quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Planos, papéis, paciência - A inscrição no CsF

Pra compensar o último post, que foi gigante, esse aqui vai ser menor, prometo! =)

 

Todo o ano, para o Reino Unido, abrem dois editais no site do Ciências sem Fronteiras. Um em Junho (pra você viajar em Janeiro do ano seguinte) e outro lá pra Outubro/Novembro (pra você viajar em Setembro do ano seguinte)... Para alguns países, abre um edital só, pra você selecionar se quer viajar em Janeiro ou Setembro (como para os EUA, por exemplo). Então se você já sabe pra onde quer ir, fique de olho, para não perder o prazo de Edital, okk? =)



#fikdik (atualização!!): Gente! Um amigo leitor, infelizmente anônimo, me lembrou de falar uma coisa super importante pra vocês! O programa Ciências sem Fronteiras está com um prazo inicial para existir até 2015! Não se sabe se em 2016 ainda vai ter, ok? Muito obrigada, leitor! ;)

Para conseguir ser selecionado, você terá que passar por algumas etapas, que são:
  1. Se inscrever no site do CsF 
  2. Se inscrever no site do parceiro internacional... No caso do Reino Unido, no site do UUK.

    OBSEm alguns casos, você terá que se inscrever na sua universidade também, e aí é só ficar de olho nas instruções que ela publicará no site ou mandará por e-mail! Normalmente, essa inscrição ocorre na mesma época da inscrição no site do CsF. Eu estudo na UFES... Eles liberaram um edital na página da Secretaria de Relações Internacionais, que dizia os critérios deles para permitir que um estudante da Universidade participasse do CsF. Então, é importante você procurar saber se a sua Universidade daqui (chamada de forma geral de IES - Instituição de Ensino Superior) também exige inscrição nela própria... E aí o edital que ela postar vai explicar exatamente os documentos necessários e o padrão que eles usam para selecionar internamente os alunos.
Esse post vai ser especificamente sobre a inscrição no site do CsF, depois farei um sobre inscrição no site no UUK...

Em relação ao site do CsF...


Peguei esse tutorial super maravilhoso pra você! 


Ele explica passo-a-passo como fazer a inscrição no site do CsF, olha que incrível! Sério, não deixe de ver. Quem fez, foi o Luiz Valério Neto, e o arquivo também está no grupo Ciências Sem Fronteiras - Reino Unido - Edital 123/2012 - Setembro 2013. Eu podia colocar o tutorial aqui, foto por foto, mas acho mais útil deixar o link do arquivo, porque se você quiser baixar, tem essa opção, né? =) Aproveita! :D


Para você se inscrever no site, você vai precisar de:
  • Histórico Escolar de Graduação;
  • Certificado do Exame de Proficiência;
  • Comprovante de Prêmio Jovem Cientista, Iniciação Científica, Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, quando houver. Não são considerados prêmios documentos de participação em eventos científicos ou cursos;
  • Comprovante de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, quando houver.
Quando você entrar no site e for se inscrever, você precisará ter um currículo cadastrado na Plataforma Lattes, que também é super tranquilo de fazer... No site do CsF, você pode salvar seus dados e só mandar a inscrição depois, se quiser... Ou seja: se você quiser se inscrever, mas ainda falta um único documento, você pode deixar seus dados todos salvos e aí quando chegar o seu documento, anexá-lo e enviar a inscrição. Desde que seja tudo no prazo estabelecido pelo edital, né?

E para acompanhar seu processo, fique de olho no site do Efomento, na Plataforma Carlos Chagas (outros bolsistas), que lá é que sai tudo a respeito da sua inscrição! ;) Qualquer novidade estará lá! ;)

#fikdik: Você só pode se inscrever para um edital. Se você se inscreveu para a Itália, por exemplo, e se arrependeu, e agora quer se inscrever para a Hungria, é só você se inscrever normalmente para essa sua segunda escolha... O que vale é a sua última inscrição, então as anteriores serão automaticamente desconsideradas! ;)

#fikdik: Durante o processo, você vai precisar de Passaporte brasileiro e de Histórico escolar traduzido, mas isso é só para a próxima etapa, quando você se inscreve no site do parceiro! Não se preocupe, o próximo post é sobre isso... É só ficar de olho! :)

#fikdik: As regras para participar do programa CsF são basicamente as mesmas em todos os editais, mas, apesar disso, há mudanças de um edital para o outro e de país para país, então, se você quiser se basear no edital anterior para ter uma ideia do que pode ser o seu edital, tudo bem, mas lembre-se que as áreas contempladas, o valor da bolsa, as notas exigidas, etc, podem mudar, ok? Meu edital foi esse aqui, e de todos os países você encontra aqui.


#fikdik: A partir da segunda quinzena de Outubro vão abrir novos editais! :D


image

Sobre a inscrição no site do CsF, acho que é isso! Não tem muito mais o que falar, é uma inscrição super sem mistérios e fácil de fazer. O mais chato é esperar o prazo das inscrições acabar e começar uma nova etapa, parece que são séeeeeeeculos passando. Chega 2050, mas não chega o fim do prazo, hahaha. Enfim... O negócio é ter paciência e controlar a ansiedade (como se fosse fácil, né?)!



Tomara que dê tudo certo pra você! ;)

Beijinhos, e boa sorte a todos! =**



24 comentários:

  1. Respostas
    1. Ei, Joicy!! Poxa, eu abri aqui e deu tudo certo... Também pedi pra outras pessoas testarem (sem estarem logadas na minha conta), e elas disseram que abriram pra elas também! Não sei o que pode estar acontecendo, desculpa! =/

      Excluir
    2. Eita :X entendo, talvez seja por que não estou nesse grupo, vou procurá-lo no facebook. Obrigada :)

      Excluir
    3. Mas o link do tutorial não está relacionado ao grupo... Está direcionando para uma página compartilhada do Google Drive, para que todos tenham acesso... Por isso que não entendi o que aconteceu! =(

      Excluir
    4. Luciana, experimenta tirar do restito a pessoas com o link e põe aberto ao público. Se não funcionar desse jeito, então é alguma coisa que a Joicy esteja fazendo de errado.
      Beijo e obrigado pela indicação =D Meu laptop tá chegando, finalmente, aí vou conseguir atualizar meu blog que tá lá esquecido :(

      Excluir
    5. Eeei, Neto!! Nossa, a gente é que tem que te agradecer por ter feito esse tutorial, sério!! Eu super usei enquanto estava fazendo a minha própria inscrição, me ajudou muito! E com certeza vai ajudar muito mais gente! Então, muito obrigada!! :D

      E que bom que seu laptop está chegando!! Me passa o link do seu blog depois pra eu dar uma olhadinha também, vou adorar!!

      Beijos!

      Excluir
    6. E Joicy, segui o conselho do Neto e fiz uma alteração lá no compartilhamento... Vê se agora você consegue visualizar! ;)

      Excluir
  2. Sabe me dizer quanto tempo mais ou menos ficam abertas as inscriçoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Camila! Nessa primeira etapa, de inscrição no CsF, foi assim para o Reino Unido:

      O edital foi lançado dia 4 de Junho, e as inscrições se deram do dia 7 de Junho até 19 de Julho. Sendo que foi possível mandar o resultado do exame de proficiência até o dia 9 de Agosto! ;)

      Excluir
  3. Luuu esse seu papel de parede escrito Beatles... vai ter q fazer jus e ir me visitar em Liverpool! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vou visitar em Liverpool, Pedro!!! Não tenha dúvidas disso!! Hahaha

      Excluir
  4. ta lindo o blog Lu!! parabéns, trabalho muitíssimo bem feito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thaíssa!! :D O seu vai ficar lindo também, você vai ver! ;)

      Excluir
  5. Muito bom! Até então não tinha achado nenhum blog que explicasse tão bem o processo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Camila! Espero que te ajude! =) Boa sorte!

      Excluir
  6. Tá muito show isso aqui Lu! Orgulho das amigas, hahaha! *-*

    ResponderExcluir
  7. Ei Luciana, eu de novo kkkk

    Então tava pensando aqui... Como eu não fiz Enem esse ano nem nos anteriores...e teoricamente o CsF só vai até 2015.... minha pergunta é a seguinte: será que ainda consigo a vaga no CsF??? PQ vou fazer o enem ano que vem que será aproximadamente em Outubro, só que o resultado só sai por volta de dezembro/janeiro...

    Eles pedem logo de cara a nota do enem..? ou rola um tempo bao até pedirem? VAleuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Douglas, respondi sua pergunta direitinho também lá no Ask.fm! Dá uma conferida lá! ;)

      Excluir
    2. Luciana, tudo bem?
      Eu também queria saber a resposta dessa pergunta, fazendo favor.

      Excluir
    3. Ei, Matheus! :D Sim, se o prazo é até 2015, de acordo com a realidade de HOJE, você teria que se inscrever no Edital que abrirá no final desse ano ou no primeiro do ano que vem (se ainda existir o CsF)... O problema é que eu não sei em que prazo têm saído as notas do ENEM... Mas como o Edital do fim do ano costuma abrir só em Novembro, acho que daria tempo, né, considerando que você faz a prova em Outubro e tem até Dezembro/Janeiro pra se inscrever no CsF (ou o resultado do ENEM demora mais de 2 meses pra sair? Não lembro)! E não é você que manda sua nota do ENEM não... Eles buscam automaticamente pelo seu CPF! ;) E não se esqueça: faça tudo do ENEM, inclusive a redação... Porque a pontuação mínima necessária no ENEM é de 600 pontos (média das 5 modalidades). Quem estava com menos pontos, foi cortado do programa!

      Beijinhos e boa sorte! ;)

      Excluir
  8. O link do passo-a-passo como fazer a inscrição no site do CsF não tá funcionando... tem como postar as fotos ou outro link??
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Não sei o que pode estar acontecendo, pra maior parte das pessoas está abrindo! Vou fazer prints depois, quando tiver tempo! ;)

      Excluir