quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Pre Sessional English Course (Parte 2)

OLÁ!!!! \o/

A pedidos, vamos falar um pouquinho do Pre-Sessional English Course (PSE, para os íntimos). Tudo que eu falar aqui tem como referência o curso de Middlesex, ok? Porque é onde estudei/o, então é de lá que eu sei. ;)



Haha, "Not to be". É, no curso de inglês não é verbo "to be" que você aprende, não... Hahaha


Estrutura do Curso

Bom, gente, vamos lá, de forma bem prática.

Horas-aula: O curso se dá 5 vezes na semana (segunda à sexta), de 9h às 15:15h, com 1h para almoço.

Regras básicas: não se atrase ou você fica trancado do lado de fora. Haha.


O que se aprende?

Muita, muita, muita gente me pergunta o que a gente aprende durante o curso. A resposta mais simples do mundo seria "inglês"... Mas o PSE vai muito além disso.

O que acontece é que durante o PSE, a gente aprende a como se virar na faculdade. Isso inclui:

1) Aprender a escrever um essay
2) Aprender a escrever um report
3) Aprender a fazer apresentações orais
4) Aprender a participar de debates
5) Aprender a trabalhar em grupo
6) Aprender a fazer pesquisa de campo
7) Aprender a fazer pesquisa científica




E a faculdade ainda contempla, durante o PSE, uns temas bem legais, como:

1) Xenofobia
2) Choque cultural
3) Desenvolvimento sustentável
4) Tipos de inteligência
5) Como otimizar seu estudo
6) Qual tipo de aprendizado é o seu

Dentre muitos outros...

Tudo isso tendo que usar a língua inglesa como instrutumento de estudo, trabalho e comunicação. Então meio que você aprende inglês por consequência, sabe?

Daí você me pergunta: e é bom? Vale à pena?



PUTZ! Ô SE VALE!

Sinceramente, o PSE é uma maravilha... Ele te ajuda a não cair de paraquedas num curso de uma estrutura completamente diferente do Brasil, e você ainda tem muuuuito contato com o inglês antes de entrar na faculdade, e ainda tem tempo de se adaptar à cultura local! Foda demais. Se você souber aproveitar, você aprende muito.


Qual livro a gente usa?

O material era fornecido pela própria Middlesex, no nosso caso... E era muito bom. =)


Como são as avaliações?

Bom, aí cada faculdade difere uma da outra... Em algumas, você tem que fazer 3 provas do IELTS (que eles mesmo pagam) e a sua nota final será uma média das 3... E se você tirar acima do requerido, você passa... Em outras, como Middlesex, eles têm seu próprio material de avaliação.

No geral, temos:

1) Um portifólio: a nota é dada segundo todo o material que a gente escreve durante o curso... Eles avaliam nossa evolução e também nossa seriedade como aluno (Writing)
2) Dois essays avaliativos (Writing)
3) Um report (Writing)
4) Uma prova de interpretação de texto (Reading)
5) Uma prova de escuta (Listening)
6) Uma apresentação oral (Speaking)


Portifólio (Writing)

Durante o curso precisamos escrever vários, vários, vários e inacabáveis essays. Sobre diversos assuntos. Temos que fazer um rascunho e também um "texto final"... Tudo é anexado e guardado, para posterior avaliação. O professor também observa sua postura como aluno, se você faz plagiarismo, etc..


Essays avaliativos (Writing)

Em relação a esses essays, você tem que anexar tudo, sabe? Você aprende a referenciar seu material de pesquisa enquanto escreve o texto... E quando for entregar o texto final, você entrega tudo junto: as fontes de pesquisa, o primeiro rascunho, o texto final, seu plano de trabalho, etc... Tudo isso será avaliado. Lembre-se: com o decorrer do tempo, o professor passa a te conhecer e também o seu estilo de escrita... Se nos essays finais você pedir pra alguém escrever pra você, ele vai descobrir.


Report (Writing)

Você escreve um report (com resumo, introdução, metodologia, resultados, discussão... tudo) que também é avaliado... Não é nada demais, sabe? É só seguir as regras que eles dão e dá tudo certo.


Interpretação de Texto (Reading)

Basicamente, você tem 2h pra fazer essa prova, que pode ser subdividida em 2 partes:

1) Na primeira parte, você tem 1 texto de mais ou menos uma página pra ler... E tem umas, sei lá, 30 perguntas pra responder sobre o texto (não lembro a quantidade exata... Mas não é difícil)... Nenhuma pergunta é de marcar X, mas, apesar de serem discursivas, todas as questões tem respostas curtas e rápidas, bem objetivas.

2) Na segunda parte, você escreve na hora um essay sobre um tema que tem relação com o texto da prova.

No geral, você separa cerca de 1h pra cada parte da prova... Pelo menos é isso que é aconselhado.


Prova de Escuta (Listening)

É bem fácil. Tem um áudio te mais ou menos 10 minutos... E tem um papel, pra você responder de acordo com o que é falado no áudio... Hahaha. Mas sério, é bem tranquilo... A prova é dividida em partes, que são referentes a umas partes do áudio (tipo: início, meio e fim)... E essas partes do áudio são tocadas mais de 1 vez, pra te ajudar a responder as questões.... No total, você gasta uns 40 min fazendo essa prova... E é que nem o IELTS: quanto mais pro final da prova, mais difícil. As questões também são discursivas e muitas vezes interpretativas.


Apresentação Oral (Speaking)

Você faz um powerpoint e apresenta sobre um  tema dado pela faculdade. No nosso caso, o aluno tinha 10 min para falar sobre trabalho em grupo... Mas não é tão simples assim quanto se pensa... A gente tinha que abranger várias teorias de trabalho em grupo e várias coisas que o pessoal de business normalmente estuda. Dois professores assistem a apresentação e sua nota será a média das notas dadas por eles. =)


Como melhorar o inglês?

Bom, gente... Existem vários métodos de melhorar o inglês... Mas algumas coisas são fato.

Você não consegue melhorar o reading se você não lê.
Você não consegue melhorar o writing se você não escreve.
Você não consegue melhorar o listening se você não escuta.
Você não consegue melhorar o speaking se você não fala.

Então, basicamente, leia, escreva, escute e fale.

LEIA jornais, outdoors, revistas, blogs... Escolha um tema que lhe agrade e procure ler sobre aquilo em inglês... Leia livros literários... Coloque o seu celular em inglês.

Não use dicionários o tempo todo... Tente pegar a ideia geral e aprenda a interpretar palavras que você não conhece. Quaaaando for usar dicionário, use um inglês-inglês.


ESCREVA diariamente em inglês... Faça um diário só pra você... Escreva notas mínimas em inglês, escreva uma cartinha... Escreva no whatsapp... Escreva no Tinder... Sei lá, se vira, escreva. Haha.


ESCUTE o que as pessoas falam. Está no ônibus? Preste atenção na conversa alheia. Está tomando banho? Coloque música em inglês e tenta entender a letra. Vai fazer compras? Pergunte a qualquer pessoa se aquela roupa ficou boa em você... E escute o que ela tem pra lhe falar. Escute podcasts, veja filmes só com áudio em inglês, escute palestras em inglês. =)

Podcasts: BBC podcasts
Palestras: TED Talks
Pra treinar: BBC Learning English


FALE com estranhos. Saia na rua e dê um "oi". Ofereça pipoca pra velhinha do metrô. Diga a alguém que ele/a é bonito. Pergunte se a cerveja é boa. Faça amigos. Converse com o garçom, com o porteiro, com a moça da limpeza. Converse com seu professor, converse com seus flatmates, converse com o pessoal da academia.


Bom, no geral é isso, né! =) Aprender uma nova língua nunca é fácil! Mas é possível. Tente se colocar ao máximo em contato com a língua local e usá-la pra tudo que puder. Se você tiver a oportunidade de morar com estrangeiros, melhor ainda... É como eu digo... Mesmo que você não fique falando 100% do tempo com eles, falar 5-10 min por dia, durante 365 dias, é melhor do que não falar nada durante esse mesmo tempo! ;)

Espero que eu tenha tirado a maior parte das dúvidas de vocês... Qualquer coisa é só falar! =)

Beijinhos!








4 comentários:

  1. Agora fiquei com vontade de fazer PSE!
    É realmente uma preparação pra vida acadêmica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é sim, Cecilia!! Adorei fazer o PSE! =) Beijinhos!

      Excluir
  2. Luciana, conheci hoje seu blog e estou encantado! Parabéns por tentar transmitir tao profundamente os acontecimentos diarios e o funcionamento do CsF.
    Em Middlesex, quais cursos além do de Neuro, que tu estas fazendo, estão disponiveis?!
    Aguardo resposta, e mais uma vez, Parabéns! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ewerton!! Muito obrigada!! Então, em cada edital eles oferecem cursos diferentes, então eu não sei te dizer exatamente... Mas isso voce pode achar no site da própria faculdade, ou quando sair a lista de cursos disponíveis no UUK, etc! =)

      Beijinhos!!

      Excluir