sábado, 28 de dezembro de 2013

R$ --> Questões Bancárias --> £ (Parte 2)

ENLOUQUECENDO PARTE 3

Porque nunca é tarde para dar problema no nosso edital, né, Panickers?

Vamos lá! Você já se planejou todo bonitinho... O que fazer com a grana que já recebeu/vai receber... Já providenciou seu travel card,  já contratou seguro-saúde, gastou o que sobrou dos auxílios... E aí, acontece o quê?

Governo eleva IOF* para saque em moeda estrangeira e cartão pré-pago.
A partir deste sábado (28), alíquota será elevada de 0,38% para 6,38%.
Operações passam a ter a mesma tributação de uso de cartões de crédito.

*IOF: imposto que se paga quando se compra em outra moeda




FUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!! Como se não bastasse sair no Portal da Transparência que sua cotação é de um dia e você não ver a cor do dinheiro, sendo ele mega desvalorizado com esse aumento absurdo da libra, você agora está praticamente sem saída! 

Vamos pensar com calma!

Antes...

Você ia ter 4 cartões, lembra?
  1. Dilmacard: pra receber a bolsa do governo.
  2. Cartão de crédito/débito internacional: Sendo o cartão de crédito com 6,38% de IOF, e altamente recomendado não utilizar, justamente por isso. E, antes, sendo o cartão de débito com 0,38% de IOF, sendo recomendado utilizá-lo.
  3. Travel card: É o VTM ou o MCP, com 0,38% de IOF, que você ia utilizar pra levar seu dinheiro pro UK; usar em viagens internacionais; e deixar pro pessoal do Brasil te enviar dinheiro.
  4. Cartão do banco de lá: Que você ia usar na modalidade débito pra também só pagar 0,38% de IOF quando fizesse compras/pagamentos internacionais, certo?
Lembrando que com você ainda no Brasil, o governo deposita na sua conta corrente (e não no Dilmacard), o equivalente a:
  • Seguro-saúde;
  • Auxílio deslocamento;
  • Auxílio material didático;
  • Auxílio instalação;
  • 3 primeiras mensalidades.
E que já se havia chegado à conclusão de que a melhor coisa a se fazer com esse dinheiro era depositar tudo no travel card (devido às taxas baixas), levar pro UK, lá abrir uma conta num banco de lá, e colocar todo o seu dinheiro nessa conta de banco, certo?

O que mudou?

O que mudou, caro leitor, é que agora as opções 2 e 3 estão todas com 6,38% de IOF. Um roubo, uma facada, um tiro no pé e no coração.


E isso significa que a forma mais barata que você tinha de levar seu dinheiro não existe mais. Porque se antes você pagava esse absurdo de IOF só no crédito, você também agora paga em cartão de débito, saques em moeda estrangeira no exterior, compras de cheques de viagem (traveller checks) e carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira (caso do travel card). 

E esse aumento de +6% de IOF come 1 mês inteiro da sua bolsa.
(cidades sem adicional de custo)

É, isso mesmo, governo fdp que só sabe roubar. Bando de babaca.

E agora...

Calma porque ainda há solução. O que antes era a opção mais cara, agora é a melhor, a mais barata.

O que você pode fazer é:
  • Aqui no Brasil você vai continuar apenas com o seu Dilmacard e cartão de crédito/débito internacional...
  • Quando você chegar lá no UK, você vai imediatamente abrir uma conta no banco. E quando fizer isso, vai fazer uma transferência de dinheiro da sua conta do Brasil para a do UK.
Como isso funciona?

Você vai fazer algo chamado ordem de pagamento. Ambas as instituições (banco no Brasil e banco no UK) vão cobrar pelo serviço, mas, (in)felizmente, ainda é a melhor opção. Basicamente, será preciso informar os dados da pessoa que vai resgatar o dinheiro, bem como o código do banco onde os recursos serão sacados, conhecido como código SWIFT. Para agilizar a operação e incentivar o recebimento de remessas por meio das suas instituições, a maioria dos bancos já disponibiliza formulários semipreenchidos em seus sites, com os SWIFTs devidamente indicados.

Segundo Roger Ades, diretor de remessas do Banco Rendimento, os bancos no exterior costumam cobrar de 20 a 40 dólares para fazer a remessa do dinheiro, mas a operação também tem um custo para as instituições daqui. No Brasil, a ordem de pagamento recebida abate de 20 a 100 dólares do montante que chega ao país, valor que varia conforme a quantidade transferida. "A transferência bancária é mais vantajosa para valores mais altos. Muitas vezes as agências de remessas não têm a política de mandar mais de 10.000 dólares para o exterior para evitar lavagem de dinheiro", explica Ades.

Conheça os custos cobrados pelos principais bancos brasileiros para enviar e receber dinheiro via transferência bancária:

Clique na imagem para ampliar
Lembrando que é importante olhar os limites de transferência diária/mensal/anual de cada banco...

Resumindo...

Você vai ter 3 cartões:
  • Dilmacard: pra receber a bolsa do governo;
  • Cartão de crédito/débito internacional: Sendo o cartão de crédito e débito com 6,38% de IOF;
  • Cartão do banco de lá: Que você vai usar na modalidade débito pra também só pagar 0,38% de IOF quando fizer compras/pagamentos internacionais, ok?
Ter um VTM/MCP não vale à pena mais porque ele basicamente serviria pra você levar o seu money e fugir desses 6,38%... Como agora ele também tem a mesma taxa de IOF, gastar tempo, dinheiro e paciência pra fazê-lo pra quê? Ta certo que ele não está sujeito a variação cambial depois que você deposita nele, mas pra quem esperou até agora pra trocar libras, pode esperar até o dia da transferência também.

A solução é transferir dinheiro daqui pra lá, like a boss, pagando 0,38%* de IOF + 250 reais (chorando sangue quando lembro que antes não ia ter esses 250 reais, só os 0,38% de IOF), e levar o máximo possível de libras e dólares em espécie, para gastos imediatos na cidade de destino e gastos no free shop, por exemplo... pra você evitar pagar esses 6,38% de IOF e perder menos dinheiro possível.

* Segunda-feira eu vou ao banco confirmar se é só 0,38% mesmo, porque liguei pra lá ontem à noite e ninguém soube me informar com certeza, já que todos foram pegos de surpresa.

A propósito, nada vai mudar em relação ao seu Dilmacard. Essa regra não se aplicará a ele, apesar de ele ser um cartão pré-pago... Isso porque nele você vai receber direto em libras, e vai gastar também em libras, e como o IOF é um imposto pago sobre pagamentos em moeda diferente da que você tem, você não vai pagar o IOF relacionado ao Dilmacard, ok?

Nada muda em relação ao Dilmacard!

Bom, gente, é isso... Não vi nenhuma solução melhor até agora... Se alguém tiver mais alguma sugestão, por favor, compartilha, que vai ajudar a todos! ;)

Beijinhos! =*




Veja a íntegra do comunicado divulgado pelo Ministério da Fazenda:

"Será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União decreto que altera a cobrança do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) em operações de cartões de débito no exterior, compras de cheques de viagem (traveller checks) e saques de moeda estrangeira no exterior.

Para conferir isonomia de tratamento às operações com moeda estrangeira realizadas por meio de cartões de crédito internacionais, os pagamentos em moeda estrangeira feitos por meio de cartão de débito, os saques em moeda estrangeira realizados no exterior, as compras de cheques de viagem e o carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira, terão, a partir de amanhã (28/12), alíquota de IOF elevada de 0,38% para 6,38%, a mesma incidente sobre os cartões de crédito internacionais.

Com a medida, evita-se que um meio de pagamento seja preterido por outros em decorrência de sua estrutura de tributação.

As compras de moeda estrangeira em espécie feitas no mercado de câmbio brasileiro não têm alteração na sua tributação, ou seja, seguem com alíquota de 0,38%.

A medida tem arrecadação estimada em R$ 552 milhões por ano."

37 comentários:

  1. Lu, aquela tabela que tem a taxa descontada, quer dizer que o banco Bradesco seria a melhor escolha?
    Outra dúvida é se a "taxa de recebimento" quer dizer que vai ser a unica coisa que iremos pagar ou teremos que pagar alguma outra taxa para o banco do exterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thali, você tem que olhar a coluna "Taxa de envio"... Acho que todos os bancos estão no mesmo patamar de custo-benefício, sei lá... Me parecem bem equivalentes as taxas... Porque uns cobram em dólares, outros em reais, né... Aí é o seguinte... Você paga ao banco daqui o equivalente ao que está escrito na coluna "Taxa de envio" e paga pro banco de lá o quanto eles cobrarem, que costuma ser, no máximo, cerca de 40 dólares...

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Nossa, muito bom. Bem esclarecedor.. Ótimo blog também, recomendo pra todo mundo que conheço e tá querendo ir pro UK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosotu, Lucas!! Fique á vontade pra perguntar o que quiser! :D

      Excluir
  3. Se está escrito na noticia que saiu que a alteração incidirá também sobre o Câmbio, então não haverá alterações nessas taxas que você colocou na tabela ou essa tabela está atualizada com a modificação do IOF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu entendi, Cleandho, não haverá aumento do IOF para transferência, não! Mas vou confirmar pessoalmente no banco... Liguei pra lá e não sabiam me responder tudo! =)

      Excluir
  4. Luciana, a tabela que você postou com as taxas está desatualizada. Ela é de um site de 2011, pelo que o pessoal do Banco do Brasil me informou atualmente eles cobram uma taxa fixa por operação independente da quantidade de dinheiro. Além disso, a Rating e a flexchange confirmaram que para esse tipo de operação o iof continua a 0,38%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Júlia!!! Nossaaa, muito bom saber isso que você falou da Rating e da Flexchange!! Vou olhar isso com calma!! Tomara que seja isso mesmo! MUUUITOOO OBRIGADAAAA :D

      Excluir
    2. Júlia, acabei de ver com a Rating, e o IOF está 6,38% mesmo... 0,38% só pra transferências tipos SWIFT, que foi essa que expliquei acima! ;)

      Excluir
  5. Lu, que coisa maravilhosa esse post seu! finalmente entendi tuuuuuuuuudo! obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, aiii, Juu, sua linda!!! Mas aqui, QUALQUER coisa que você tiver dúvida, pode me perguntar!! E se eu não souber, a gente procura juntas!!! :D ^_^

      Excluir
  6. cartão de débito daqui habilitado pra uso internacional paga 0,38 + câmbio do dia + taxa por saque, é uma boa também..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartão de débito internacional e saque estão com 6,38% de IOF tambem! =)

      Excluir
  7. Ainda é somente o governo que consegue recarregar o dilmacard?

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciana! Obrigada pelo post!
    Você por acaso sabe se tem limite de valor para as remessas? Ouvi dizer que acima de determinado valor tem que pagar algum imposto a mais, e esse valor varia se é vc que está enviando ou algum parente, mas não sei se essa informação procede...
    E você sabe como faz essas ordens de pagamentos? É pela internet, por telefone?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, obrigada você!! =) Então, eu ainda tenho que ir ao meu banco conversar sobre isso direitinho (eu estava viajando!), pra saber EXATAMENTE tooodas as taxas e limites! Aí vou postar aqui no blog pra vocês também! Devo ir lá essa semana! ;) Aí confiro essas coisas que você está perguntando! Pode ser?

      Beijinhos!

      Excluir
  9. Eu não entendi porque que além dos 250 reais de taxa, ainda é cobrado os 0,38%* de IOF...
    E outra pergunta, você confirmou se é mesmo 0,38% quando é feito esse swift?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É 0,38% sim, Pri! =) E o IOF voce paga sempre que for fazer troca de moeda... a taxa é pelo fato de você estar transferindo internacionalmente... e o IOF é por ser em outra moeda! ;)

      Beijinhos!

      Excluir
  10. Lu, é possível transferir todo o dinheiro de uma só vez para o banco de lá, ou existe esse limite de 10 mil dólares? não entendi direito =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, que eu saiba, tem esse limite, mas pode ser alterado... É só conversar com o gerente do seu banco, mostrar a carta de benefícios, etc... Mas eu vou ao meu banco essa semana (eu estava viajando), e vou perguntar isso lá, aí escrevo pra vocês aqui no blog, pode ser? =)

      Beijinhos!

      Excluir
  11. Luciana, eu já estou aqui e te recomendo duas coisas. Uma é para você trazer uma boa quantia em espécie, porque compensa se você pegar a libra em um dia de desvalorização. Mas tem que ficar esperta e olhar cotação todo santo dia. Lembre-se que a libra SEMPRE fica mais alta em período de férias.
    E a outra coisa é para você não fazer transferência através dos bancos brasileiros. Veja uma casa de câmbio confiável. Não é tão simples como uma transferência nacional, porque você precisa de uns dados do seu banco daqui, mas dá certo. Só tem que ter paciência para preencher tudo certinho. Por isso fale para você trazer uma boa quantia de £ e quando chegar, você corre no banco, abre uma conta estudantil e já na mesma hora deposita para não ficar zanzando com dinheiro por aí.
    Se você quiser alguns nomes de casa de câmbio que eu mesma já fiz depósito, me escreve no Facebook que eu lhe passo com o nome das pessoas. Essas coisas são complicadas fazer com qualquer um, viu?
    Espero ter ajudado.
    Beijos
    Thaísa :)
    lemondeofstyle.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaísa!!! POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOR, me de esses nomes!!! Hahahahaha!! Gente, mas você foi um anjo que caiu do céu com essas dicas, hein!! :D Hahaha Mas aí você sabe me informar como proceder? Tipo, se eu vou precisar dos dados bancários do UK, quem for mexer com as coisas aqui no Brasil é meu/minha procurador/a oficial, né? Vou te mandar o recadinho no facebook, como você pediu! =) E é claaaaro que ajudou!! E MUITOOOOOOOOOOOO!! Hahaha. Poxa, espero te encontrar quando chegar no UK! Sempre fico de olho no seu blog (que por sinal, está lindo, amei o novo tema, juro!!!)

      Beijinhos, fica com Deus!! Obrigada mais uma vez ^_^

      Excluir
    2. Olá Lu! Olha... tenho algumas dúvidas! 1. Tu já entrou em contato com o banco pra confirmar o iof de 0,38 % ? 2. Depois do conselho de thaísa tu mudou de ideia? Tipo,não sei se entendi bem, mas ela sugeriu tu não transferir dinheiro do banco brasileiro para o banco do UK e sim usar uma casa de câmbio né? Tu vai fazer isso? Podes me explicar melhor como funciona, se é seguro e tals? 3. A parte do dinheiro q eu receber dos 3 primeiros meses q eu vou transferir pra o uk, ele já vai chegar lá em libra ou chega em real e la eu compro as libras?
      Mto obrigada,
      Carol

      Excluir
    3. Eii, Carol! =)

      1) Então, SWIFT é IOF de 0,38%, sim... Tudo confirmado já! =)

      2) Ela sugeriu transferir, sim (fazer o swift)... Mas com uma corretora (casa de câmbio) confiável, que ela me indicou, e tal! =) Ou seja: vou fazer o swift mesmo! kkkkkkkkkkkkkk Não mudei de ideia não! ^_^

      3) Ele é depositado aqui no Brasil, na conta que você tiver aberto aqui, em reais. E aí você terá que arranjar um meio de levá-lo pra lá... Comprar libras e levar money in cash, carregar um vtm com libras ou fazer swift (e lá ele ja ai diretamente em libras). ;)

      Entendido? ^_^

      Qualquer coisa é só perguntar!

      Beijinhos!!

      Excluir
  12. Luciana, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo blog! Entrei em contato com o gerente do meu banco e ele disse que para fazer o swift precisa ser o mesmo titular da conta tanto no Brasil quanto no UK, procede essa informação? Obrigado (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mateus!! Tudo bom e você? =)

      Olha, a informação que eu tenho é a mesma que foi passada pra você... De que tem que ser o mesmo titular em ambas as contas! ;)

      Beijinhos!

      Excluir
  13. Lu, parabéns pelo blog!
    Vc tem mais alguma informação sobre o tema deste post, com relação ao banco ou outra opções melhores?


    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Carla!! Muito obrigada! :D Então, sexta-feira eu devo ir a alguns bancos conversar sobre isso, e depois comento aqui se tenho mais novidades, ok?? :D Tomara que não se importe em esperar um pouquinho! Hihihi

      Beijinhos!

      Excluir
  14. Luciana, eu ainda tô super confusa a respeito dessas taxas.Se você pudesse fazer outro post explicando melhor, seria ótimo. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annie, no que especificamente você tem dúvidas? Porque eu acho que vou fazer um outro post desses beeem lá pra frente, depois de eu já estar lá e ter feito os meus esquemas! Então acho melhor você falar suas dúvidas aqui, que eu tento te explicar logo. =)

      Beijinhos!!

      Excluir
    2. Andei lendo seu outro post a respeito e tô mais ou menos atualizada. Vou esperar seu próximo post! :D Obrigada, você vai pro céu direto! hahahah

      Excluir
    3. Hahuheuhhauhe, que bom, Annie! Qualquer coisa pergunta aqui!! :D

      Beijinhos!

      Excluir
  15. Luciana, eu ainda vou começar a pesquisar sobre isso, esse post já esclareceu algumas coisas, parabéns pelo blog, mas me diz uma coisa, perde menos dinheiro fazendo swift por algum banco ou por casa de câmbio (rating, flexchange) ? :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rating é a que está tenod o melhor custo-benefício para bolsistas do CsF! E depois a Flexchange! Está saindo bem mais barato que fazer em qualquer banco! =)

      Beijinhos!!

      Excluir
  16. Muito bom o post. Esclareceu muita coisa. Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir