terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Educação financeira!

EEEEEEEEEEEIE, GENTE!!! :D

Tenho 2 provas amanhã, mas estou aqui empolgadíssima querendo compartilhar com vocês sobre como se organizar financeiramente! 


A questão é que eu não paro de pensar no UK, hahaha, e fico vendo minhas mil planilhas, e tabelas, e listas, e calendários, e agendas e, e, e... Hahuehuahuhea

Então BORA PAPEAR? :D


Por culpa da mamãe, sou uma pessoa meio ~ noiada ~. Hahaha. Assim... Tenho alguns tocs de organização (material de estudo, organização financeira, listas de afazeres e afins), mas até que sou grata por isso... Aprendi a me virar e não me perder com as minhas coisas...

Vamos viver um bom tempo fora, né, e teremos que administrar nosso money sozinhos. E como fazermos isso sem nos perdermos? Vou contar um pouquinho das minhas estratégias! ;)

OBS: Como eu adoro fazer conta e planejamento (e estou empolgada! Hahaha), o post ficou meio grandinho, mas juuuro que está valendo à pena! Hihihi

Gastos fixos e prioridades...

Bom... Sem estabelecer prioridades não dá! Sério! Faça uma lista de gastos fixos e de suas prioridades... Isso vai te ajudar a saber quanto você vai gastar pelo menos naquele mês, e sempre com as mesmas coisas... Por exemplo:

Gastos fixos:
  • Supermercado (semana 1)
  • Supermercado (semana 2)
  • Supermercado (semana 3)
  • Supermercado (semana 4)
  • Depilação
  • Telefonia
  • Transporte

Prioridades:
  • Viagens

Separei o supermercado em 4 semanas pensando no fato de que não vou conseguir carregar sozinha minha compra do mês, então pra melhor distribuir o peso que vou carregar, coloquei como sendo uma "rotina" ir ao supermercado toda semana. Ah... Aqui também incluo ir a mercados, etc... Afinal, comprar frutas, verduras, legumes e carnes sempre frescos faz bem, né! Hahaha :D

#fikdik: Lembre-se de que no primeiro mês seu gasto com supermercado será maior do que nos outros meses, porque você vai ter que comprar algumas coisas pra se estabelecer no local! ;)


Aí como você faz?

Simples! Quando você faz essa lista e já coloca uns valores fixos pra gastar com isso por mês, você já sabe quando restará pra fazer todas as outras coisas!! Vamos a valores, pra ficar mais prático!

Vamos supor que você vá pra Londres, e vá receber as 820 libras mensais. Então você inicialmente já determina que vai separar todo mês, sei lá, £300,00 para viajar, e que vai se virar pra viver em Londres com o restante (£520,00).

Daí, você já sabe que vai gastar em média cerca de £100,00 de supermercado todo mês (£25,00/semana)... Também já sabe que sua depilação vai lhe custar £30 mensal e que o celular vai ser £15,00... Como você mora na zona 4, você vai gastar cerca de £120,00/mês de transporte... Somando tudo isso de gastos fixos, você realmente precisa pra sobreviver um total de £265,00...

OU SEJA... Você já calculou que vai ter um gasto fixo mensal de £300,00 (viagem) + £265,00 (gastos gerais) = £565,00.

Isso significa que vai sobrar da sua bolsa um equivalente a £255,00, e que você vai poder fazer todas as outras coisas com esse dinheiro, tendo garantido sua viagem mensal e que você não vai morrer de fome, frio e isolado da sociedade! ;)


Lembrando que isso é apenas uma suposição... Esses valores não são os reaaaais valores, né... E cada um tem suas prioridades também, e acha que deve separar um determinado valor pra cada coisa... Então essas contas aqui são só pra ter uma ideia por alto! :D


O que PRECISO comprar?

Sei lá, seu pijama furou, você está super afim de uma máquina semi-profissional, o cachorro do vizinho cagou na sua mochila, a panela de pressão estourou... Daí você sabe que você precisa/quer muito comprar essas coisas, né... Então já sabe que vai ter que separar um dinheirinho pra essas coisinhas e tirar o dinheirinho da baladinha. ;)


Gasto semanal...

Desde que eu comecei a receber uma mini mesada (leia-se: dinheiro pra pagar xerox, RU e ônibus) e também a dar aulas particulares, eu resolvi que ia separar uma quantia máxima de dinheiro pra gastar por semana. Por exemplo... Se naquele mês eu recebesse 250 reais, eu guardava 50 reais e tinha o direito de gastar até 50 reais por semana. E pra controlar isso, eu só andava com nota de 50 reais. =) Se eu chegasse na quinta-feira, por exemplo, e eu visse que ainda tinha 30 reais, eu evitava gastar naquele dia e na sexta pra poder usar no fds... Entenderam?

Aqui funciona do mesmo jeito! Lembra que na nossa continha ali em cima eu disse que com os cálculos supracitados (e não os reais), iria sobrar £255,00? Pois é! Isso significa o que? Significa que dividindo esse valor por 4, você tem o direito de gastar o equivalente a £63,75/semana. MAAAAAAAAAS, como eu não gosto de valores quebrados, vamos fazer o seguinte? Arredonda esse valor aí pra £60... E os £3,75 que sobrar de cada semana (total de £15,00), você junta pra no final do mês ainda comprar uma blusinha, vestidinho, maquiagem, bolsinha, etc! :D


#fikdik: Esse valor semanal, gente, é pra gastar com aquele cafezinho, com a balada do fds, com a cerveja do final do dia... Se vocês souberem se controlar, esse dinheiro dá tranquilo! É só não exagerar, né! =)


Débito e ponto final.

Podem não acreditar, mas eu tenho um objetivo de vida: sempre comprar no débito (mesmo quando eu for uma médica atuante). E só usar o crédito pra reais emergências (medicamentos caros, que eu não tenho como pagar à vista; uma compra de peça pra carro quando alguma quebrar; etc)... Pra comprar minhas coisas não emergenciais (roupas, sapatos, maquiagem, comida, transporte, etc), uso sempre tudo no débito. Isso me ajuda a gastar só o que tenho. Assim eu não faço dívidas e também só compro o que for necessário, evitando desperdício de dinheiro e de coisas! =)


Controlar é preciso...

Olha aí a nóia que eu estava falando... Pra controlar meus gastos, uso três coisas: tabela, agenda e calendário.

Tabela:


Hhauheuha, adorei!! :D - Mas é zueira, não é desse tipo de tabela que estou falando! Hihi

Na tabela, eu escrevo tudo que eu gastei a cada dia... Se foi um casaco de couro (-sqn, pobreza reina, haehuhauha) ou um cafezinho da esquina, discrimino tudo ali na minha tabelinha!

Um pessoal muito bacana (Guilherme Calça e Carlos Ferrete) que foi pro UK pelo CsF postou no facebook duas tabelas m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s pra ajudar a controlar os gastos! Você pode encontrá-las aqui e aqui... E aí é só você baixar e fazer as adaptações que achar necessárias às suas necessidades! ... Ficou estranho isso de "necessárias às suas necessidades"... Mas enfim... Hahaha


Agenda:

Na agenda é simples: eu grampeio todos os comprovantes de pagamento... Assim, além da tabelinha, eu tenho algo de fácil acesso para saber com o que eu gastei em qual dia! =)


Calendário:

O calendário é útil pra planejamento... Você sabe que daqui a 10 dias tem o aniversário da sua avó, então terá que comprar presente pra ela... Isso significa que essa semana você terá que economizar... Além disso, você coloca no calendário todas as suas tarefas, compromissos e obrigações, facilitando a sua organização de tempo também! Aí quando passa o dia, eu o coloco numa cor mais clara, pra saber que já é passado e focar só nos dias que ainda virão! :D

Como sou muito boazinha, vou deixar pra vocês um link com os calendários de 2014 e de 2015 para serem preenchidos por vocês com seus afazeres! =)


Mão na massa!

Quem é pobre metido a besta que nem eu sabe: se você quer sair por aí com os cabelos ao vento à la Gisele, ou com as unhas perfeitas e sobrancelha bem feita, você vai fazer tudo por si mesma, porque não tem dinheiro pra esbanjar no salão. Então é como os ingleses dizem: Do it yourself! Que na verdade é até bem modinha por lá... =)




AMEI! E agora?

Passa na loja no dia seguinte. É, se você passou por aquela vitrine linda e teve certeza absoluta de que precisa daquele vestido, vá pra casa, tome um banho, durma, e veja se no dia seguinte sua certeza ainda é absoluta. Se ela for, volte na loja e compre. Se não, foi só um momento de consumismo aflorando em seu ser (e aí você não compra, lógico). Hahaha.


Comodismo, jamais.

Pesquise, cara... Vale à pena saber onde sai mais barato comprar carnes, onde é melhor pra comprar material de limpeza, onde você pode achar preços bacanas pra alimentos não perecíveis... Fazer esse tipo de pesquisa e segui-la a risca vai te ajudar a economizar bastante, eu garanto! Tem muita gente que se acomoda a ir sempre no mesmo lugar, que é mais perto de casa, sem saber se lá é, de fato, a melhor opção pra economizar... Na maioria das vezes nem é! =/ Então deixe de preguiça e fique de olho em promoções e preços bons!



Contatos, chegar cedo, VIP e opções gratuitas...

Lembro que em 2012 eu saía aqui em Vitória de quinta a domingo e não gastava mais de 10 reais por noite (e com transporte só! kkkkk)... Isso porque eu tinha o esquema: contatos. Tê-los é sempre bom... Quanto mais, melhor... E mais você entra como VIP nas festas! É fácil fazer contatos, juro... É só observar quem é promoter, ser simpática, fazer amizade e pronto, hahuehuhauheuha. Além disso, quando eu não tinha um contato bacana de um lugar que queria ir, eu sempre chegava cedo. Normalmente, quem entra até às 23h, entra de graça. Fiquei sabendo que em Londres tem várias opções assim também... =) Mas também não podemos esquecer que existem várias opções gratuitas pra quem quer se divertir e não tem money também... Basta procurar! =]



Bom, gente, é isso!! Sei que o post ficou imeeeeeeeeenso, like a Bible, mas acho que deu pra ter uma ideia de como se organizar e controlar o que você vai gastar, né? =] Quem quer economizar de verdade, busca fazer isso! Lembre-se: prioridades sempre em primeiro lugar! ;)

Beijinhos!!



Ah, queria dizer uma coisa... Eu sei que esse post ficou bem parecido (bem parecido mesmo!!) com o de algumas outras blogueiras, mas, coincidentemente, temos uma forma bem parecida de planejar nossas coisas, então acabou que abordamos quase os mesmos aspectos de organização, etc... Se vocês tiverem mais alguma ideia ou dica, por favor, compartilhem e nos ajudem!! :D 

16 comentários:

  1. Lu amei seu post. Super didático e explicativo vou ate dar um print e guardar já que espero usar essas infos em breve ahhaha
    Menina sou o oposto kkkkkkk mas depois de morar bastante tempo fora e sozinha a gente realmente aprende várias coisas, e uma delas e lidar com o rico dinheirinho tstststs.
    A questão do supermecado é ótima pq cozinha em casa além de ser mais saúdavel vc economiza. Qdo fizer amizade, até pode convidar algumas amigas e cada uma leva uma coisa. Sempre fazia isso.
    Atrações gratuítas vc esta na terra da cultura baby!! Tem mais é que aproveitar. Não sei como é em London, mas sempre rolam tipo: Museus de graça em um determinado dia da semana, shows ao ar livre.
    As tentações de comprinhas ehheheh sempre....
    cabeleiro, make e afins e DIY msm não tem jeito!
    Para as finanças eu tinha uma caderneta e todos os dias a noite anotada os gastos do dia. Qdo não fazia a noite, atualizava por semana. Tb controlava via internet.

    Ehehhehe good lucky dear!
    Bjs
    Pri

    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahuehhauhuhea, que bom que gostou, Pri!! :D Eu sempre fui meio assim de controlar os gastos, sabe? Espero não ter problemas no UK!! Hahaha ^_^
      Esse negócio de chamar as amigas eu já havia pensado também!! Ótima oportunidade de se divertir, e comer saudável, gostoso e barato, né!! :D Vou por em prática mesmo, obrigada pela dica!!
      E siiiim, as tentações das comprinhas é que vai ser difícil controlar, mas serei forte! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :D

      Beijinhos, lindona!!
      =**

      Excluir
  2. Luciana, parabéns pelo blog e pelo post!!!
    Achei sensacionaaal *_* haha eu já tenho o hábito de controlar meus gastos, mas tenho certeza que no intercâmbio vai ser um Deus nos acuda hahaha vou em Setembro para o UK :D e já tirei umas dicas muito boas aqui!! haha
    Continue com suas postagens viiu, e prometa que não vai abandonar o blog, com certeza serei uma leitora supeeeeer fiel!!
    Amei, parabéns mesmo!!!

    Beijoos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamille!! Que fofa você!! :D Que bom que você gostou do post!! Quando precisar de qualquer coisa, pode falar comigo, viu?? Se eu puder ajudar, to aqui!! ^_^
      Pode deixar que não vou abandonar o blog! Pretendo continuar com ele por um bom tempo ainda! Hahaha. =)
      Tomara que dê tudo certo pra você no UK, viu? Pra onde você vai, já sabe?? =)

      Beijinhos!!

      Excluir
    2. Haha to adorando tuas dicas e me identificando muito com muitas situações: exercício físico, alimentação ( minhaaas frutaas, não vivo sem haha ) fora toda a documentação que temos que correr atrás >.<
      Então, o portal do UK fechou ontem, por isso ainda tenho que esperar umas semanas haha tô na ansiedade agora, mas se tudo der certo vai ser para Nottingham *_*
      Ahh e obrigada, provavelmente vou aparecer pedindooo ajuda!! haha sua foofa :D

      Beijão!

      Excluir
    3. Oie Lu, parabéns pelo blog e ótimo post !!!
      Eu tb tenho mania de ficar anotando as coisas que eu gasto no dia numa agenda, mas não sou tão organizada assim!!!
      Queria que vc me passasse as planilhas para controle de gastos. Tentei abrir o link que ta aqui no blog, mas não consigo baixar.
      Brigada, e boa sorte aqui no blog!

      bjuss

      Excluir
    4. Hahahaha, então super boa sorte, Jamille!! Espero que consiga ir pra Nottingham, como você quer!! :D Conta aqui a novidade quando sair o resultado, hein!

      Beijão! :D

      Excluir
    5. Unknown, Hahaha, pois é, menina, pelo menos você já tem o costume de se organizar de alguma forma, né, o que é suuper importante, principalmente quando seremos nós os responsáveis por tudo e teremos um dinheiro realmente contado mês a mês, né! =))

      Vou tentar colocar aqui os links de novo, vê se consegue abrir agora:

      https://drive.google.com/file/d/0By5WRtOe_lwxMHRLM3ZLQ1pXVTg/edit?usp=sharing

      https://drive.google.com/file/d/0By5WRtOe_lwxaWIzU2ZtTDZKeVE/edit?usp=sharing

      Beijinhos!! E boa sorte em tudo, viu? =)

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog Luciana, muito legal e útil, li algumas de suas postagens durante o processo do edital 170/2014 (o qual estou participando no momento, para ir em Junho).
    Estou fazendo um blog para registrar meu processo e experiencias tambem, vou linkar o seu lá, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claaaro, Bruna!!! Que fofa você! =) Conta seu blog aqui pra gente ficar de olho também! :D

      Beijinhos!!

      E muito boa sorte! Tenho certeza de que dará tudo certo! :D =**

      Excluir
  4. Obrigada pelo post!!! Deu uma luz bem grande pra quem ta se organizando para ir tb, eu. hehehe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, que bom que te ajudou, Isadora!! Fique à vontade pra ler tudo e perguntar qualquer coisa! :D

      Beijinhos e boa sorte!! :D

      Excluir
  5. Nossa! Muitas dúvidas solucionadas e muitas coisas que nem passaram pela minha cabeça eu vi aqui. Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Excelente post o/

    Você poderia atualizar (talvez seja mais cômodo que fazer um novo) os valores agora que está aí? Seria bom pra ter noção dos gastos e de quanto dá pra economizar (claro, vai de pessoa, mas pelo visto você é que nem eu hehehe).

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Manoel!! Então, os gastos são basicamente esses mesmo!! Com exceção de que eu gasto um pouquinho mais com supermercado, mas também gasto menos com depilação (é mais barato do que eu pensava), então meio que dá na mesma! Hahaha =)

      Beijinhos!

      Excluir