o pedido com um documento, né, e comprovar que você é bolsista do CNPq e que fará o intercâmbio. Então, n hora de solicitar o trancamento, você também deve apresentar original e cópia da carta de benefícios e do CAS. Certo?


Aí o colegiado vai encaminhar esse trancamento especial ao que aqui chamamos de PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação), para oficializar seu trancamento. Mas se atente a uma coisa: Quando você solicita o trancamento, ele é considerado por semestre, então para cada semestre que você for ficar fora, você tem que solicitar um novo trancamento, ok? Resumindo: Se você for ficar 1 ano, tem-se que solicitar um trancamento antes de você ir e outro 6 meses depois (antes de começar o próximo semestre)... Se for ficar mais que 1 ano, deverão ser feitos 3 trancamentos ou mais (caso haja prorrogação da bolsa). 

Maaaaaaaaaaas, Luuuuuuuuuu, e quando eu não estiver aqui, como vou lá pessoalmente solicitar o trancamento???


Quando você não estiver aqui, quem deverá ir ao colegiado e pedir trancamento do próximo semestre é seu representante/procurador legal, que pode ser seu pai, sua mãe, irmã(o), etc... Quem você oficializar como tal! ;)

E aí, como faz na volta?

Na volta, tem que retornar ao colegiado e, pessoalmente e com documentação, precisa solicitar o destrancamento. Se quiser aproveitamento de alguma disciplina, tem que mostrar documentação da universidade do exterior, comprovando que você fez essas matérias. Tem que mostrar originais e cópias, e levar documentos juramentados. Histórico, ementa do curso, etc.

Volto em Setembro de 2015, posso começar o semestre 2015/2?

Normalmente os colegiados aceitam frequência de pelo menos 75%... Se você voltar a tempo de fazer os próximos 75% do período, ok! Mas isso também muda de colegiado para colegiado, e de universidade para universidade, então procure saber direitinho no seu! ;)

Outros assuntos ;)

Uma frase que a moça lá disse que mexeu muito comigo foi: "Quando a gente viaja para o exterior como uma chancela da nossa universidade, nós devemos agir como embaixadores neste lugar". E é isso mesmo, sabe, gente? A gente está indo pro exterior e, cara, nós, brasileiros, apesar de TODOS os pesares, temos um ensino de qualidade muito boa, e no geral sempre nos destacamos lá fora... E devemos presar por essa imagem, sabe? É claro que todo mundo quer sair, farrear, viajar, etc. Mas devemos lembrar que estamos carregando conosco a imagem de um país inteiro. E isso é muita responsabilidade, gente. Devemos ter juízo, responsabilidade, perseverança, cuidado, conhecimento, sabedoria, simpatia, receptividade... Tudo que podemos mostrar de bom que nosso país tem... E aí, quem sabe, mudar um pouco da fama de Brasil = mulheres + futebol. ;)




Importante lembrar de antes de viajar deixar cópia de todos os documentos aqui e também deixar tudo computadorizado e guardado no dropbox, google drive, pendrive, HD externo, sei lá, porque se você perder algum documento, depois é mais fácil providenciar outro (tendo imagens dos originais, com os números, etc)...  Lembrem-se de não andar com todos os documentos originais quando estiver no exterior... Melhor deixar tudo em casa e andar só com um documento de identificação (como carteira de motorista internacional, etc), e uma cópia autenticada e plastificada do passaporte... Em viagens, óbvio que você vai andar com o seu passaporte original, né, galera! Hahaha.

É isso, beijinhos! ;*





11 comentários:

  1. Ei, Luciana! S
    Sou do 8p da odonto/UFES e tb fiz o IELTS. Estou na fase da escolha dos países (estou doida pelo UK, mas em dúvidas com a Suécia, Irlanda e outros mais kkk), porém estou num mega dilema em relação à data prevista para viagem e o trancamento da matrícula.
    Alguns países têm viagens previstas para julho/2014 e outros para agosto/setembro/2014.
    O calendário acadêmico da UFES no período de 2014/1 finaliza dia 31 de julho de 2014. Portanto, estarei finalizando o 9º período. Em agosto/setembro de 2014, estarei cursando o 10ºp. E de acordo com o edital do CsF, o máximo de integralização curricular é 90% do curso, previsto para o início da viagem.

    Será que é arriscado eu me inscrever num país cuja viagem é nesses períodos? Sei que o trancamento de matrícula é especial, mas tem um prazo estipulado no calendário acadêmico. Será que temos que segui-lo ou em qq dia ou mês que eu aparecer no colegiado para isso eles trancam?!

    Esse trancamento cancela as disciplinas as quais matriculei no período? (Queria saber isso, pq se eu me matricular no 10p, trancar - em meados de agosto, setembro/2014 - e as matrículas forem canceladas...terei os exatos 90% concluídos!)

    Parabéns pelo blog! Estou amando! Qq coisa esbarro em vc lá Maruípe...estou de seg-sex de branco e carregando mil e um materiais nas costas! hahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Talita!! =))

      Então, você só poderá trancar depois que já estiver com a carta de benefícios em mãos... E, na época de rematricula, você trancaria do 10º período em diante, né, não pode ser assim em qualquer data, entende? E tipo... Não teria como você trancar metade do seu 10º período... você teria que trancá-lo todo. Deixa eu exemplificar pra você entender... Esse período nosso atual acaba em Março de 2014, certo? Eu vou terminar o 6º período. Eu viajo só em Maio (2 meses depois)... E o meu 7º período começaria em Abril... Não é pra eu começar meu 7º período e trancar no meio dele e viajar, entende? Como não dá pra eu fazer os 75% do período, é pra eu trancá-lo por inteiro... Então na época de rematrícula terei que ir ao colegiado e trancar o próximo período, e ficar até Maio (minha viagem), sem fazer nada, entendeu? Acho que ficou mais claro agora, né! Então, no seu caso, seria a mesma coisa... Você trancaria o 10º período todo, não apenas uma parte dele! ;)

      Se esbarrar por mim em Maruípe, por favor, fala comigo!! eu sou meio cegueta e sonsa, mas adoro conhecer pessoas, vou amar conversar com você! E qualquer dúvida pode me perguntar, ta? Sem problema algum! Hahuehuhauhea ^_^

      Beijinhos, boa sorte!!

      Excluir
  2. Kkkkkkkkkkkkk já tem até um fã, ein Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahuheuhuhauhea, não, não, gente, omg, só um novo amigo mesmo!!! KKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  3. "Fui a uma reunião da UFES e vou falar pra vocês o que disseram a respeito da minha universidade."

    Então Luciana, eu também sou da UFES e não fui nessa reunião ai não, foi uma que aconteceu muito tempo atrás, logo depois de homologarem a nossa inscrição, bem antes de sair offers e o resultado final? Lembro de ter sido convidado pra essa, mas não dava pra eu ir pq eu sou do campus de São Mateus e tinha prova no dia. Mas foi essa reunião que eu tô pensando ou teve outra? Panicker capixabas hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Kuatnom! Essa reunião foi exatamente essa que você não pode ir! Hahaha. E eu gravei no dia e repassei aqui tudo que foi realmente relevante, não se preocupe! DON'T PANIC! HUAHUEHHAUHEHA
      Beijinhos! =**

      Excluir
  4. Na minha universidade (UFPR) é só levar um documento na seção internacional, com o CAS e a carta de benefícios e deixar uma copia na coordenação do curso. Ai você se matricula online numa disciplina chamada PC (participação em convenio) e pronto. A vaga fica garantida ate acabar o programa, independente do tempo que for (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí, galera da UFPR!!! Já têm a dica!!! Muito obrigada por partilhar isso com a gente! :D
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Nao custa nada compartilhar tambem....
    No caso da USP, campus EEL, foi necessario levar o CAS e a carta de benefícios no DTA e fazer a matricular normalmente no Jupiter. Depois a Ritta (coordenadora do DTA) me informou que minha situaçao iria mudar para "cursando materia no exterior". Ela me explicou que eles pedem pra realizar a matricula pois caso de alguma coisa errada (SAI PRA LA COISA RUIM) da cursar o periodo matriculado. Ainda temos a opcao de quando voltarmos, regularizar o periodo ideal para onde paramos e assim nao estariamos "um ano atrasados" e teremos prioridades nas vagas do periodo ideal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geeeente!!! Obrigada por compartilhar isso com a gente, Gabriela!!! :D Muito legal mesmo a sua ajuda... Agora o pessoal da USP já tem um direcionamento! :D E tomara que dê tudo certo pra você, SAI PRA LÁ COISA RUIM MESMO!!! Hahuheuhuahuhea.

      Beijinhos, boa sorte em tudo! =** ^_^

      Excluir
  6. Just wаnt to say yoսr article is as surprising.
    The clarity in your post is simply еxcellent and i can assume youu are an
    exxpert on tɦiѕ subject. Fine with your permission let me too grb your RSS feed to
    keep up to date ѡith forthcominǥ post. Thanks a million and please continue the
    еnjoyable work.

    Chеcҝ out my web blog Fast Personal Loan

    ResponderExcluir