sábado, 12 de outubro de 2013

R$ --> Questões Bancárias --> £ (Parte 1)

ENLOUQUECENDO PARTE 2

Esta será uma ~ breve ~ explicação do que se tem pra resolver em relação a banco...
Com o tempo e minhas experiências, virão informações mais detalhadas! ;)

Porque chega essa hora e todo mundo começa a ficar louco de novo! Falou em dinheiro, falou em confusão, dúvidas e decisões! Olha só tudo que tem que olhar!
  • Conta no banco aqui no Brasil
  • Cartão do bolsista (vulgo Dilmacard)
  • Empresa de câmbio
  • Travel Card (Visa Travel Money - VTM - ou Mastercard Cash Passport - MCP)
  • Conta no banco no exterior (seu país de destino, no meu caso, Inglaterra)



Calma, não se desespere! Vou explicar passo-a-passo do que, depois de muita pesquisa, eu achei ser o mais interessante a fazer (o que não necessariamente é o melhor, certo? ;] )



Antes de viajar...

Antes de viajar, você vai ter que resolver algumas coisas também... Vamos explicar!

Conta no banco aqui no Brasil: Se você não tem uma conta em um banco aqui no Brasil ainda, você vai ter que abrir uma. Por quê? Bom, seguinte... O dinheiro referente aos auxílios e também às 3 primeiras mensalidades que você vai ganhar, você recebe ainda no Brasil. O Governo deposita todo esse dinheiro na sua conta, em reais, pra depois você se virar pra comprar libras, passagens, contratar o seguro saúde, etc... Certo? =)

Cartão do bolsista ("Dilmacard"): Além do dinheiro que você vai receber na sua conta, o Governo vai te mandar pelo correio um cartão do bolsista. O Dilmacard vai vir zerado, sem nenhum dinheiro. E só o Governo tem a permissão de recarregar o Dilmacard. Ou seja, você não poderá pegar o dinheiro que você recebeu na sua conta e transferi-lo para este cartão, ok? Para entender um pouco mais sobre como funciona o Dilmacard, é interessante ler o manual do cartão e também ver esse passo-a-passo disponibilizado pelo próprio CsF, que fala sobre como proceder com toda a burocracia do cartão! ;)

#fikdik: Eu sei que nesse passo-a-passo está falando que você vai receber só a 2 primeiras mensalidades aqui no Brasil, mas na verdade são 3 mesmo! ;)

A partir da 4ª mensalidade, quando você já estiver no exterior, o Governo vai te mandar o dinheiro da bolsa através do Dilmacard, já em moeda estrangeira.

Uma observação acerca do que está escrito no manual!!

• Como carregar fundos pessoais no meu cartão pré-pago? 
1) Banco para cartão: Usando uma conta bancária nos Estados Unidos para seu cartão. (Ou seja, se você não tem uma conta nos EUA, você não poderá recarregar seu cartão) 
2) Cartão de crédito ou débito para o cartão: Transferência de fundos de seu cartão de crédito ou débito para seu cartão pré-pago (essa opção ainda está em fase de desenvolvimento e estará disponível em breve). (E ainda não está disponível)
3) Não está disponível no momento carga em efetivo no cartão pré-pago. (Você não pode recarregar, eu falei, hahaha)
4) Todas as cargas pessoais no cartão serão creditadas na carteira em dólares americanos. 

Empresa de câmbio: Você terá que fazer um travel card para viajar, e, para isso, melhor juntar um grupo do CsF e fechar negócio com uma única empresa de câmbio.

* Mas, Lu, calma, por que eu preciso desse tal de travel card se eu já vou ter o Dilmacard ou já tenho meu cartão internacional?
Simples, caro leitor! Lembra que eu falei que o primeiro dinheiro você recebe em reais aqui no Brasil, é depositado na sua conta do banco, e que apenas o Governo Federal tem o direito de recarregar seu Dilmacard? Pois é! Então você tem que arranjar um jeito de levar seu money pro UK, certo? E a forma mais econômica é usando um travel card. Além disso, o Dilmacard não tem chip e nem senha... A "segurança" dele é feita por tarja magnética e assinatura... O que não é muito confiável, óbvio, então você não vai deixar toda aquela grana da sua bolsa num cartão de pouca segurança, né? Além de não ser aceito para compras em alguns sites de internet... Mas aí, é claro que se você quiser, você pode simplesmente usar seu cartão internacional chiquérrimo que cobra uns 6% de IOF em cada compra no cartão, né... Mas o IOF pago pro travel card é de 0,38% e só é pago na hora que você transfere seu dinheiro pro cartão! ;)  E aí, ainda tem dúvida do que vale mais à pena? ;)


Normalmente, essas empresas de câmbio fornecem um desconto bem bacana nas taxas cambiais para os grupos do CsF, e vale super à pena! É interessante pesquisar, pesquisar, pesquisar, ver qual empresa oferece as melhores vantagens e também conversar com pessoas que já contrataram aquela empresa, pra ter certeza de como foi o atendimento, se não está havendo problemas com o cartão, etc! ;)

Travel card: Existem váaaaaaaarios tipos de travelcard pelo mundo, os mais utilizados são o Visa Travel Money (VTM), Mastercard Cash Passport (MCP) e BB Americas (BBA). Se você vai para qualquer lugar que não seja os EUA (como é o meu caso), adquira um VTM ou MCP, porque o BBA não é muito aceito nos demais países que não o EUA.

Resumindo muito tudo que eu li (e eu morri de tanto ler sobre isso, gente, ahuehuhauha),  o VTM e o MCP têm as taxas todas iguais, exceto pela taxa que se paga quando você compra em outra moeda (porque, sim, é possível você ter um cartão de libras e comprar em euros, por exemplo), sabe? O VTM cobra 4,9% de taxa sobre a compra na outra moeda e o MCP cobra 5,5%. Se você for ter apenas um único cartão e for para o UK, é lógico que, pensando nisso, vale mais à pena ter o VTM, né, porque você vai viajar pra Europa, e lá quase tudo é pago em euro, então quanto menos taxa você puder pagar, melhor! Hehehe

Mas, mas, mas...

O MCP tem uma coisa que o VTM não tem! Se você fechar um pacote em grande grupo com uma empresa de câmbio, ela pode fornecer pra vocês o MCP multimoedas, que funciona assim: você pode ter um único cartão e recarregá-lo em mais de uma moeda (por exemplo, libra, euro e dólar). Aí quando você estiver no UK, o cartão vai debitar automaticamente o dinheiro em libras. Quando você estiver num país que a moeda é euro, o cartão debita automaticamente em euro. E quando estiver num país cuja moeda não é nenhuma das duas, o cartão debita automaticamente em dólares. Sem cobrar essa taxa de compra em outra moeda, porque você carregou o seu cartão com a moeda daquele país (ou dólar, quando não libras ou euros, né - mas no caso de usar o dólar, por exemplo, você vai pagar a taxa de 5,5% porque na Europa nenhum lugar usa dólares americanos, né, dã, hahaha), olha que coisa mais linda!!!!!!! Mais informações você encontra no site do MCP.


#fikdik: É importante lembrar: adquira um cartão com chip e senha. Muitos lugares não estavam aceitando cartões sem chip e senha, alegando que eram falsos... Então tome bastante cuidado na hora de escolher o cartão que você vai ter, ok? Se não você pode ter realmente muitos problemas (inclusive seu cartão ser engolido por alguns caixas eletrônicos, coisa louca)...

Depois de viajar...

Conta no banco no exterior: Depois de conversar com várias pessoas, eu cheguei à conclusão de que vale super à pena abrir uma conta no banco do país de destino. Mas como eu disse antes, o que eu penso não necessariamente é o melhor! ;)

* Por que abrir essa conta no banco?
Bom... Seguinte...

  1. Seu Travel card será mega útil e lindo, mas você vai mesmo deixar seu dinheiro todo num cartão que você pode perder a qualquer momento? 
  2. Infelizmente nem todos os sites de internet (como o ebay, por exemplo) aceitam compra paga com o Travel card... E você não vai querer correr o risco de estar louco pra comprar aquela roupa de frio super útil, linda e barata e não poder porque o site não aceita seu cartão, né? Se você tiver um cartão de crédito/débito do seu banco, você não terá esse problema!
  3. Se você não tiver uma conta no banco no exterior, você vai jogar toda a grana para o Travel card, que é mais seguro que o Dilmacard, certo? Pra você tirar o dinheiro do Dilmacard e transferir para o ser Travel card, é uma burocracia danada... Veja: Você teria que tirar o dinheiro do Dilmacard (em libras) e transferir para sua conta no Brasil (pra depois transferir lá pra empresa de câmbio que você fez negócio)... Aí você perderia com a taxa cambial, porque o dinheiro entraria na conta em reais... Daí, você teria que transferir o dinheiro (em reais) da sua conta no banco no Brasil e jogar para o Travel card (em libras), e aí você perderia com a variação cambial de novo, além de pagar a taxa de IOF. Você perderia dinheiro três vezes e ficaria mais pobre!!!! =( Mas se você abrir uma conta no exterior, você pode, simplesmente, transferir o dinheiro (em libras) do seu Dilmacard para sua conta no banco (que também vai receber em libras), sem pagar taxa nenhuma! Muito amor! <3

* E como se abre uma conta no banco lá?

Abrir uma conta não é complicado se você tiver os documentos certos...

Para estudantes que possuem passaporte europeu, basta levar o passaporte, o contrato de aluguel, a carta de matrícula da escola e também o seu último payslip (que é o tal de contra-cheque... Mas a gente usa a carta de benefícios do CNPq).

Para estudantes que não possuem o passaporte europeu e estão com o visto de estudante, é necessário levar o passaporte brasileiro, o visto, a carta de matrícula da escola e também a carta de benefícios do CNPq... Eu não tenho certeza se precisa levar o documento que você recebe da polícia federal, quando você se cadastra nela, mas como você tem que andar com esse documento o tempo todo, você vai levar de qualquer jeito! Hahaha.

Os bancos mais utilizados, normalmente, são o HSBC e o Barclays Bank. ;)

Agradecimento especial ao Dener Miranda, que me ajudou com muitas informações a respeito do banco no exterior! ;)

Resumindo...

Você terá 4 cartões!

Dilmacard: Para receber a bolsa do governo.
Cartão de crédito/débito internacional: Se você usar o débito, também será submetido a apenas 0,38% de IOF ;)
Travel card: Para sua família depositar dinheiro pra você (caso precise) e pra você poder usar nos países que você for viajar.
Cartão do banco no exterior: Para usar no dia-a-dia, fazer compras na internet, usar como débito nas suas viagens (já que a taxa de IOF é a mesma que a do travel card, mas sem aquela burocracia toda de como recarregar e tal), etc...

#fikdik - ATT: Gente, a linda da Natalia Sousa viu o post e deu uma super dica!! Segundo ela, quem tiver um cartão de débito no Brasil, pode usá-lo no exterior com taxas reduzidas e bem vantajosas, assim como o Travel card. Mais informações você pode encontrar neste blog... O meu post já está muito grande para entrar em mais detalhes! Hahaha Valeu, Natalia!!



Pronto, gente! Que eu saiba, é isso! Depois dou mais informações detalhadas sobre tudo que ainda está por vir... Esse post foi só pras pessoas ficarem menos perdidas e terem uma ideia melhor do que ainda tem pra fazer com relação a banco! ;)

Beijinhos, boa sorte!



49 comentários:

  1. mas não é mais fácil usar o Dilmacard só pra sacar dinheiro ou aonde ele for aceito, usar o VTM normalmente por ai, e os sites que não aceitarem VTM utilizar o cartão internacional? porque a gente não vai também comprar o tempo todo em sites né, sei la... se eu abrir conta em banco no UK ficarei com 4 cartões, acho que eu piro xD e pra transferir o dinheiro do banco do UK pro banco do Brasil depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer isso, mas vai pagar um valor absurdo de IOF em cada compra que fizer no seu cartão internacional, enquanto se usar o cartão do banco que você abriu no exterior você não vai ter esse problema! ;) E ficar sacando dinheiro sempre também é meio complicado e chato, né, melhor andar com cartão mesmo... Mas isso vai de cada um! Se você achar que isso é melhor pra você, faz assim! O que eu postei aqui é o que eu achei que é mais vantajoso em relação a economia! ;)
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Já fiz várias compras online com o cash passport, sem problema algum. E uma com o Dilma card, tranquila também. O problema de fazer compras com o cartão internacional é que elas caem no cartão de crédito, que cobra um iof absurdo.

      Excluir
  2. Aqui em Leeds, só precisei levar ao banco meu passaporte e a carta da universidade. Nada de carta de benefícios ou registro na polícia, para mim. Fiz no Lloyds, mas acho que o mesmo se aplica ao Barclays.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela informação, Felipe!! Eu não sei direito como funciona pra quem não tem passaporte europeu, e o que escrevi foi a respeito do que procurei em outros sites e também o que perguntei para algumas pessoas que também foram pro UK pelo CsF... Às vezes foi o banco deles que pediu esses documentos todos, né, mas agora já sabemos do banco que você usou e dos documentos que foram necessários! Muito legal seu comentário! Obrigada!

      Excluir
  3. Então é possível transferir dinheiro do Dilmacard direto pra uma conta em banco do UK sem pagar taxa nenhuma?? Isso seria excelente!

    Eu fiquei com essa dúvida quando li o PDF do BBA explicando como funciona o cartão, achei que o único jeito de tirar dinheiro do Dilmacard era por saque em ATM (que cobra uma taxa de uns 2USD).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Pedro!! Eu também tinha essa dúvida... Procurei em vários lugares e não achei nada, aí conversei com algumas pessoas e perguntei pra uma amiga minha que tem conta no HSBC lá e ela me disse que dá pra transferir sim!! Não sei se em todos os bancos dá, isso tem que ver direitinho, mas foi a informação que eu tive! Também fiquei muito feliz! Hahaha

      Excluir
    2. Eu recebi meu DilmaCard há algumas semanas e, nas informações que vieram junto com o cartão, a informação era que pagava-se 2% do valor em transferências. Para saque seriam $2 com limite de 500 libras por dia.
      Ainda estou em dúvida se fazer o Travel Card é uma boa, devido a essa taxa de transferência de moeda. Eu iria utilizá-lo para viagens apenas.
      Pelo o que fui informada, se você sacar dinheiro no BB em Londres só paga a taxa de saque. Não há cobrança de IOF. Estava pensando em fazer isso. O que você sugere, uma vez que já está aí?

      Excluir
    3. Fazer transferência pela Rating ou sacar no Banco do Brasil são as melhores opções!! =D

      Mais praticidade e menos taxas! ;)

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Oi, Luciana. ótimo post. sobre esse trecho aqui "Eu não tenho certeza se precisa levar o documento que você recebe da polícia federal, quando você se cadastra nela, mas como você tem que andar com esse documento o tempo todo, você vai levar de qualquer jeito! Hahaha.", que documento é esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Paulo! É que é assim... Quando a gente chega lá, a gente tem que ir à polícia federal se cadastrar e regularizar nossa estadia no país, sabe? Comprovar que você está lá legalmente, para estudar e tal... Aí você paga uma taxa, leva seus documentos e eles te dão um outro documento, que oficializa e comprova sua regularidade, e que você tem que andar O TEMPO TODO COM ELE, sob risco de pagar uma multa gigantesca e ser deportado, se um policial te parar no meio da rua e você não estiver com esse documento! Mas eu ainda nem sei o nome do documento e nem como faz as coisas direito... Quando eu souber TUDO (que é quando eu estiver lá, provavelmente, ahuehuha), eu vou fazer um post específico sobre isso! Ou talvez eu peça pra algum amigo que vai antes colaborar com o blog e escrever sobre o assunto! ;) Entendeu agora?
      Boa sorte!

      Excluir
  5. Oi Lu, adorei o blog e a postagem, eu realmente tava sem animo pra ficar procurando informação em vários lugares diferentes, o que acaba confundindo bastante a cabeça D: seu post realmente foi util. Só fiquei com uma duvida: você sabe se a conta usada no Brasil pra receber as primeiras dilmas precisa ser corrente? A minha corrente atual tem um limite de valor, aí queria ir adiantando logo com o banco pra não deixar pra ultima hora. Obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Aimée! Que bom que gostou! Então, eu também não sei quais são as especificações da conta que tem que ter aqui no Brasil, vou até procurar saber se pode ser uma conta poupança e tal... O que eu sei é que não tem problema ser uma conta universitária (com limites bem menores que de uma conta corrente normal, né), então se esse for o seu caso, fica tranquila que está tudo certo! ;)

      Excluir
    2. é esse o meu caso sim, mas não entendi por que não tem problema :s tenho na Caixa e acho que o limite mensal é uns R$1200 por mês e a parte inicial do dinheiro da bolsa é bem mais né... daí não sei se seria o caso de criar uma corrente nova normal só pra receber essas parcelas e os auxilios.

      Excluir
    3. Pois é, eu também vou procurar saber mais sobre isso essa semana (ainda tenho que abrir minha conta), e quando eu souber mais, te respondo aqui de novo e faço uma observação no próximo post, ta?? =] Se souber de alguma coisa, por favor, me fala também! =]

      Excluir
    4. ok, vou tentar correr atrás também e qualquer coisa aviso :D valeu!

      Excluir
    5. Aimée, uma pessoa que eu perguntei disse que a conta dela era universitária mesmo, e quando ela precisava pagar algo além do limite do próprio cartão, transferia o dinheiro pra conta dos pais e comprava no cartão deles! ;)

      Excluir
    6. Oi Luciana, talvez você não tenha entendido, no meu caso o limite que eu disse é da conta mesmo. Não posso depositar mais de R$ 1200 na conta (não tenho nem cartão de crédito nessa) por ser universitária. Aí como os auxilios + as primeiras bolsas dão mais que isso tenho medo do dinheiro ficar no limbo ou algo assim. Vou ver o que eu posso fazer conversando com o banco (e comento aqui também), mas muito obrigada mesmo assim :) continue com os posts!

      Excluir
    7. Hahuheuhahueha, eu não tinha entendido isso mesmo, não! Havia entendido sobre o limite de crédito da conta... Mas nunca ouvi falar dessa de ter limite de dinheiro dentro da conta... Você tem certeza disso? Vou procurar saber mais também! Hahaha. O problema é que todo mundo que conheço tem conta universitária no Banco do Brasil, e as regras mudam, né, de banco pra banco! =/

      Excluir
    8. Oi, desculpa a demora pra responder '-' poisé, tenho certeza sim. Eu acho que eles fazem isso porque eu em contrapartida eu não pago nenhum tipo de taxa pela conta, mesmo ela sendo corrente. Já estou indo fazer a minha no BB semana que vem pra resolver isso, a universitária deles tem limite de R$500 mil, o que da e sobra :P Obrigada!

      Excluir
    9. Eii, Aimée!!! Demorei a responder porque estava procurando saber sobre isso também!!! :D
      Então, liguei para o BB e eles disseram isso mesmo que você acabou de falar, e que a conta universitária deles não é considerada uma conta "especial", e sim uma conta corrente normal, só que como é para universitários, não precisa de comprovação de renda... Então, já que é considerada conta corrente normal, a gente pode normalmente abrir a conta universitária lá, que não dá problemas! xD
      De nada, flor, fica à vontade!! E muito obrigada você também, viu?? ;)

      Excluir
  6. Caramba Lu parabéns pelo blog, tirando todas as minhas dúvidas, eu era super perdida com essas questões bancárias. Valeu! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gabriela! Haha, que bom que te ajudou!! Espero poder fazer mais posts úteis pra vocês! ^_^ Beijinhos, e muito obrigada!

      Excluir
  7. Parabéns pelo blog e bolsa =)

    Me tira uma dúvida chata? kkk

    A bolsa de £ 420 é suficiente?

    Att
    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Diego! Claro que tiro, ué! Hahahaha... A maioria das cidades recebe bolsa de £420,00, né... Já conversei com váaaarias pessoas sobre isso, e TODAS disseram que o dinheiro dá e até sobra pra se fazer algumas viagens! É lógico que não dá pra viver de luxos, né, mas pras necessidades básicas e alguma diversão dá sim! =) Existem algumas cidades que são consideradas como de alto custo, como Londres e Surrey, e ainda recebem um adicional de £400,00. Quem vai parar essas cidades e recebe esse adicional também já falou que o dinheiro da bolsa dá pra cobrir todas as necessidades e sobrar um pouco pra viajar também! =)
      Um abraço!

      Excluir
  8. Lu, ainda bem que você existe pra me explicar essas coisas... Sabe que eu sou perdida ne? E pelo visto vamos enlouquecer agitando tudo isso, esse é o único lado bom de não ir em Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, Thali, o negócio é todo mundo se ajudar que no final dá tudo certo, né? ;) Hahaha, Beijinhos!!!

      Excluir
  9. Oba! Adoro esse povo que coleta informações e repassa pros mais perdidos! hahahaha Muito obrigada! :D

    ResponderExcluir
  10. Lu do céu, obrigada pelo post! super informativo pra quem tá passando por essa fase agora!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, Bia! Hahuehuahuhea, fiz pra isos mesmo, eu também tinha muitas dúvidas! :)

      Excluir
  11. Luciana, uma pergunta meio fora de contexto mas ainda sobre dimdim .... como funcionam as acomodações? os 420 da bolsa graduação devem ser usados para este fim caso o aluno nao consiga alojamento na universidade? Como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, anônimo!! Não, os 420 da bolsa são pra todas as outras coisas, menos acomodação... Aí funciona assim: se a universidade fornece alojamento, o governo paga a sua estadia diretamente pra universidade... Se ela não fornece, o governo te dá um dinheiro a mais, cerca de 400 libras também (não lembro o valor exato), que é pra você pagar uma acomodação pra você, entendeu? ;)

      Excluir
  12. Oi Luciana!
    Seu blog está lindo :)
    Posso tirar uma dúvida? Não ficou tão claro pra mim..
    Eu gostaria de saber qual a vantagem do Travel money se eu posso simplesmente abrir uma conta em um banco de lá e usar meu cartão de débito/crédito desse banco do uk em todos os países da europa com a mesma taxa? rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeei, Roberta!!! Obrigada!! :D
      E é claro que você pode tirar suas dúvidas! Hahuehuahuheuhauhea
      Então... o travel money basicamente vai servir pra você levar seu dinheiro pra lá (já que fazer apenas transferência daqui pra lá sai muito caro) e pros seus pais enviarem dinheiro pra você. E pra você usar quando você fechar a sua conta no banco de lá, na época da vinda... Entendeu? Mas enquanto você estiver lá e nas viagens, é bem melhor usar o cartão de DÉBITO do banco do UK mesmo, porque você não precisa passar por toda a burocracia de carregar seu travel money (o cartão de crédito tem 6,38% de IOF também, não só 0,38% como o débito, ok?)
      Entendeu agora? Qualquer coisa, pode perguntar! :D
      Beijinhos!

      Excluir
  13. Olá Luciana! Muito obrigada pelo post! Me ajudou muito!
    Você falou muito sobre usar cartões, mas e dinheiro em espécie? A gente precisa andar com alguma quantia sempre ou não?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Hemiliana!!! Tudo bom??? Olha, acho que é sempre bom ter um cash no bolso, né! Nunca se sabe o que pode acontecer... talvez viajar com uns 200 pounds na carteira, sei lá... E depois fazer como você costuma fazer aqui no Brasil, no decorrer do seu dia-a-dia, né! Porque cada um tem uma necessidade diferente! =)
      Beijinhos!!

      Excluir
    2. Certinho, Luciana! Valeu!
      Mas ainda tem uma coisinha que ficou na minha cabeça a respeito do travel card... A discussão a respeito do VTM e MCP eu entendi. Porém, vi algumas pessoas falando sobre qual empresa era a melhor para fazer o cartão! 2 foram as principais comentadas: Flexchage e Rating. Só que eu não sei o que eu tenho que considerar na hora de escolher uma delas. Não sei nem se elas são, realmente, as melhores. Você poderia me ajudar?

      Excluir
    3. Claaaro!! To aqui pra isso!! ^_^

      Seguinte... Ambas as empresas são excelentes, tratam bem os seus contratantes e fornecem sempre o desconto prometido. Ambas possuem taxas de câmbio beeeeem semelhantes, inclusive! Porém, a taxa de câmbio da Rating costuma estar cerca de 1 a 2 centavos mais barata que a da Flexchange. Também já ouvi gente reclamando que alguns cartões vindos da Flex estavam com problema e por isso não estavam passando em todas as máquinas, e não ouvi isso em relação à Rating. Mas que fique claro que ambas as empresas são boas, e o que pode ter acontecido é a Flex ter recebido uma remessa não muito boa de cartões, né, o que pode acontecer com qualquer uma. A Flex tem 2 sistemas de comunicação com o pessoal: e-mail e facebook. A Rating apenas facebook! E ambas são MEGA ATENCIOSAS! ;)
      Bom, é isso!!
      Beijinhos! Boa sorte na sua escolha! ^_^

      Excluir
  14. Olá Luciana. Primeiro parabéns pelo Blog, com certeza esclareceu muita coisa.
    Realmente não é possível transferir do Dilma's card para um VTM, direto em libras? Estou tentando ver a melhor forma para economizar lá. Fui lendo outros blogs que diziam que compensava usar cartão internacional de banco no débito. Mesmo com as taxas fixas, dependendo das quantias de saque, etc., era mais vantajoso habilitar o cartão daqui mesmo para fazer operações no exterior, devido a menor taxa cambial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!!! Obrigada!! :D

      Então, não é possível transferir não... Tem que sacar e por na conta do banco de lá! =(
      Eu também pesquisei sobre o cartão de débito, e inclusive fui ao banco e perguntei diretamente ao gerente as diferenças entre o VTM e o cartão de DÉBITO internacional habilitado, e quais as vantagens de um sobre o outro... O que ele me explicou foi o seguinte: é bom, sim, habilitar o cartão de débito internacional, pra usá-lo como SEGURANÇA, mas não como única fonte de pagamento, sabe? Porque tipo... No VTM, você pode fazer compra em qualquer valor, que se você tiver dinheiro nele, vai debitar o que você está comprando... No cartão de débito internacional não é bem assim... tem um limite diário pra gastar, que é cerca de 2 mil reais por dia (aproximadamente), o que equivale a cerca de 550 libras por dia... E tipo, assim que você chegar, é bem provável que você gaste mais do que isso, sabe? Principalmente pra comprar material didático, roupa de frio, roupa de cama, compras pra sua acomodação.... Então é BEM arriscado você ficar com um limite de gasto de 550 libras no dia, não? :X
      Quanto às taxas, é a mesma coisa: tanto o VTM quanto o cartão de débito, você paga 0,38% de IOF... Só que tem outra coisa a levar em consideração: quando você usa o seu cartão de débito, você vai gastar de acordo com o câmbio daquele dia... Então se a libra subir (na pior das hipóteses), você vai ter menos dinheiro... E como a taxa varia dia a dia, você não tem como controlar exatamente quantas libras você tem, né... Com o VTM, você vai transferir o dinheiro todo com uma taxa só, e não vai mudar quando você gastar e nem nada, então você vai saber exatamente quanto ainda tem pra gastar podendo ter melhor controle sobre isso! ;)

      Espero ter ajudado!
      Beijinhos e boa sorte! =)

      Excluir
  15. Oi Lu, muito obrigado pelo texto! Me sanou muitas dúvidas.

    Gostaria de saber como você acha a melhor forma de disponibilizar o dinheiro inicialmente, entre dinheiro vivo, travelcash e conta bancária. É bom colocar só um pouco de dinheiro no VTM e quando eu chegar la transfiro o resto pra conta bancária, ou é melhor eu carregar bastante o VTM? Se o dilmacard não possui crédito nenhum nos primeiros meses, como eu transfiro o dinheiro da minha conta no brasil pro UK? Ao transferir o dinheiro do dilmacard pra conta bancária, tem taxas? A cotação usada é alta?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei, Arthur! Que bom que gostou de texto e que te ajudou! =)

      Então... EU vou carregar meu VTM com o dinheiro quase todo, porque transferir da conta daqui pra conta de lá paga MUUUUUUUUITAS taxas, vou levar um pouco de dinheiro em cash e vou deixar parte no banco caso eu use o cartão de débito... E então... A forma de "transferir seu dinheiro do Brasil para o UK" seria essa: carregando seu VTM e levando dinheiro nele. =)
      E não há como transferir dinheiro do dilmacard pra conta bancária... Você terá que sacar do dilma e depositar na conta! ;) A cotação é a do dia! =)

      Acho que respondi tudo, né? Hahaha

      Beijinhos!
      =**

      Excluir
  16. Primeiro, olá Luciana :)
    Torço desde já pra que tudo dê certo pra você lá, pois eu pretendo ir lá em 2015. Gostaria de saber uma coisa e quero que você me ajude a entender - me corrija se estiver errado:
    Tem o valor da mensalidade (870) que seria para pagar o valor do curso da universidade, o adicional de localidade (400) que seria para auxiliar despesas nos lugares mais caros e mais um auxílio em caso de alojamento/alimentação inclusos (420) e tem mais um auxílio instalação pago de uma só vez (1320). Porém, a acomodação (da universidade que me interessei - UEL) é paga por semana lá, variando de 100 a 150 (4000 a 5600 aprox. por ano letivo). Esse valor é pago com o auxílio alojamento/alimentação ou com outra forma?

    fonte dos valores do csf http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/valores-de-auxilios-e-bolsas

    ResponderExcluir
  17. Hahuheuhauhuheua, Calma, Eduardo, fiquei meio confusa com o que você disse! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Acabei de voltar de viagem tbm, dá um descontinho! Hihihi... Mas vou explicar aqui cada valor, ok? Se você ainda tiver alguma dúvida, pode perguntar de novo!! =))

    Você vai receber:

    Mensalidade (870 libras): é o dinheiro pra você VIVER lá (comida, telefone, transporte, etc) + Acomodação... PORÉM, no UK todas as universidades fornecem acomodação... Então o que o governo brasileiro faz é dar parte dessas 870 libras pra universidade (o equivalente a 450 libras) e o restante (420 libras) vai pra você. Em relação ao UK, você nao paga nada pra universidade (nem curso e nem acomodação), o próprio governo envia dinheiro direto pra eles;

    *Adicional de custo: caso você vá pra Londres ou pra Surrey (cidades de alto custo), além das 420 libras mensais, você recebe mais 400 libras (totalizando 820 libras) pra VIVER lá (porque essas cidades são mais caras);

    Auxílio instalação: você recebe apenas uma vez, no valor de 1320 libras, pra poder comprar roupa de cama, de banho, roupa de frio, material de limpeza, panelas, etc... Resumindo... é o dinheiro que vai te ajudar a se instalar na sua nova localidade;

    Seguro-saúde: você recebe o equivalente a 90 libras multiplicada pela quantidade de meses que você vai ficar lá... E você recebe em parcela única também...

    Auxílio-deslocamento: 1706 dólares para pagar suas passagens. Você recebe tanto pra pagar a passagem da ida, quanto a da volta.

    Ok?? =))

    Caso ainda tenha alguma duvida, pode perguntar! Espero ter conseguido te esclarecer! ;)

    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não, conseguiu explicar tudo sim :)
      É que a universidade que vi é paga por semana, mas para estudantes normais então. Já estava com medo do dinheiro não cobrir tudo (isso que eu nem sei se vou conseguir ir pra lá hahahaha tomara que sim).
      Obrigado e eu vou continuar vendo o blog e acompanhar sua viagem por lá. Aproveite.

      Excluir
    2. Hahauhuheuahuhea, então ta bom!! E é assim mesmo... Os valores das universidades nos sites deles são pra alunos não CsF... o nosso processo é diferente do deles! =)

      E obrigada você pela atenção, viu?? Em breve será a sua viageeeem!!! Quem sabe não nos encontramos por la? hauheuha

      Beijinhos!!

      Excluir
  18. Oi luciana! nao tenho nenhum conta aqui no Brasil ainda, qual é a melhor agencia aqui ? BB ? Santader ?

    ResponderExcluir